Bibliô #01

Maio de 2013

Boletim eletrônico das Bibliotecas da EBP

 

Maria Josefina Fuentes - (Diretora Secretária da EBP)

Tânia Abreu - (Coordenadora da Comissão de Bibliotecas da EBP)

 

 

A Biblioteca Una da EBP

A aposta que vem sendo sustentada no Uno que compõem o conjunto das 13 bibliotecas da EBP tem efetivamente permitido o crescimento de cada uma delas e favorecido os intercâmbios, conforme a orientação da Federação Internacional das Bibliotecas de Orientação Lacaniana, a FIBOL, fundada em 1990 por Judith Miller, da qual, direta ou indiretamente, todas as bibliotecas da EBP fazem parte.

 

Graças aos esforços da Diretoria anterior, atualmente temos 5 bibliotecas membros da FIBOL (EBP-RJ, EBP-MG, EBP-SP, EBP-BA, EBP-SC), um em vias de construção (EBP-PE), e as demais a ela indiretamente ligadas através da Diretoria e da Comissão de Bibliotecas, renovadas agora com a permutação.

 

Assumir a orientação da FIBOL para as nossas bibliotecas implica em tomá-las, não como o lugar de um refúgio onde se encontram os livros empoeirando na estante caduca, mas como um lugar da ação lacaniana em cada cidade, cujo objetivo principal é esclarecer a prática lacaniana àqueles que se interessam pela psicanálise, dentro e fora deste campo, como também articular o trabalho em intensão e extensão, buscando nas fronteiras o lugar fecundo para debates e críticas que aportem à psicanálise novas perspectivas, constantemente renovadas com as mudanças na cultura.

 

Para tanto, a FIBOL estabelece uma política de aquisições que visa dispor ao leitor a gama mais ampla possível de volumes das obras de Freud e Lacan, bem como das suas referências, do trabalho dos seus alunos e discípulos publicados no Campo Freudiano, e das publicações advindas das disciplinas afins – o que requer um trabalho permanente de recenseamento do campo freudiano.

 

Por outra parte, a biblioteca como lugar privilegiado de interface com as demais disciplinas, das artes à ciência, deve promover debates, apresentações, conferências, para discutir, polemizar, e assim beber de novas fontes para transmitir a psicanálise e deixar-se ensinar.

 

A orientação política da biblioteca estabelecida pela FIBOL – que vocês podem ler no texto de apresentação de Judith Miller no nosso site: http://ebp.org.br/biblioteca/fibol-por-judith-miller/ - é o pilar que sustenta nossas ações no âmbito da Diretoria de Bibliotecas da EBP.

 

A Comissão de Bibliotecas da EBP

Dar consistência à biblioteca Una implica um amplo leque de ações. Para tanto, contamos com a Comissão de Bibliotecas da EBP, coordenada por Tânia Abreu e composta por Mirta Zbrun, Ana Martha Maia, Laureci Nunes, Fernanda Otoni e Bernadette Pitteri, que trabalhará com a equipe dos 13 Diretores e Secretários de bibliotecas nas Seções e Delegações da EBP.

 

Para efetivar o intercâmbio internacional com as demais bibliotecas da FIBOL, Ana Martha Maia prossegue o trabalho já em marcha da permuta das publicações internacionais. Recebemos e enviamos por correio dezenas de revistas, mantendo atualizadas as nossas bibliotecas e levando nossas publicações para outros países.

 

Pelo intercâmbio nacional, Laureci Nunes se ocupa do levantamento das coleções em cada uma das bibliotecas da EBP para lograr completar os acervos e garantir a permuta das nossas publicações entre as 13 bibliotecas.

 

Nesse sentido, a digitalização completa das revistas Opção Lacaniana e Correio foi uma conquista importante da Diretoria anterior. Em Porto de Galinhas, distribuímos 13 Cds a cada um dos responsáveis pelas bibliotecas da EBP, garantindo a coleção completa das duas revistas em todas as Seções e Delegações. Para digitalizar outras revistas nacionais, convidamos Maria Bernadette Pitteri, que já prossegue neste trabalho. Ela é também responsável pelo site da EBP, juntamente com Bruno Sena e Luiz Felipe Monteiro, equipe formada pelo Diretor Geral da EBP, Marcelo Veras.

