Bibliô #02

Julho 2013

Boletim eletrônico das Bibliotecas da EBP

 

Maria Josefina Fuentes (Diretora Secretária da EBP)
Tânia Abreu (Coordenadora da Comissão de Bibliotecas da EBP)

 

Dando continuidade ao projeto de que as Bibliotecas da EBP sejam corpos vivos que vibram e pulsam na cena da cidade, as treze Bibliotecas que compõem a EBP apresentam suas propostas de trabalho para julho de 2013.

 A programação é constituída de lançamentos de livros cujos temas abordam a psicanálise pura e aplicada, intensificando, através da letra e da escrita, o diálogo com outros saberes, ao tempo em que estimulam a leitura. Presenciaremos a organização de mesas-redondas sobre temas da atualidade que permitem, ao psicanalista, acompanhar o horizonte de sua época, como preconizava Jacques Lacan, assim como contribuir com posições que solidificam a ética da psicanálise em defesa do singular. Assistiremos, também, a filmes escolhidos pelos responsáveis pelas Bibliotecas, com posteriores debates, mantendo vivo o interesse pela arte – que, desde Freud, admirador dos poetas, antecede e ensina à psicanálise.

 

Temos a grata satisfação de convidá-los a visitar o site da EBP (www.ebp.org.br), onde estão alojados os primeiros números do BIBLIO REFERÊNCIAS e do BIBLIÔ ENTREVISTA. É também com satisfação que anunciamos a chegada da Revista Colofón n. 33, Cuerpos que hablan, com artigos de colegas brasileiros, e que estará,em breve, à venda nas Seções e Delegações da EBP. Reserve a sua!

 

 

BIBLIÔ REFERÊNCIAS

 

 MirtaZbrun com sua equipe, composta por Luciana Castilho e Patrick Almeida, nos brinda com uma excelente pesquisa das referências de O Seminário, livro  19: ...ou pior,de Jacques Lacan, relativa aos capítulos 1, 2, 3 e 4, ao estilo lacaniano, abrangendo temas tais como: linguagem e metalinguagem, a questão da escrita, o lugar da biologia lacaniana, entre outros. Vale a pena conferir, pois se trata do início de uma pesquisa que visa a contribuir pelo viés epistêmico com o Seminário Internacional da EBP, haun (http://www.ebp.org.br/haun), que acontecerá em Buenos Aires, no dia 21 de novembro de 2013, no seio das atividades do ENAPOL.

 

Clique aqui para ler o Bibliô Referências

 

BIBLIÔ ENTREVISTA

Fernanda Otoni recebeu Lucíola Macêdo para uma entrevisita intitulada X, ou a memória da infância; conversaram,na oportunidade, sobre Soante, livro-objeto e agalmático, precioso e bem cuidado.
As colegas mantiveram um tom leve e agradável na entrevisita, transmitindo-nos a ideia de duas antigas conhecidas que tomavam o chá das cinco enquanto dialogavam sobre temas amenos, mas profundos! Vale a pena ler e acompanhar o que Lucíola denominou o desletrar-sinthoma.
Boa leitura!

 

Clique aqui para ler o Bibliô Entrevista

 

ATIVIDADES NAS BIBLIOTECAS DA EBP

 

EBP-RIO DE JANEIRO

Diretor de Biblioteca: Fernando Coutinho

 

Noites da Biblioteca

Dia 5 de julho: às 19h na sede da EBP-RJ.
Mesa redonda e lançamento do livro: La palabra que falta és Una Mujer
A autora, nossa colega da EOL Carolina Rovere, foi convidada para fazer a apresentação do seu livro.
Leda Guimarães fará comentários e lançará o debate com os presentes.
Maria Lúcia Petraglia, colega recém admitida na EBP, coordenará a mesa.
Teremos noite de autógrafos.

