#05
Boletim Mnemis #02

#02
EDITORIAL
Isangela Lins Almeida
Integrante da Comissão de Boletim das V Jornadas da EBP-SLO
MNEMIS #02 no ar, ou melhor…na rede!
Nesse boletim, os leitores terão a oportunidade de ler os comentários do eixo Psicanálise e Política, cuja coordenação ficou por conta de Carla Serles e Rosangela Ribeiro. Nos textos as autoras nos instigam a questionar a psicanálise a partir da perspectiva de que o inconsciente é a política. Desse modo, quais são as orientações pertinentes? Como contribuir para o futuro de nossa civilização? Estamos sensíveis às formas de segregação? Os corpos falantes nas redes anulam a posição subjetiva dos sujeitos?

EIXOS TEMÁTICOS
Dentre as atividades de transmissão da Seção Leste-Oeste, tivemos no último dia 14 de maio, a apresentação do eixo três — Psicanálise e Política, com textos produzidos por Carla Serles (EBP/AMP) e Rosangela Ribeiro (EBP/AMP) e, posteriormente, comentados por Alberto Murta (AME EBP/AMP). Confira!
Psicanálise e Política
Carla Serles (EBP/AMP)
O brocardo lacaniano “o inconsciente é a política” requer dos psicanalistas um constante aggiornamento, considerando-se que tanto o inconsciente como a política, são campos sensíveis às transmutações civilizatórias, sobretudo na época em que o Outro não existe.
A priori, esboçam-se ao menos duas questões: Qual ou quais concepções da política tem relevância para a psicanálise? Quais as formulações teóricas concernentes ao inconsciente são possíveis a partir desse
pressuposto lacaniano?
Psicanálise e Política
Rosangela Ribeiro (EBP/AMP)
“Eu não digo mesmo ‘a política é o inconsciente’, mas simplesmente ‘o inconsciente é a política!’” (LACAN, s/p, 1967). Sob essa perspectiva, Lacan abre um disperso ponto em seu ensino, a saber, o analista e a psicanálise estão inseridos com o laço social, ou seja, com o que faz laço com o Outro e com os outros, comprometidos com a cidade, com a subjetividade e com o Zeintgeist. Como propõe Éric Laurent, “há que se passar do analista fechado em sua reserva, crítico, a um analista que participa; um analista sensível às formas de segregação; um analista capaz de entender qual foi sua função e qual lhe corresponde agora” (1999, p. 8).
Pequenos comentários!
Alberto Murta (AME EBP/AMP)
Como a SLO, possa vir a triunfar mediante a caminhada das V Jornadas intitulada: CORPO, M-E-M-Ó-R-I-A.? Como posso me servir do corpo para praticar uma psicanálise? Indago se a apresentação das duas colegas sobre este eixo: Psicanálise e Política marcam uma atualidade que nos enseja a nos escapar de uma certa petrificação reinante no nosso meio. É possível pensar a influência da atualidade em nossa política? É desejável sempre nos lançar no ensino proposto por Lacan. É possível continuar com Lacan? Se indago em que ponto a SLO se encontra na nossa época, é para evidenciar que uma Jornada, sob os auspícios da Diretoria/SLO e da sua Coordenadora aconteça. Nunca tivemos, como atividades da Diretoria, essas apresentações.

ARTE E CULTURA
Fernanda Marra, integrante da Comissão de Arte e Cultura das V Jornadas da EBP-SLO, elaborou duas perguntas para Juliana Pessoa sobre suas obras e seu modo criativo de trabalhar. Essa pequena conversa é capaz de inspirar àqueles que apreciam a arte e, principalmente, de suscitar a nossa curiosidade para ver mais trabalhos dessa artista na Exposição Corpo, M-E-M-Ó-R-I-A em Vitória – ES, evento ligado às nossas V Jornadas.
Logo depois, Maria Eduarda Ramos conversa com Clélia Soares, que também trará seu trabalho para compor a Exposição que ocorrerá junto as nossas V Jornadas.

BIBLIOGRAFIA
Adriana Pessoa – Coordenadora da Comissão de Bibliografia das V Jornadas da EBP-SLO
As referências bibliográficas apresentadas nesta edição do Boletim MNEMIS visam contribuir para a escrita de cada um para as V Jornadas da EBP-SLO 2024.
A pesquisa, o escrito em psicanálise têm a ver com a escrita de um a um ao se lançar na reinvenção da psicanálise, ou seja, na teoria, no fragmento de um caso clínico, naquilo que o artista nos ensina sobre o real.

LIVRARIA
Comissão de Livraria das V Jornadas da EBP-SLO
A Comissão de Livraria das V Jornadas da EBP-SLO preparou, para esta edição, três interessantes sugestões de leitura para os interessados em ampliar a visada teórica sobre o tema que permeará as V Jornadas da SLO, que abordará as questões ligadas ao CORPO, M-E-M-Ó-R-I-A. Como já estamos em tempo de produção, vale a pena conferir as indicações.
Informações Bussolares
Essa seção do MNEMIS serve para facilitar o acesso às informações mais fundamentais das nossas V Jornadas, aqui você encontra o que precisar sobre onde, quando e como participar das nossas V Jornadas, inclusive sobre a produção de trabalhos e demais conteúdos norteadores.
PRESENCIAL, na UFES em Vitória – ES, vagas limitadas.
ONLINE, pela plataforma Zoom.
Sobre o envio de trabalhos para as V Jornadas da EBP-SLO – CORPO M-E-M-Ó-R-I-A
Período: 01/05 a 30/06/2024
Critérios para o envio de trabalhos:
Informações da Comissão de Acolhimento
A Comissão de Acolhimento fez uma parceria com a agência de turismo VOARR para facilitar a viagem daqueles que atenderão às V Jornadas de forma presencial e que, claro, queiram também aproveitar e conhecer a Ilha do Mel com muito conforto e facilidade…
Informações da Comissão de Divulgação
Nossas V Jornadas também estão marcando presença nas redes sociais, no site da Escola Brasileira de Psicanálise e fazendo o possível para que a divulgação do material e que o trabalho de todas as Comissões seja apresentado ao longo desses meses que precedem a realização das V Jornadas. Confira o que estamos preparando no Youtube, Instagram, Facebook e, também, inscrevam-se para receber os e-mails com as atividades realizadas pela Seção Leste-Oeste ao longo do ano.
Para dúvidas e informações envie e-mail para: ebpslo.info@gmail.com

