ACERVO ON-LINE
Comentários de citações sobre o silêncio
Comentário de uma referência em Lacan sobre o silêncio Luiza Sarno […] É o que a experiência nos ensina a qualificar de agressividade, e que nos levou cada vez mais a levar em consideração o que podemos chamar de anseio de morte. […] o que motiva a anulação, o isolamento, todas as defesas – e,…
Leia mais...XV Congresso de Membros – Modalidades do silêncio. Entre o dizer e o calar – Silêncio, inibição e Escola
Renata Martinez Quando fui convidada pelo Conselho a colocar em palavras algo sobre essa tríade, me pus a pensar qual recorte me interessaria fazer e qual recorte poderia servir à Escola. Outro pensamento do qual me ocupei foi o formato. Como falar para um podcast na EBP? Hoje em dia, os podcasts estão na moda,…
Leia mais...HAZUM 3 – Postcast e texto – “Ela não pia”, “nem uma palavra!”
Fernanda Costa Uma Rainha que não dá um pio,[1] um ministro que se cala,[2] um detetive blasé que “também não pia para ninguém.”[3]. Três personagens de “A carta roubada”, de Edgar Allan Poe, com características e personalidades diferentes, mas que, na leitura de Lacan, ao deterem a carta/letra, sofrem o mesmo efeito de feminização. Ou…
Leia mais...Silêncio e angústia no tratamento analítico[1]
Gustavo Oliveira Menezes[2] Podemos dizer que há distintos silêncios e que, dentre estes, há silêncios que angustiam, enquanto outros sinalizam a angústia. Para cada ser falante, é preciso verificar de qual se trata. Silêncio infamiliar Já em Freud, silêncio e angústia aparecem juntos. Se o infamiliar é o que “suscita angústia e terror”[3] e está…
Leia mais...Modalidades do silêncio – entre o dizer e o calar
Eixo: silêncio e sintoma Maria Teresa Wendhausen[1] O eixo que me foi proposto pelo Conselho da EBP, “Silêncio e sintoma”, me remeteu à questão da transferência de trabalho na medida em que ela se pauta por um desejo de saber, ou seja, aquele que remete cada um à sua solidão subjetiva. “A Escola é uma…
Leia mais...Silêncio e angústia
Susane Zanotti Gostaria de agradecer ao Conselho da EBP o convite para falar sobre o silêncio e a angústia, relativo ao tema do Congresso de membros “Modalidades do silêncio: entre o dizer e o calar”. Vou abordar a questão do silêncio articulada à angústia a partir de três aspectos: no lugar do silêncio, a fala;…
Leia mais...Comentário sobre o silêncio e o sintoma a pedido do Conselho da EBP
Cristiano Alves Pimenta[1] Meu nome é Cristiano Alves Pimenta, sou membro da EBP – Seção Leste-Oeste e gostaria de agradecer ao convite do Conselho da EBP para falar sobre “o silêncio e o sintoma”. Gostaria de articular, inicialmente, certa modalidade do silêncio sob a forma do “calar”. Miller se refere, em seu curso Todo el…
Leia mais...Podcast – Silêncio: inibição e sintoma
Mônica Hage[1] Silêncio: inibição e sintoma. Esse foi o recorte proposto pelo Conselho da EBP para irmos aquecendo as discussões do próximo Congresso de membros, cujo tema é “Modalidades do silêncio: entre o dizer e o calar”. A fala, a partir de Lacan, é a experiência da falta-a-ser. Embora Lacan afirme que só existe ser…
Leia mais...Referências Bibliográficas
Referências em Freud FREUD, Sigmund. Primeira lição. In: Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1910/1970. v. 11, p.18. FREUD, Sigmund. Segunda lição. In: Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1910/1970. v. 11, p.26. FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos, parte 1.…
Leia mais...Comentário sobre Le sexe des modernes (parte I) de Éric Marty
Luis Francisco Camargo O livro de Éric Marty tem sido considerado um marco epistemológico nos “estudos de gênero”. Em uma entrevista de Éric Marty com Marc Weitzmann (jornalista e escritor) para a Rádio France Culture (2021), o livro foi qualificado como a primeira investigação filosófica sobre a origem dos estudos de gênero e suas consequências…
Leia mais...