Lacan na Academia Mineira de Letras

LACAN NA ACADEMIA – 2º semestre 2021

Coordenação: Lucíola Freitas de Macêdo

“Espécies de contágio” – um encontro com Laura Erber

Data: 30/10/21
Horário: 10:00
Local: Youtube da Academia Mineira de Letras: http://bit.ly/aml-youtube

A imensa diversidade, multiplicidade e riqueza de sua produção artística e intelectual será o ponto de partida em nosso diálogo com Laura Erber. A autora estabelece uma fecunda conexão entre os campos das artes visuais, literárias e a política e entre palavra, traço e imagem. Interessa-nos elucidar o fio que atravessa as diferentes manifestações e suportes através dos quais a poesia se presentifica, em seus múltiplos processos de criação a partir da leitura de algumas das suas principais obras. O evento transcorrerá sob a forma de um diálogo com a autora. Sua produção poética, artística e intelectual será o horizonte a partir do qual teceremos os fios para uma conversa entre a psicanálise e sua obra.

Na esteira do tema da Jornada anual da EBP-MG “Acontecimento de corpo: da contingência à escrita”, abordaremos em nossa conversa com Laura Erber o modo como a autora transita e reinventa, em sua poética e no trabalho com as artes visuais, as relações, os litorais e as fronteiras entre imagem, palavra e corpo, e entre poesia e prosa, o que frequentemente se dá numa mesma obra. Sua obra testemunha deste contínuo e inventivo trânsito, em que escritora e artista visual, ora dialogam ora estão em continuidade.

Aí vai um link para três poemas da autora (publicados pela revista Gueto):

Poemas de Laura Erber

Acesse também aqui seu livro “Bénédicte vê o mar” (Publicado pela editora Zazie):

https://zazie.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Benedicte_ve_o_mar_Laura_Erber_Zazie2020.pdf

Sobre Laura Erber:

Laura Erber nasceu em 1979 no Rio de Janeiro, atualmente reside em Copenhague, onde trabalha como professora visitante na Copenhagen University (KUA). É artista visual, poeta, crítica, romancista, ensaísta, artista visual, tradutora, editora e professora.

De sua produção em poesia, destacam-se: Insones (7Letras, 2002), Os corpos e os dias (Editora de Cultura, 2008), Vazados & Molambos (Editora da Casa, 2008), Bénédicte vê o mar (Editora da Casa, 2011), Bénédicte não se move (e-galáxias, 2014), A Retornada (Relicário, 2017), Theadoro Theodor (Quelônio, 2018).

Esperamos vocês!

Lucíola Macedo, Fernanda Costa e Cristiane Grillo

Este encontro é uma correalização EBP-MG e Academia Mineira de Letras.

Curadoria: Lucíola Freitas de Macêdo (Coordenação EBP-MG), Inês Rabelo (Coordenação AML), Cristiane F. Cunha Grillo (EBP-MG), Fernanda Costa (EBP-MG), Flávia Queiroz (AML), Guto Cortes (AML).

X
Abrir chat
Como podemos ajudar?