#05
Editorial Boletim Mnemis #05
Daiane Ossuna Ribeiro Ruiz
Integrante da Comissão de Boletim das V Jornadas da EBP-SLO.
E chegamos ao último MNEMIS, o #5!
Elaborar o Boletim das nossas V Jornadas foi um exercício de delicadeza, de estética e, também, daquilo que não é comum nos consultórios: do trabalho em grupo, ou – no nosso caso – de Comissão. Nós, tão acostumados às nossas solidões com a causa analítica, nos permitimos compartilhar, criticar, apontar e ensinar uns aos outros sobre o lidar com a palavra e o estilo do outro. Acredito que cada Comissão teve, em seu percurso, algo de aprendizado e de formação.
Afinal, entendemos que uma Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise nada mais é do que um momento a mais no percurso de formação de um analista. Por isso tanta dedicação, zelo e afeto. Fazer parte de uma Comissão nos mostra que os saberes mais diversos se alinham com a causa psicanalítica em suas variadas sutilezas. Uma palavra muda o charme do texto, um vídeo muda o alcance da divulgação, uma atividade preparatória dá base para seguir estudando as referências e levantando boas questões sobre o tema.
Corpo, M-E-M-Ó-R-I-A entra para a história da nossa jovem Seção. Foi possível verificar, de leste a oeste, a experiência de anos anteriores sendo útil para fazer um trabalho melhor e, com certeza, nenhuma Comissão termina do mesmo jeito que começou.
Por isso, nesse MNEMIS, vamos ver vários esforços reunidos. Temos, em primeira mão, o Programa das V Jornadas da EBP-SLO! Trabalhos minuciosamente escolhidos, em meio a tantos, pela nossa Comissão Científica darão o formato do nosso encontro. Com participação de Membros da Escola, da juventude incluída na Nova Política e de participantes assíduos das nossas sedes temos o que vamos chamar de V Jornadas da SLO. Serão dias de trabalho intenso, no formato híbrido, com corpos presentes tanto in loco quanto online.
Então, para aqueles que estarão presencialmente em Vitória/ES, a Comissão de Acolhimento fez uma relação de cafeterias e restaurantes que facilitarão a visita à ilha. Os sujeitos divididos terão que fazer escolhas difíceis entre um ou outro, mas todas são apostas certeiras!
A Comissão de Arte e Cultura entrega, nesta edição, a entrevista com o artista plástico Thiago Arruda, que conta um pouco do processo de reconhecimento de si mesmo no seu trabalho com a gravura e da transformação de traumas em coisas belas, um verdadeiro processo de ressignificação através da arte. Ainda, contamos com uma breve apresentação de outros artistas participantes da nossa Exposição Corpo, M-E-M-Ó-R-I-A, além da disponibilização das redes sociais deles para que possamos acompanhar seus trabalhos pré e pós o período das V Jornadas.
Na intenção de “fechar com chave de ouro” a sua participação no nosso Boletim, a Comissão de Livraria, sugere outras três opções de leitura que contemplam nosso tema e nossos eixos. Confira e garanta os seus nos links!
Por último, mas não menos importante: as inscrições seguem abertas! E os ingressos para a Festa “Entre Co(r)pos”, que acontecerá no dia 21 de setembro no Barlavento, também já estão à venda! Quem estiver em Vitória precisa garantir o seu! Corpo e copo se encontrarão numa bela comemoração do trabalho realizado!
Que você tenha uma boa leitura!
Nos vemos muito em breve!