

O CORPO FALANTE
X Congresso da AMP,
Rio de Janeiro 2016
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e outros trabalhos.
Rio de Janeiro: Imago Editora, 1980. (Edição
Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund
Freud, v. 14).
“… nossa suposição a respeito do inconsciente é necessária e legítima…”
p. 192
“Em geral, o emprego das expressões afeto inconsciente e emoção inconsciente
refere–se a vicissitudes sofridas, em consequência da recalque, pelo fator
quantitativo no impulso da pulsão.”
p. 204
“… Sabemos, também, que suprimir o desenvolvimento do afeto constitui
a verdadeira finalidade do recalque, e seu trabalho ficará incompleto se essa
finalidade não for alcançada. Em todos os casos em que o recalque consegue
inibir o desenvolvimento de afetos, denominamos esses afetos (restauramos
quando desfazemos o trabalho de recalque)
‘inconscientes’.”
p. 204
“O núcleo do Ics. consiste em representantes pulsionais que procuram
descarregar sua catexia; isto é, consiste em impulsos carregados de desejo….Não
há nesse sistema lugar para a negação, dúvida ou quaisquer graus de certeza:
tudo isso só é produzido pelo trabalho da censura entre o Ics e o Pcs.”
p. 213
“Os processos do sistema Ics. são intemporais, isto é, não são ordenados
temporalmente, não se alteram com a passagem do tempo; não tem
absolutamente qualquer referência ao tempo. A referencia ao tempo vincula–se,
mais uma vez, ao trabalho do sistema Cs. Do mesmo modo os processo Ics.
dispensam pouca atenção à realidade. Estão sujeitos ao principio do prazer; seu
destino depende apenas do grau de sua força e do atendimento às exigências da
regulação prazer–desprazer.”
p. 214
“Pelo processo de
deslocamento
uma ideia pode ceder a outra toda a sua quota
de catexia; pelo processo de
condensação
pode apropriar–se de toda a catexia de
várias outras ideias. Propus que esse dois processos fossem considerados como
marcos distintivos do assim denominado
processo psíquico primário
.”
p. 213
“O sistema Ics., contém as catexias da coisa dos objetos, as primeiras e
verdadeiras catexias objetais, o sistema Pcs. Ocorre quando essa apresentação da
coisa é hipercatexizada através da ligação com a apresentações da apalavras que
lhe correspondem, São essas hipercatexias, podemos supor, que provocam uma
organização psíquica mais elevada, possibilitando que o processo primário seja
sucedido pelo processo secundário, dominante no Pcs.”
p. 230
FREUD, Sigmund (1923 – 1925). O ego e o Id. In: _____.
O ego e o
id e outros trabalhos
. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1980 (Edição
Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund
Freud, v. 19)
“Reconhecemos que o o Ics. não coincide com o recalcado; é ainda verdade que
tudo o que é recalcado é Ics., mas nem tudo o que é Ics. é recalcado…. Quando
nos vemos confrontados pela necessidade de postular um terceiro Ics. que não
é recalcado, temos de admitir que a caraterística de ser inconsciente começa
a perder significação para nós. Torna-se uma qualidade que pode ter muitos
significados, uma qualidade da qual não podemos fazer, como esperaríamos, a
base de conclusões inevitáveis e de longo alcance. No obstante, devemos cuidar
para não ignorarmos esta característica, pois a propriedade de ser consciente
ou não constitui, em última análise, o nosso único farol na treva da psicologia
profunda.”
p. 30
“Em outro lugar, já sugeri que a diferença real entre uma ideia (pensamento)
do Ics. ou do Pcs. Consiste nisto: que a primeira é efetuada em algum material
que permanece desconhecido, enquanto que a última (a do Pcs.) é, além disso
colocada em vinculação com representações verbais. ….A pergunta «Como
uma coisa se torna consciente?» seria assim mais vantajosamente enunciada:”
Como uma coisa se torna pré-consciente?” E a resposta seria: Vinculando-se às
representações verbais que lhe são correspondentes.”
p. 33
FREUD, Sigmund (1925 – 1926). Inibições, sintomas e ansiedade
(1926 [1925]). In: _____.
Um estudo autobiográfico inibições,
sintomas e ansiedade, a questão da análise leiga e outros trabalhos
.
Rio de Janeiro: Imago Editora, 1980 (Edição Standard Brasileira das
Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v. 20)
“… Uma questão surgiu: o que aconteceu ao impulso da pulsão que fora ativado
no Isso e que procurou satisfação? A resposta foi indireta. Devido ao processo
de recalque, o prazer que se teria esperado da satisfação fora transformado em
desprazer.”
p. 112
“… a angústia se faz acompanhar de sensações físicas mais ou menos definidas
que podem ser referidas a órgãos específicos do corpo… Os mais claros e mais
frequentes são ligados aos órgãos respiratórios e ao coração.”
p. 155-156
“Presumimos, em outras palavras, que um estado de angústia é a reprodução
de alguma experiência que encerrava as condições necessárias para tal aumento
de excitações e uma descarga por trilhas específicas, e que a partir dessa
circunstância o desprazer da angústia recebe seu caráter específico… Isso não
Sigmund Freud