Editorial #06

Maria Josefina Sota Fuentes

 

 

BANNER

 

A dois passos do haun

Maria Josefina Sota Fuentes

 

O Boletim Diretoria na Rede cresce com as novidades, os lançamentos, as entrevistas, os vídeos, os debates e as inúmeras atividades que acontecem na Escola Brasileira de Psicanálise. O DR é extenso como o trabalho vasto e intenso que a EBP realiza pelo Brasil.

 

Nos Destaques do mês, a entrevista de Éric Laurent, concedida à Cristina Drummond e Ondina Machado sobre o tema da violência, chega em boa hora, quando a EBP já se prepara para o 20o Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, que terá como tema Trauma e violência, nos corpos e nas cidades, e acontecerá no dia 21 de novembro de 2014 na cidade de Belo Horizonte.

 

Ali também será o lugar onde retomaremos um Encontro Nacional de Cartéis, inserindo o trabalho do cartelizante no coração da Escola, como pensou Lacan no Ato de Fundação. Confira, no Dobradiça de Cartéis, a entrevista em vídeo com Marcelo Veras sobre o Cartel, e a experiência inovadora do “Cartel na Cidade” em que, numa parceria com a Biblioteca da EBP-RJ, um Cartel discutiu com o público da Maison de France, no Rio de Janeiro, o filme Adèle H.

 

A menos de 3 semanas do Seminário Internacional da EBP, haun, o número de inscritos cresce diariamente! Lembramos àqueles que ainda não fizeram sua inscrição, que o façam agora, pois as vagas serão limitadas e encerram-se no site no dia 14 de novembro. Somente se houver lugares, aceitaremos inscrições no local. A novidade é que no dia do Seminário, 21 de novembro, no salão Patagônia do Hotel Panamericano de Buenos Aires, será lançado o livro bilíngue Bibliô Referências Especial, que consiste no trabalho realizado por Mirta Zbrun e sua equipe sobre as referências do Seminário 19, ... ou pior, de Jacques Lacan, passagem imprescindível para a EBP e ao leitor de Lacan.

 

No Bibliô Entrevista, Joseph Attié fala do seu livro recentemente lançado no Brasil e que agitará, em 2014, as atividades das Bibliotecas da EBP: Mallarmé O Livro. Marcus André Vieira e Romildo do Rêgo Barros, também entrevistados, comentam o livro que organizaram Ódio, segregação e gozo. Destacam-se ainda o prêmio Jabuti recebido por Jorge Forbes pelo seu livro Inconsciente e responsabilidade, e o artigo de Antônio Teixeira e Gilson Iannine sobre O futuro de uma classificação,na Revista Cult.

 

No Bibliô e na Extimid@de, a polêmica das biografias não autorizadas, o tempo da sessão no New York Times, o filme Gravidade, bem como Hannah Arendt, são comentados por nossos colegas.

 

No Debates, será a vez da questão: “Autismo: psicose ou não?”, polêmica sempre atual comentada por colegas da EBP e da AMP.

 

Territórios Lacanianos destaca com um vídeo o movimento Observatório sobre a Regulamentação da Psicanálise, crucial para a preservação da psicanálise nos tempos atuais da regulamentação, entrevistando  Samyra Assad, Romildo do Rêgo Barros e Jorge Pimenta, que trazem o momento atual dessa batalha. Fora do âmbito nacional, Rômulo Ferreira da Silva, no Espaço do Conselho, nos traz a petição enviada pelos colegas belgas ao Parlamento contra mais um projeto de lei que procura regulamentar a psicoterapia e que envolve a psicanálise.

 

Na Orientação Lacaniana, Elisa Alvarenga no traz o texto de Jacques-Alain Miller O Outro sem o Outro, leitura referência do recentemente publicado Seminário 6 de Lacan, Le désir et son interpretation.


À leitura!