skip to Main Content

A chave da biblioteca

Arte: Yayoi Kusama
Gustavo Ramos da Silva (EBP/AMP)

No dia 14 de abril de 2023 ocorreu a inauguração da Biblioteca da Seção Sul da Escola Brasileira de Psicanálise no Paraná. Logo após a fala de Graciela Bessa, na época diretora de Biblioteca da EBP, Teresa Pavone, diretora de Biblioteca da Seção Sul, fez um ato simbólico, mas que muito me tocou. Ela entregou a chave da sala da biblioteca a cada membro de Escola ali presente. Esse gesto me tocou sobremaneira não só porque minha entrada como membro da EBP e da AMP tinha ocorrido há poucos meses, mas principalmente porque eu tenho uma relação muito especial com bibliotecas, seus livros, o saber.

Judith Miller postula os três pilares de uma biblioteca vinculada à Federação Internacional de Bibliotecas de Orientação Lacaniana (FIBOL): sustentar polêmicas, praticar a discussão e obter informações de novas fontes. Creio que esses três eixos podem nos servir para pensar a biblioteca em Curitiba da Seção Sul, um lugar onde vamos levantar e recensear os temas candentes para discutir, não para achar uma resposta, mas para manter e sustentar o candente da época e, com isso, procurar como essa informação é vista em referências ainda não conhecidas.

Sob essa lógica, a chave pode servir como instrumento para abrir uma porta, mas isso só acontece quando alguém decide colocar algo de si, seu corpo, nesse movimento de colocar a chave, abrir a porta e se deparar com o livro. Este livro só ganhará vida nas mãos daquele que estiver convocado e atento.

Espero que a porta 808 do Edifício World Business da Avenida Cândido Abreu, número 776, receba muita vida e muito desejo por quem atravessar, com sua chave, a porta.

Back To Top