Boletim – Radar

O Radar lança o ano de 2024 com uma convidada muito especial: a escritora, editora, educadora e militante Helena Silvestre. Esse é mais um capítulo de uma interlocução iniciada com Helena em 2022, por ocasião das Jornadas da EBP-Rio e do ICP-RJ, e que nos encanta desde então.

Naquele momento, o assunto girou em torno do “Notas sobre a fome”, um livro imperdível. Dessa vez, foi a mais recente obra de Helena que surgiu em nosso Radar: “Cochichos de amor e outras Alquimias”, lançado pela Txai (link abaixo). Fortíssimo, o romance narra a história de Luzia, essa jovem que “desejava mais liberdade que aquela que lhe davam” e que, no início da narrativa, foge de casa com apenas 17 anos de idade.

Gravada no apagar das luzes de 2023, nossa conversa fluiu pelos múltiplos lugares aos quais o livro nos leva: a luta por terra e moradia, a experiência amorosa entremeada ao ímpeto da militância, os paradoxos da família que apoia e viola… Como sempre, aprendemos com Helena Silvestre sobre o balanço entre o desejo radical de liberdade e aquele de se envolver profundamente com pessoas, causas e lugares.  E há tanto disso também em sua Luzia, “com um pé em cada canoa, como alguém que carrega as esquinas dentro de si”.

https://txaieditora.com/produto/cochichos-de-amor-e-outras-alquimias/

Compartilhar
Rolar para o topo