Biblioteca da EBP_MG
Diretora: Fernanda Costa – EBP/AMP
Equipe: Cristina Vidigal – EBP/AMP
Marina Ladeira
Francisco Matheus Barros
Mônica Campos – EBP/AMP
Renata Dinardi
A experiência da psicanálise
Ementa:
“O que conta, quando se tenta elaborar uma experiência, não é tanto o que se compreende quanto o que não se compreende” (Lacan, 1986: 89- grifo nosso).
Só aprendemos psicanálise passando por sua experiência.
Estamos tão acostumamos a ouvir e repetir essa constatação que, frequentemente, fazemos isso de forma automática. Amortecendo, assim, o impacto dessa invenção freudiana.
Sabemos que Freud se dedicou para que o “verde perpétuo da experiência”[1] renovasse, a cada vez, a “cinzenta teoria” (Freud, 2016: 271). Lacan (2003), por sua parte, manteve afiada a formalização da “práxis analítica” (229) orientando-se pelo real que ela localiza e recorrendo aos diferentes campos de saber de seu tempo. Dentre eles, o da ciência.
Para Judith Miller, a elucidação da prática é uma das funções fundamentais de uma Biblioteca de Orientação Lacaniana, pois, sem aquela, a psicanálise sofre “um ataque inevitável” (Miller, tradução livre). Ainda segundo ela, tal elucidação requer uma elaboração documentada não só dos próprios avatares da práxis analítica, mas também de sua época. Logo, “significa que o trabalho em extensão e intenção se unem sem se confundirem” (Miller, tradução livre).
Assim, no ano de 2025, a Diretoria de Biblioteca se ocupará da “Experiência da psicanálise”, abordando-a em dois formatos de atividade: “Noites da Biblioteca” e “Manhãs da Biblioteca: leituras de Lacan”.
Nas Noites da Biblioteca investigaremos a especificidade da “experiência da psicanálise” em três encontros. Nossa referência de leitura será o “Capitulo VII: A Tópica do Imaginário” do Seminário 1 em que Lacan comenta duas versões de experiência. Uma delas foi abordada no primeiro semestre deste ano e extraída do campo da ciência, mais especificamente da Física. Trabalhamos o “experimento do buquê invertido” (Lacan, 2003: 94) a partir da intervenção de Patrícia Kauak (professora de Epistemologia da Ciência da UFMG e física de formação) e Antônio Teixeira (EBP/AMP).
No segundo semestre (agenda detalhada a seguir), daremos continuidade à proposta de trabalhar, em mais dois encontros, a experiência da psicanálise a partir do capitulo VII do Seminário 1, nos concentrando desta vez, na especificidade da experiência analítica. Assim, no dia 16/10 iremos trabalharemos o caso Dick, de Melanie Klein com a apresentação de Cristina Drummond (EBP/AMP), comentários de Mônica Campos (EBP/AMP) e coordenação de Cristina Vidigal (EBP/AMP).
E em 06/11, Francisco Matheus Barros irá recolher as ressonâncias dos dois encontros anteriores, extraído as consequências de nosso percurso deste ano. Os comentários serão de Lucíola Macedo (EBP/AMP) e a coordenação de Renata Dinardi.
Manhãs da Biblioteca: leituras de Lacan. Ao propor essa nova modalidade para as atividades da Biblioteca, partimos da premissa que, tal como acontece com o saber analítico, não é possível apreender sobre um escritor sem fazer a experiência de lê-lo. No primeiro semestre, durante duas manhãs na biblioteca de nossa seção, Henri Kaufmanner foi nosso convidado para apresentar uma leitura de “O arrebatamento de Lol V. Stein” de Marguerite Duras.
Neste segundo semestre, Ram Mandil que nos conduzirá ( também durante dois encontros) na leitura da peça de teatro “Exílios”, escrita por James Joyce (programação detalhada a seguir). No dia 24/10 a coordenação da atividade será de Fernanda Costa (EBP/AMP) e no dia 07/11 de Marina Ladeira.
[1] “Freud remete a Fausto, parte I, cena 4, em que Mefistófeles diz: ‘Cinzenta, meu querido amigo, é toda teoria, e verde a dourada árvore da vida’”. (Freud, 2016: 277)
Programação 2 semestre 2025
Noites da Biblioteca
A experiência da psicanálise

A experiência da psicanálise e o caso Dick
Data: 16/10
- Horário: 20:30
- Apresenta: Cristina Drummond (EBP/AME/AMP)
- Comenta: Mônica Campos (EBP/AMP)
- Coordena: Cristina Vidigal (EBP/AMP)
- Local: Auditório da Sede da EBP-MG
Indicação de leitura: “Capitulo VII: A tópica do Imaginário” em O Seminário, livro 1 os escritos técnicos de Freud de Jacques Lacan e “A importância da formação dos símbolos no desenvolvimento do ego” de Melanie Klein (ver referências bibliográficas).
Data: 06/11
- Título: A experiência da psicanálise: ressonâncias
- Horário: 20:30
- Apresenta: Francisco Matheus Barros
- Comenta: Lucíola Macedo (EBP/AMP)
- Coordena: Renata Dinardi
- Local: Auditório da Sede da EBP-MG
Indicação de leitura: “Capitulo VII: A tópica do Imaginário” em O Seminário, livro 1 os escritos técnicos de Freud de Jacques Lacan (ver referências bibliográficas).
Manhãs da Biblioteca: Leituras de Lacan
Leitura de “Exílios” de James Joyce

Data: 24/10
- Horário: 12:00
- Convidado: Ram Mandil (EBP/ AME /AMP)
- Coordenação: Fernanda Costa (EBP/AMP)
- Local: Biblioteca da sede da EBP-MG
Indicação de leitura: “Exílios” de James Joyce (ver referências bibliográficas)
Datas: 07/11
- Horário: 12:00
- Convidado: Ram Mandil (EBP/ AME /AMP)
- Coordenação: Marina Ladeira
- Local: Biblioteca da sede da EBP-MG
Indicação de leitura: “Exílios” de James Joyce (ver referências bibliográficas)
Referências Bibliográficas:
Duras, Marguerite O arrebatamento de Lol V. Stein, Belo Horizonte, Relicário, 2023
Freud, Sigmund (1924) “Neurose e psicose”. Em Obras Incompletas de Sigmund Freud: Neurose, Psicose e Perversão, Autêntica, 2016. (271-278)
Joyce, James. “Exílios”. Em: Exílios e poemas, São Paulo, Penguin- Companhia das Letras, 2022 (10, 184).
Lacan, Jacques (1971) “Ato de fundação”. Em: Outros Escritos, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003 (229- 247).
Lacan, Jacques (1954) “A abertura deste seminário”. Em: O Seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud ,Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1986 (89-106).
Lacan, Jacques (1954) “VII A tópica do Imaginário”. Em: O Seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud ,Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1986 (89-106).
Miller, Judith (1990) – Último acesso: Nov/ 2024.
https://www.wapol.org/pt/campo_freudiano/Template.asp?Archivo=Federation-internationale-des-Bibliotheques.html.
Klein, Melaine. “A importância da formação dos símbolos no desenvolvimento do ego”. E,: Amor, culpa e reparação e outros ensaios, São Paulo: Ubu Editora, 2023.