 

Biblioteca na cidade

Dia 29 de julho: às 18h30min, na Maison de France. Exibição do filme de François Truffaut (1975): Adèle H.
Abertura da sessão: Marion Loire e Mirta Zbrun
Coordenação: Fernando Coutinho
Após a exibição haverá uma conversa com o público presente, basicamente professores e funcionários públicos, na happy hour da Maison de France. Em geral, esses eventos são bastante concorridos, e os presentes costumam participar intensamente. Os componentes de um cartel sobre a devastação feminina foram convidados para conversar com os presentes.

Adèle H, um filme de 1975 que logo entrará na categoria dos clássicos franceses, dirigido por François Truffaut.  O filme conta a história de Adèle, filha de Victor Hugo e a experiência que ela vivenciou em 1863, ocasião em que deixou a França em direção ao Canadá em busca do amor (não correspondido) pelo jovem tenente Albert Pinson.  O filme levanta questões como: uma obsessão amorosa? Um delírio erotômano? – entre outras, que serão comentadas no debate.

EBP-BAHIA

Diretor de Biblioteca: Nilton Cerqueira

 

Dia 12 de julho: acontecerá, na sede da EBP-Ba, o lançamento do livro, organizado por Jésus Santiago e Tânia Coelho, De que real se trata na clínica psicanalítica, ocasião em que o convidado, Jésus Santiago, fará uma intervenção sobre o tema.

 

No dia 17 de maio: aconteceu o lançamento do livro de Nieves Dafunchio Soria, colega psicanalista da EOL/AMP, intitulado Seminários: Clínica da Sexuação; Inibição, Sintoma e Angústia: uma clínica nodal das neuroses. O primeiro seminário ocorreu na sede do Instituto de Psicanálise da Bahia /EBP-BA e o segundo na sede da Seção Pernambuco na cidade de Recife.

O livro foi organizado por Célia Salles e Bernardino Horne, com quem constatamos que Nieves aborda a clínica na perspectiva do nó borromeano de Jaques Lacan “com delicadeza e profundo saber”. 
O livro está a venda na sede da EBP-BA e EBP-PE. Vale a pena conferir.

 

 


No dia 7 de junho, ao cair da noite, o CIEN foi inaugurado na EBP-BA/IPB com a participação da coordenadora do CIEN-RIO, Ana Martha Wilson Maia que, na companhia da Pediatra e Professora da UFRB, Martha Cerqueira, comentou o instigante documentário “Infância sob Controle” dirigido por  Marrie-Pierre Jaury /2009.


 O debate girou em torno das medidas propostas por diversos cientistas que, apesar de comprometidos com seu savoir faire, desqualificavam a singularidade da criança ao privilegiar o olhar em detrimento da escuta – tal como salientou Martha Cerqueira. Comportamentos seculares do infantil são tomados nesta película como passíveis de controle e objeto de pesquisas de caráter preventivo.

 

Ana Martha destacou a importância do CIEN como “o lugar onde se fala com línguas que não são a minha”, assim como relembrou a importância de “furar etiquetas” para que nem as mães tombem sob o discurso da culpabilidade, tão em voga, nem a criança sob estigmas que a marcarão por toda uma vida.

Um público animado compareceu à exibição do filme, participando ativamente do debate.

 

EBP- SANTA CATARINA

Diretor de Biblioteca: Laureci Nunes


Noites de Biblioteca

Dia 18 de julho: às 20h30, no Ático do Ed. Sudameris, à rua Jerônimo Coelho, 280, no Centro de Florianópolis.  Conferência: “O amor ao feminino em Chico Buarque, Freud e Lacan”, proferida por Louise Amaral Lhullier, psicanalista, correspondente EBP-SC, professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. Coordenação: Laureci Nunes
Informações: (48) 32222962 - www.ebp.com.br

 

EBP-PERNAMBUCO

Diretor de Biblioteca: Carolina Queiroz

 

Dia 11 de julho: na sede da EBP/PE haverá a exibição do filme Maus Hábitos (direção de Simón Bross), seguida de uma conversação interdisciplinar. A atividade é uma parceria entre a Biblioteca Mª do Carmo Vieira,  a Atividade de Estudo Preparatório para o ENAPOL e a Jornada da Seção PE.
Participarão do debate: Cristina Mendonça (Psicanalista do Círculo Psicanalítico de Pernambuco), Maria Fernanda Cardoso Della Costa (Endocrinologista) e Patrícia Alves (Psicóloga e Correspondente da EBP-PE).

