Apresentação Diretoria de Cartéis e Intercâmbio

Julio le Parc mobile argent sur noir, 1960 / 1981 madeira e metal https://nararoesler.art/artists/43-julio-le-parc/

A passagem de uma diretoria a outra é, ao mesmo tempo, um momento de renovação e de continuidade. Por um lado, há o trabalho de extração dos avanços e achados nos caminhos já construídos, repercorrendo-os quantas vezes se fizerem necessárias. Por outro, há a necessidade de avançarmos na construção de um percurso que nos ajude a desbravar os tantos – e duros – desafios de nossa época. 

Acompanhar e estimular o trabalho em cartel na Seção Rio tem se apresentado, para a equipe que compõe esta diretoria, como um fazer alegre, vivo e instigante. Dedicamo-nos a estudar e pensar maneiras como os produtos dos carteis, formulados pelos membros e pelos cartelizantes da comunidade que envolve a EBP-Rio, podem ser recolhidos para seguirem alimentando o trabalho de Escola. Hoje, talvez mais do que nunca, precisamos de uma Escola viva, e, para isso, não podemos deixar de contar com seu “órgão de base” – tal como Lacan propõe o trabalho em cartel1

Diante dos desafios que atravessamos, é nosso desejo que os membros e que a comunidade que envolve a EBP-Rio se dediquem ao trabalho singular, apresentando no pequeno coletivo do cartel as questões que pulsam em torno do percurso e do momento de cada um com a clínica, a política, a instituição, a episteme e os laços da Escola no mundo.

Em relação aos laços da Escola no mundo, seguiremos também a direção da Escola sobre o trabalho com o intercâmbio: recolher os “momentos de inter-câmbio”2 em que os membros e demais colegas da Seção extraem, no encontro com outros saberes, pontos de limite do saber e, com isso, no furo que aí se apresenta, avançam sobre o fazer da psicanálise na civilização. 

O Blog da EBP-Rio servirá como nosso “baú”, onde poderemos ir reunindo tanto os produtos dos cartéis, quanto pequenos testemunhos sobre os “momentos de inter-câmbio”.* Ao longo do tempo, esperamos poder, juntos, ler nossas preciosas quinquilharias aqui depositadas e encontrar os melhores modos de, delas, nos servirmos.  

Para entrar em contato com a equipe da Diretoria de Cartéis e Intercâmbio, basta escrever para ebprio@ebprio.com.br, que nossa querida secretária, Natalina, nos encaminhará as contribuições. 

Um forte abraço,

Maricia Ciscato (diretora de Carteis e Intercâmbio da EBP-Rio), Ana Luisa Rajo, Cristina Duba, Maria Antunes, Renata Martinez e Sandra Landim.

*Importante estarmos atentos para o cuidado de que produtos de cartel com casos clínicos não poderão ser publicados no blog.

Notas

1 Lacan, J. D’Écolage, 1980.

2 Cf. https://www.ebp.org.br/carteis-e-intercambios/intercambios/

Legenda da Imagem

Julio le Parc
mobile argent sur noir, 1960 / 1981
madeira e metal
https://nararoesler.art/artists/43-julio-le-parc/

Compartilhar
Rolar para o topo