#00
Editorial Boletim Arranjos #07
Por Simone Vieira
Bem-vindos ao Boletim Arranjos #7.
Seguindo a forma de apresentar a temática das III Jornadas EBP Seção Leste-Oeste, O MISTÉRIO DA SEXUAÇÃO, sempre com muito conteúdo, diversidade e criatividade, esse Boletim Arranjos #7 traz uma grata novidade ao abordar novamente os temas dos primeiros eixos de trabalho dessas Jornadas:EIXO I – A SEXUALIDADE EM FREUD e EIXO II – PARCERIAS SINTOMÁTICAS, com duas entrevistas[1] concedidas por Ary Farias (EBP/AMP) e Cristiano Pimenta (EBP/AMP) à Comissão de Divulgação representada por Gabriel Caixeta. Lucas Fraga Gomes e Renata Tavares Imperial transcreveram as entrevistas e selecionaram alguns recortes, onde vocês poderão constatar as elaborações desses temas a partir de um trabalho sustentado pelo Cartel da Comissão Científica, do qual Cristiano e Ary fazem parte.
Fazendo viva a Nova Geografia da Seção Leste-Oeste, os colegas do Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal apresentam textos onde vocês terão a oportunidade de se aprofundar em nosso tema. Tânia Regina A. Martins (EBP/AMP) -ES, lança de saída uma questão que norteia seu texto: Como é o encontro de cada falasser com o sexual?, tomando o caso do Pequeno Hans de Freud como referência. Ceres Lêda F. F. Rubio-GO, traz uma elaboração sobre o sintoma humano, como um sintoma errante, o qual ela pergunta, a que serve? Gabriel Caixeta-DF tocado pela escrita de Fernando Sabino, em “O grande mentecapto”, desenvolve um trabalho sobre o enlaçamento desses dois termos: adolescência e sintoma. Vale à pena viajar por essa Nova Geografia.
Ampliando nossas conexões e laços com outras Seções da EBP, Marcus André Vieira (EBP/AMP) disponibilizou o texto “A metáfora, do mito à estrutura”, que se encontra em seu livro Mães (2015), contribuindo muitíssimo para nosso debate, quando nos diz, dentre outras coisas que: “A articulação entre os significantes fisga um real distinto e fixa lugares e objetos distintos. É o que Lacan vai dizer ao desenhar duas portinhas idênticas, com as letras “H” e “M” sobre elas”.
Sempre muito bem inspirada, nossa coluna Per-Verso convidou Carla Serles (EBP/AMP), que nos trouxe o escritor moçambicano Mia Couto, fazendo “o rasgar de abismo a meus pés”, (aos nossos também).
Como não podiam faltar boas Pitadas, Rosângela Ribeiro resgatou Chico Buarque cantando Cotidiano em espanhol – fantástico, Jaqueline Coelho fez um delicado recorte da animação canadense BAO e Hítala Gomes encontrou uma junção da música Cordão Umbilical com a tirinha The Cord – sensacional.
Nós, a equipe do Boletim Arranjos #7, agradecemos a todos aqueles que contribuíram gentilmente com a disponibilização de seus trabalhos, e sobretudo, por sua confiança. Nosso muito obrigado.
Ah, e não se esqueçam: os interessados na III Jornadas EBP Seção Leste-Oeste, O MISTÉRIO DA SEXUAÇÃO, fiquem atentos às informações sobre os prazos de inscrição entrega de trabalhos, que se encontram nesta edição do Boletim.
A partir de agora dividimos com vocês o que vimos e ouvimos. Esperamos que gostem, tanto quanto o pessoal do Boletim Arranjos #7, do que entregamos aqui.
Pronto!
Boa leitura!