skip to Main Content

A Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas Gerais (EBP),  considerada como Instituição de Utilidade Pública, compõe, juntamente com as demais Seções, a Escola Brasileira de Psicanálise (EBP), fundada em 1995, filiada à Associação Mundial de Psicanálise (AMP) e participante da rede da Fundação do Campo Freudiano. A Escola tem por objetivo manter vivos o ensino e a prática da psicanálise, enfatizando a formação permanente de seus membros. Ela busca favorecer o discurso analítico e o avanço da psicanálise freudiana segundo a orientação de Jacques Lacan, abrindo-se ao debate sobre os impasses de nossa contemporaneidade.

Dentre as atividades da EBP-MG abertas ao público, estão o Seminário Preparatório para suas Jornadas anuais, o Seminário de Orientação Lacaniana, o Seminário Supervisão e Análise de Controle, os Seminários por Conta e Risco, bem como as Noites da Biblioteca e aquelas dos Cartéis e Intercâmbios.  Desde 2017,  foi iniciada uma parceria com a Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes para a realização mensal do Cinema & Psicanálise, na Sala Humberto Mauro, em Belo Horizonte, com a exibição de um filme seguida de uma conversa entre um psicanalista Membro da EBP e o público presente. Desde 2018, uma parceria da EBP-MG com a Academia Mineira de Letras (AML) promove Lacan na Academia, atividade dedicada às conexões entre psicanálise e literatura, sempre com a presença de um escritor e de psicanalistas, visando a sustentar uma conversação aberta a todos os interessados.

Anualmente, a EBP-MG promove uma Jornada de Cartéis para que o produto do trabalho de cada um, nesses grupos criados por Lacan e decisivos para a vida da Escola, seja apresentado e discutido. Também uma vez por ano, outra marca do entusiasmo e da transferência de trabalho para com a causa analítica é Jornada da EBP-MG, evento que a insere de modo marcante na cidade de Belo Horizonte, pois agrega o encontro vivo da comunidade analítica que permeia a vasta geografia de Minas Gerais e de outros estados brasileiros. Em cada uma as Jornadas da EBP-MG, são abordados e investigados temas conectados à atualidade do sintoma em nossa época e que interessam ao cotidiano tanto da experiência analítica nos consultórios de psicanálise quanto do campo das práticas e políticas públicas dirigidas à saúde mental, à infância, à diversidade sexual, às universidades, ao sistema jurídico, etc.

A difusão das atividades programadas pela EBP-MG é feita através do aplicativo “EBP-MG na palma da mão”, de sua página web e em “O Semanário”, difundido no Facebook, no Instagram, assim como na lista eletrônica EBP-VEREDAS,

O trabalho da EBP-MG, por se integrar à orientação lacaniana do Campo Freudiano, articula-se também aos Encontros Brasileiros do Campo Freudiano, aos eventos da Federação Americana de Psicanálise de Orientação Lacaniana (FAPOL) e aos Congressos da AMP, dentre outros. No âmbito mineiro, destaca-se, ainda, a parceria da EBP-MG com o Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais (IPSM-MG), instituição com a qual essa Seção compartilha a sede e a dedicação à psicanálise de orientação lacaniana.

A EBP-MG edita, semestralmente, a revista impressa Curinga e a revista digital Derivas Analíticas.  Seus membros e participantes também colaboram, através de redação e tradução de textos, com as publicações da EBP em âmbito nacional:  Correio Express online e as revistas impressas Correio e Opção Lacaniana.

Aberto também a todos os interessados, a EBP-MG conta ainda com um espaço para consulta, leitura e pesquisa em livros e periódicos de psicanálise: a Biblioteca Aílson Braz Sena.

Back To Top