skip to Main Content

Editorial Boletim Mnemis #03

Maria Clara Serles Farias
Integrante da Comissão de Boletim das V Jornadas da EBP-SLO.
Foto: Ary Farias.

MNEMIS #3 acaba de sair do prelo.

Nesse boletim, o leitor irá se deparar com o texto trabalhado por Alberto Murta na ocasião de uma das atividades de apresentação dos eixos temáticos das V Jornadas da SLO. O autor, se ocupando da clínica do Um, irá se perguntar: “Insisto ainda na mesma questão, qual é a incidência do Um quando o artista cria a sua obra?”

Além disso, utiliza-se do ensino proposto por Lacan onde ele desenvolve uma distinção crucial, salientando a diferença entre o saber psicológico e o saber psicanalítico.

Por fim, o autor se vale de um fragmento do testemunho de Carolina Koretsky para embasar ainda outras questões: “É o corpo um resto de significante que deve ser lido como impossível de abordá-lo? Por que Lacan nos conduz a trabalhar os restos sintomáticos freudianos para pensarmos o acontecimento de corpo como momento conclusivo de uma experiência psicanalítica?”

Na sequência, publicamos os comentários de Tânia Regina Anchite Martins referentes ao eixo Psicanálise e Neurociências, que foi produzido e apresentado por Fábio Paes Barreto. Inaugura seu texto com um fragmento que intriga e convoca à leitura: “O inconsciente e o cérebro não têm nada em comum”, uma tradução do título do PIPOL 9, destacando, desse modo, a incongruência elementar entre inconsciente e cérebro.

Indo além, trabalha a questão do corpo como lugar do mal-entendido, como efeito de herança na linhagem dos falasseres.

Ainda no decorrer deste boletim, no que denominamos tema candente, Giovanna Quaglia na perspectiva de que o analista deva se ocupar com as questões de seu tempo, aborda o tema sobre a proposta de emenda constitucional – PEC 45, discorrendo sobre seus pontos de retrocesso legal e recrudescimento dos discursos conservadores, convidando então o leitor a pensar no ato político a partir do ato analítico.

Seguindo, a Comissão de Bibliografia traz sua contribuição com fragmentos de textos produzidos pela nossa convidada especial Marina Recalde adicionados a outras capturas teóricas de trabalhos pertinentes e leituras complementares.

Para quase findar, a Comissão de Arte e Cultura vem nos brindar com a apresentação de dois artistas que irão compor a Exposição Corpo, M-E-M-Ó-R-I-A, são eles: Dilma Goes e Marcelo Macaue.

E, por último, a Comissão de Livraria traz três relevantes obras literárias para aqueles que se interessam pela psicanálise e tem como pretensão se estender em assuntos que delineiam as nossas Jornadas!

Boa leitura!

Back To Top