Coordenação: Jésus Santiago e Ram Mandil
Horário: 20:30 (quinta-feira)
Local: Grande auditório EBP-MG e online pelo zoom.
Datas:
- Agosto 25
- Setembro 29
- Outubro 27
- Novembro 17
A função do escrito e o ato de leitura
Perguntado, em sua “Conferência em Genebra sobre o sintoma” (1975), sobre o que teria a dizer sobre chamado fenômeno psicossomático Lacan assim responde: “certamente que se trata de um domínio muito pouco explorado. Enfim, de todo modo, é algo da ordem do escrito. Em muitos casos, não sabemos lê-lo (…) Tudo se passa como se algo estivesse escrito no corpo, alguma coisa que se oferece como um enigma”. Sabemos que o tema da escrita atravessa o ensino de Lacan de ponta a ponta. Em nosso Seminário pretendemos discutir, a partir das balizas lançadas na lição “A função do escrito” do Seminário 20, o escrito como “função” no discurso analítico, como elemento de conexão. É o que se depreende da referência à letra como litoral, já assinalada por Lacan em seu Seminário anterior. Veremos, portanto, que, a partir do ensino de Lacan, não será suficiente considerar o escrito como mera representação da fala, característico da abordagem linguística. Sabemos também que será nesse Seminário 20 que Lacan irá propor a tradução da “não-relação” em termos do que não se escreve, ao mesmo tempo que irá reconvocar Joyce como aquele que, por meio de um jogo de escrita, constrói um sinthoma a partir do que há de ilegível no gozo. É por essa via que pretendemos considerar o ato de leitura como fundamento da interpretação analítica, nos servindo, entre outras, das referências de Miller em “Ler um sintoma”. Em tempos de sacralização da escuta, atrelada à dimensão do sentido, faz-se necessária a consideração pela leitura como aquilo que, a partir do discurso analítico, permite localizar o que no corpo se inscreve como acontecimento fora do sentido.
Atividade híbrida.
Informações:
Para participar presencialmente:
1- Será disponibilizado um formulário para cada atividade (via Semanário, Site, App e Redes sociais), na semana anterior ao evento, que deve ser preenchido pelos que desejam participar presencialmente da atividade.
2- Os primeiros 60 inscritos neste formulário, receberão um email de confirmação da sua vaga.
3- Solicitamos o uso de máscara durante toda a permanência na Seção.
4- Solicitamos que se estiverem com sintomas gripais/covid não compareçam presencialmente.
Para participar online:
O modelo de inscrição via formulário será o mesmo que já vem sendo utilizado pela Seção. Para cada atividade, será liberado, na semana anterior ao evento, um formulário que deve ser preenchido pelos que desejam receber o link do Zoom. O link será enviado, no dia do evento, após as 15h.
