
LACAN NA ACADEMIA – 2024
Coordenador: Musso Greco
- Data:16 de outubro de 2024
- Horário: 20h
- Local: Academia Mineira de Letras.
- Endereço: Rua da Bahia, 1466
- Atividade presencial
- Não requer inscrição prévia
- Gratuita
Escritos do fantasma
O corpo seria efeito da escrita do fantasma ou efeito daquilo que do fantasma não se escreve? No Seminário 20 de Lacan, há várias entradas para explorarmos a tentativa de inscrição daquilo que não se escreve, particularmente no terceiro capítulo, A função do escrito, no qual a letra é abordada em sua correlação com a condensação de gozo.
Ler Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso, guiados por Andréa Vilela, adentrar a velha mansão da família Meneses, “com seus enormes alicerces de pedra, simples e majestosa como um monumento” e ter que caminhar com cuidado pela casa que jaz em ruína e que esconde, em seu interior, uma história repleta de meandros, é a experiência proposta por esse Lacan na Academia. Nessa decomposição marcada pela plasticidade da escrita cardosiana, a cor, a mancha, o traço, o rastro e o gesto como matérias na composição dos fantasmas que habitam uma “paisagem apocalíptica e sem remissão”.
- Convidada:
Andréa Vilela é professora e pesquisadora da Escola de Belas Artes da UFMG, artista plástica, ilustradora, doutora em Literatura pela Faculdade de Letras da UFMG com a tese Lúcio Cardoso – O traçado de uma vida ( 2007), mestre em Literatura também pela FALE/UFMG com a dissertação Olhar sobre uma Casa Escrita – A poética de Lúcio Cardoso no romance Crônica da Casa Assassinada ( 2001).
- Equipe da Escola Brasileira de Psicanálise: Musso Greco, Sérgio de Mattos, Olívia Viana, Cecília Lana