 

DELEGAÇÃO PARAÍBA

Secretário de Biblioteca: Maria Cristina Maia Fernandes

Dia 25 de maio: na Noite da Biblioteca na Universidade, em parceria com o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, e tendo em vista o VI ENAPOL, a Delegação PB promoveu uma atividade, onde Marcelo Veras, atual Diretor da EBP, proferiu a palestra “O corpo para a ciência e para a psicanálise”. 
Marcelo partiu da premissa de que há inconsciente e de que ele está “cravado” no corpo. Trouxe a questão de como pensar a conjunção dos dois corpos – o da psicanálise e o da ciência –, e de como eles se entrelaçariam. Questionou sobre o que é o corpo para a psicanálise e em que ele se distancia do da ciência. Afirmou que, para a psicanálise, o corpo é afetado pela linguagem a partir do momento em que há um encontro do pedaço de carne que cai e se choca com a palavra – o troumatismo, traumatismo que cava um buraco, fura o corpo afetado pela palavra. 


Ele questionou de que maneira esse corpo reagiria à psicanálise, afirmando que o corpo também é patologizado pela palavra, dando o exemplo do câncer, onde as células se desviam e fazem uma patologia. A genética teria uma monocausalidade, mas a doença é multifatorial. Marcelo fala, então, do caráter imprevisto, aleatório, na maneira em que o corpo é afetado pela linguagem. Só há possibilidade de que o sujeito se apodere do corpo quando se é um corpo falante: não somos um corpo, mas temos um corpo. Isso implicaria uma certa separação: somos exilados do corpo – diz ele. Para a ciência, o corpo é o objeto, não precisa do Outro. Para a psicanálise, o corpo e seus objetos dependem do Outro. Enquanto o que se diz vem do Outro, o dizer é do sujeito. Se a comida vem do Outro, o comer é do sujeito etc. 


Além da Conferência, Marcelo Veras reuniu-se com membros da Delegação PB, ocasião em que apresentou as propostas da nova Diretoria para o biênio 2013/2105. Foi um momento importante para uma integração cada vez maior da Delegação PB.

 

DELEGAÇÃO ESPÍRITO SANTO

Secretário de Biblioteca: Tânia Prates

 

Dia 02 de julho: às 20h30, na sede da EBP/ES. A Biblioteca, que nesta Delegação se responsabiliza pela coordenação do Seminário de Orientação Lacaniana, trabalhará o Curso de Jacques Alain Miller intitulado “A experiência do real na cura psicanalítica”, proferido em 1998/1999. O tema será preparatório para o próximo Congresso Internacional da AMP.

 

DELEGAÇÃO MARANHÃO

Secretário de Biblioteca: Anísia Ewerton

 

Dia 20 de julho: às 16h, na Universidade Dom Bosco, às 16h, São Luís- Maranhão. Exibição do filme “Um Divã para Dois”. CINE INSIGHT


Comentários de Ernesto Mandelli, Membro da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana (SBRASH), participante da Delegação Geral do Maranhão.

 

COMISSÃO EDITORIAL

Redação: Maria Josefina Sota Fuentes e Tânia Abreu
Equipe: Mirta Zbrun, Fernanda Otoni, Ana Martha Maia, Laureci Nunes e Bernadette Pitteri
Coolaboradores: Fernando Coutinho (RJ), Laura Rubião (MG), Nilton Cerqueira (BA), Cynthia Freitas (SP), Carolina Queiróz (PE), Laureci Nunes (SC), Célia Winter (PR), Anícia Ewerton (MA), Aparecida Andrade de Lima (MG/MS), Ordália Alves Junqueira (GO/DF), Cristina Maia (PB), Tânia Prates (ES) e Cláudia Formiga (RN).

 

 

BIBLIÔ ANTERIORES