 

A consolidação do acervo mínimo estabelecido pela FIBOL requer também a informatização das bibliotecas, a inclusão no sistema PHL e a existência de um bibliotecário responsável em cada biblioteca. Contamos com Edson Roberto Mohr, bibliotecário de Santa Catarina que prestará auxílio aos demais bibliotecários da EBP no suporte técnico do sistema PHL, na implantação do Thesaurus de indexação, na definição dos padrões de catalogação, na implantação do empréstimo de livros e periódicos pelo PHL, etc.

 

BIBLIÔ: o boletim eletrônico das bibliotecas da EBP

Mantendo a proposta do Boletim criado na gestão anterior, o BIBLIÔ, que cresceu em todos os aspectos, dividimo-lo em três volumes: o Bibliô Informa, Bibliô Referências e Bibliô Entrevista.

 

No Bibliô Informa, este próprio boletim, mensal e rubrica da Diretoria na Rede, vocês encontrarão as notícias reunidas do que acontece no universo das Bibliotecas da EBP, e será editado por Maria Josefina Sota Fuentes, Diretora Secretária da EBP, e Tânia Abreu, coordenadora da Comissão de Bibliotecas da EBP, contando com a colaboração de toda a equipe da Bibliotecas.

 

No Bibliô Entrevista, Fernanda Otoni conversará com nossos autores de livros, teses, dissertações e já nos prepara surpresas! Recolhendo nos escritos uma autoria, ela também entrevistará nossos AEs, tomando a perspectiva da escrita do sinthoma na análise transmitida na experiência do passe. 

 

BIBLIÔ REFERÊNCIAS

Mirta Zbrun, coordenando sua equipe composta por Luciana Castilho de Souza e Patrick Almeida,dedica-se à confecção do Bibliô Referências, boletim eletrônico e aperiódico, de referências bibliográficas relevantes para a EBP. É ela mesma quem explica a proposta:

 

O Bibliô referências é o conjunto de elementos de uma obra escrita onde se deverão destacar título, autor, editora, local de publicação e outros dados que permitam ao leitor deste Boletim eletrônico a identificação da referida obra. A um conjunto de referências bibliográficas, normalmente apresentadas no final de uma obra, dá-se o nome de "referências bibliográficas" ou apenas "referências".  Neste sentido Bibliô Referências terá como propósito oferecer ao leitor ferramentas de estudo, de reflexão, e de pensamento na psicanálise de Orientação Lacaniana, contribuindo desse modo para a atualização da prática analítica, de seu contexto, de suas condições, de suas coordenadas inéditas no século XXI.

 

A Comissão está preparando as referências do Seminário 19 de Lacan, o tema do, haun – Seminário Internacional da EBP(http://www.ebp.org.br/haun) que ocorrerá em Buenos Aires, no dia 21 de novembro de 2013, durante a semana do ENAPOL ampliando as referências que estão ao final do Seminário, aportando novos elementos de estudo e realçando conexões entre os próprios seminários do Lacan.

 

LANÇAMENTOS DE LIVROS

Noticia do Seminário VI de Jacques Lacan

"O mês de junho de 2013 será um mês de grande importância para a psicanálise, pois, segundo anunciado no site da AMP, estará nas livrarias o Seminário VI de Jacques Lacan, O desejo e sua interpretação. Aguardado com entusiasmo pelos leitores e estudiosos da psicanálise, em especial pelos psicanalistas de Orientação Lacaniana, é mais um dos seminários de Lacan estabelecido por Jacques-Alain Miller, que nos convida a ler nele “uma intervenção de Lacan”. Anterior ao seminário VII A ética da psicanálise, O desejo e sua interpretação se insere na primeira época do ensino de Lacan, quando, no seu retorno a Freud, Lacan percorrerá o caminho que o levará a postular o pai na função de sintoma. Estudar hoje O desejo e sua interpretação abrirá para os psicanalistas as portas da clínica do século XXI: aquela dos novos objetos de gozo, novos laços e novos lugares do sujeito." (Mirta Zbrun)

 

 

 

Soante, de Lucíola Freitas de Macêdo. Editora Scriptum. Belo Horizonte, 2013.

