skip to Main Content

Boletim Devaneios #09

#09 – AGOSTO 2023

Editorial

DOIS ENCONTROS COM GUY

Renata Tavares Imperial
Integrante da Subcomissão do Boletim Devaneios

Neste Boletim Devaneios # 9, vocês poderão – clicando no vídeo abaixo – observar a cativante participação do nosso convidado Guy Briole no documentário de G. Miller, Um encontro com Lacan (Rendez-vous chez Lacan, 2011), com a extração de suas experiências como analisante de Jacques-Lacan. Ainda, temos um podcast muito interessante – que também pode ser acessado clicando no botão de áudio abaixo –, com a contribuição de Bartyra Ribeiro de Castro (EBP/AMP), que nos traz uma apresentação permeada por um sensível depoimento de sua experiência com nosso conferencista, além de trechos de algumas de suas contribuições teóricas.

De minha parte, acrescento as ressonâncias do meu próprio encontro com ele, ao escutá-lo em suas Conferências sobre a psicose realizadas em Vitória-ES, em 2000: um praticante de psicanálise que sustentou o dito lacaniano de não recuar frente à psicose. Guy Briole testemunha que a psicanálise apresenta um posicionamento muito próprio em relação à loucura, na medida em que radicaliza o conceito de singularidade.

Destaco uma das questões abordadas por ele nessas Conferências, a relação entre a liberdade e a psicose: “Não há psicótico que não se coloque ou que não coloque a questão da liberdade. Mas, não há homem tampouco que não se interrogue sobre a liberdade. Para essa questão não há resposta única, mas eixos de reflexão” (p.51), que ele desdobrou realizando algumas “aproximações”, como ele disse, entre decisão do sujeito e responsabilidade, liberdade e obrigação social, obediência ao delírio. Sobre este último ponto, Guy Briole relembra uma terminologia usada na psiquiatria clássica para se referir a alguns casos de psicose: “influenciados”, um termo bem interessante para ser aproximado com a época atual. Na contemporaneidade, em tempos de redes sociais e do enorme predomínio dos “influencers”, uma questão se apresenta: somos todos influenciados? Quanta influência… que loucura é essa?

Assistam ao vídeo de Guy! Ouçam o podcast de Bartyra!

Esperamos que este boletim possa, em primeiro lugar, introduzir nosso convidado àqueles de vocês que não tiveram ainda a oportunidade de conhecê-lo e, em segundo lugar, animá-los a participarem também da rica discussão que travaremos com ele, nos dias 15 e 16 de setembro, acerca do tema “Que loucura é essa?”. As inscrições para as IV Jornadas estão abertas.

Até lá!

BRIOLE, G. Os esquizofrênicos. In: MURTA, A.; MURTA, C.; MARTINS, T.R. (orgs). Incidências da Psicanálise na Cidade. Vitória: EDUFES, 2004
Back To Top