

O CORPO FALANTE
X Congresso da AMP,
Rio de Janeiro 2016
337
336
4.
Outros autores
IV /a. Falasser
Alvarenga, Elisa. Do inconsciente recalcado ao céu constelado In :
Textos de Orientação do site do X Congresso da AMP, O corpo
falante : o inconsciente no século XXI. 2015
“(…) Para tentar elucidar esta proposição de Jacques-Alain Miller, segundo a
qual analisar o falasser é diferente de analisar o inconsciente do primeiro ensino
de Lacan, parece-me interessante evocar casos que atendemos em nossa prática,
cuja fala, constelar, não parece organizar-se por um traço unário, mas por um
enxame de significantes que são muito mais fonte de gozo que de sentido.
(…) Cada paciente, com sua fala constelar, pode construir uma bricolagem que
dê consistência a seu corpo e existência ao seu sintoma, do qual deve manter a
distância necessária para deixar aberta a fresta da relação sexual que não há. A
partir dessa fresta, ele poderá inventar uma maneira singular, sinthomática, de
existir, e talvez um novo laço com o Outro.”
p. 42
Alvarez, Patricio. Escabelo. In: Papers 1. Site do X Congresso da
AMP: O corpo falante: sobre o inconsciente no século XXI. Tradução:
Paola Salinas
“(…) Em síntese: o inconsciente estruturado como uma linguagem é uma
elucubração do
parlêtre
, o sintoma é o envelope formal do
sinthoma,
e o corpo
é a construção simbólico imaginária que se monta sobre o
corpo falante
. Estas
substituições não anulam o termo anterior, mas o enriquecem ao destacar um
tempo lógico inicial.”
Baptista, Angela. Sobre o incurável do sinthoma. In: Opção
Lacaniana Nº45. Escola Brasileira de Psicanálise. Edições Eolia, São
Paulo, 2005
“(…) Trata-se de localizar o campo da incidencia do pulsional no
falasser
que
permite, cernir a letra de seu gozo. Neste sentido, o ato analítico produz uma
separação entre S1 e o objeto
a
, fixados no gozo de seu sinthoma.”
Caldas, Heloisa. Trauma e linguagem: acorda. In: Opção Lacaniana
online nova série ano 6. Nº16.
http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_16/Trauma_e_linguagem_acorda.pdf
“(…) Lacan virá a dizer que o falasser seria um nó tecido de letra e gozo.”
Carrijo, Luiz Fernando. Sonhos, lapsos, chistes: como o fundamental
significante ainda interessa ao analista lacaniano? In: Psicanálise: a
clínica do Real / Jorge Forbes [editor]; Claudia Riolfi [organizadora],
Barueri, SP: Manole, 2014
“Ora, nossa pergunta que desejamos compartilhar diz respeito a este ponto; se
não há saber no Real, onde se ancora a certeza do
parlêtre
que o permite afirmar
ter chegado a essa ‘zona de não impacto de sentido” que sustenta o final de um
tratamento? Ainda que não seja nosso propósito nesse capítulo, gostaríamos
de tocar nesse ponto por achá-lo fundamental. Se a certeza e a satisfação
encontradas não se ancoram na elaboração de um saber, a nosso ver, a única via
possível seria a da “invenção” ou a da criação, e não a da substituição de um
mito por outro. Mas quais as condições para isso e de que modo essa invenção
pode sustentar o
parlêtre
em sua vida?”
p. 189
Coelho, Tânia. Os corpos falantes: sujeitados ao supereu ou ao
supersocial? In: segunda produção de Papers, Site do X Congresso da
AMP, O corpo falante : o inconsciente no século XXI. 2015
“(…) Miller (2014) aposta que os testemunhos de passe hoje provam que o
sintoma/castração (inconsciente/desejo) foi substituído pelo
sinthoma/pedestal
(narcisismo/sublimação). Esta aproximação da sublimação com o narcisismo
é alguma coisa relacionada com a época do
falasser
. O pedestal é a sublimação
que se funda no estado primordial do
falasser
, o ‘eu não penso’. É a negação do
inconsciente. É aquilo por meio de que alguém se acredita o ‘belo mestre de seu
ser’.”
p. 100
Collier do Rego Barros, M. do Rosário. In: Opção Lacaniana online
nova serie Nº16, ano 6.
http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/ numero_16/Trauma_uma_nova_perspectiva_sobre_um_real.pdf“(…) Abordar o conceito de trauma a partir da indicação de Lacan em seu
ultimissimo ensino, como relação do
falasser
com a lingua, pode orientar
nossa maneira de acolhê-lo e de fazer face ao empuxo atual da civilização,
Outros autore