skip to Main Content

Editorial Boletim Arranjos #06

Por Jaqueline Coelho
Fonte: https://www.coc.com.br/blog/soualuno/matematica/as-principais-formulas-de-matematica

Dentre suas propostas, como Boletim das III Jornadas da EBP-LO, o Arranjos pretendeu abordar os quatro eixos de trabalho definidos para o tema: O mistério da sexuação.  Desse modo, o número três se dedicou à Sexualidade em Freud, o quatro trabalhou As parcerias sintomáticas, o cinco se acercou do Sexo na Psicose e, agora, o seis vem coroar o cumprimento do dito objetivo, tratando das Fórmulas da Sexuação.

O texto de Cláudia Murta (EBP/AMP), Sexuação Mística, parte dos dois lados da fórmula para se concentrar no êxtase místico como manifestação do feminino. Assim, cânticos e poemas dos místicos entram para “dizer” do indizível ou, ainda, dar testemunho de um inefável da experiência. Em sua contribuição, Ana Paula F. Rezende investiga a relação entre a sexuação e o acontecimento de corpo, demonstrando que a eleição forçada por um modo de gozo não pode ser alcançada pela palavra, pois se passa num terreno mais-além dela. O Real do Sexo na Adolescência, de Luciana Pedron, se lança a partir da clínica para questionar como, na atualidade, os adolescentes têm abordado o encontro com o sexo e podido construir suas ficções sobre o impossível de simbolizar. Victor Caetano elabora Algumas pontuações sobre os avanços de Lacan com as fórmulas da sexuação, examinando as proposições lógicas que permitem a Lacan localizar as posições fálica e não-toda. Renata Tavares Imperial agrega uma reflexão sobre “como os AE’s, em seus testemunhos, transmitem o impossível?”. Para acercar-se do assunto, traz excertos dos passes de Jésus Santiago e Silvia Salman. Márcia Rosa (EBP/AMP) aborda a questão das nomeações por meio da asserção de Lacan, no seminário “Os não-tolos”, segundo a qual “o ser sexuado não se autoriza senão de si-mesmo e… de alguns outros”. Vale a pena se deter em cada uma dessas preciosas contribuições sobre o quarto eixo de trabalho das III Jornadas. Confiram!

Por fim, como não só de teoria se alimentam os praticantes da psicanálise, na seção Per-Versos, contamos com a contribuição do poema Soul, de Giovanna Quaglia (EBP-AMP), e, em Pitadas, trazemos Gal Costa e Luiz Gonzaga, com Tem pouca diferença, além de Gil, Caetano e Ivete, com Super-Homem. Disfrutem!

Uma vez fechado esse ciclo de abordagem dos eixos temáticos, o Boletim Arranjos relembra a todos e não-todas que o prazo para o envio dos trabalhos vai até 1º de agosto. As elaborações devem conter até 6 mil caracteres (com espaços e referências bibliográficas, em fonte Times New Roman, tamanho 12). O endereço para envio é: comissaocientificajornadaslo@gmail.com . Animem-se!

Back To Top