Em Soante, Lucíola Macêdo faz do poema um modo de leitura das palavras que irrompem e ressoam do mais absoluto silêncio, de modo que a escrita daí advinda torna-se também um lugar de escuta. Ruth Silviano Brandão, na orelha do livro, afirma que a exibição do branco não é sem função neste trabalho, que parece ser o de desletrar, de ir a um lugar sem nome, gerando um verdadeiro despetalar de palavras que deixam o silêncio perpassar por entre elas. Com efeito, esse silêncio vai mostrando sutilmente um oco, em torno do qual as palavras se movimentam. Soante é um livro-objeto: precioso e bem cuidado – para usar as palavras de Ruth Silviano. Os desenhos da artista plástica Isaura Pena estão em fina sintonia com ele. Em suas formas, que se metamorfoseiam conforme os poemas, os desenhos vão compondo um movimento fugaz. Somando isso, ao exercício de apresentação da forma, e ao modo como são trabalhados os espaços vazios das páginas, o leitor terá que correr se quiser acompanhar o despetalar das palavras”. (Jefferson Ubiratan)

 

 

ATIVIDADES NAS BIBLIOTECAS DA EBP

EBP - MINAS GERAIS
Diretor de Biblioteca: Laura Rubião

 

A articulação possível entre Psicanálise e Ciência é um tema que nos provoca cada vez mais. Em tempos de supremacia da técnica em detrimento da enunciação subjetiva, assistimos a uma hipertrofia dos procedimentos terapêuticos que se propõem a avaliar as mais diversas respostas sintomáticas por meio de instrumentos, protocolos, escalas-padrão. Não é difícil perceber aí a cumplicidade entre o discurso da ciência e o discurso capitalista movido pela premissa de que tudo se pode consumir, inclusive saúde e bem estar social, supostos produtos a serem recolhidos das práticas psi. As atividades da Biblioteca da EBP-MG dedicam-se ao tema Psicanálise e Ciência.

 

Dia 18/6: lançamento do livro: De que real se trata na clínica psicanalítica? – Psicanálise, ciência e discursos da ciência. Com o intuito de contemplar o tema de nossa próxima Jornada, “Psicanálise e Ciência: o real em jogo” fica aberto o convite para acompanharmos as preciosas contribuições de Jésus Santiago e Tânia Coelho, em torno da apreensão do real feita pela ciência em contraposição ao ponto de vista da Psicanálise. Responsáveis: Jésus Santiago e Tânia Coelho.

 

Aconteceu no dia 13 de maio: a Biblioteca da EBP-MG recebeu a colega Clotilde Leguil na conferência "Lacan leitor de Sartre: do desejo de ser à vergonha de gozar", onde transmitiu de modo claro e singular um paralelo entre estes dois contemporâneos. Segundo Clotilde Leguil: "Se, para Sartre, o inferno são os outros, para Lacan o inferno é o nosso próprio gozo e a psicanálise serve para sair desse inferno".

 

EBP - RIO DE JANEIRO
Diretor de Biblioteca: Fernando Coutinho

Dia 7/6: às 18h30, na sede da Seção RJ Mesa redonda do lançamento do livro De que real se trata na clínica psicanalítica, organizado por Tânia Coelho e Jesus Santiago. A atividade será coordenada por Fernando Coutinho, e contará com as intervenções de Tânia Coelho e Antonio Teixeira e o debate sera de Manoel Motta.

 

EBP - BAHIA
Diretor de Biblioteca: Nilton Cerqueira

Dia 7/6: Exibição do filme Infância sob controle (direção de Marrie-Pierre Jaury/2009), seguida de uma conversação interdisciplinar, que terá como convidadas Ana Martha Maia (psicanalista da AMP/EBP e coordenadora do CIEN no Rio de Janeiro), e Marta Baltazar Cerqueira (pediatra e professora da UFRB). Iniciativa articulada ao CIEN.

 

EBP - SANTA CATARINA
Diretor de Biblioteca: Laureci Nunes

Dia 20/6: às 19h30, mesa redonda sobre o tema "casamentos homoafetivos", em comemoração à aprovação no Estado de Santa  Catarina do casamento no civil de pessoas de mesmo sexo. Com a participação do psicanalista Oscar Reymundo e do Prof. Dr Jeanine Philippe. Coordenação: Laureci Nunes

 

DELEGAÇÃO ESPÍRITO SANTO
Secretário de Biblioteca: Tânia Prates

Dias 4, 11, 18 e 25: às 20h30, na sede da EBP/ES. A Biblioteca, que nesta Delegação se responsabiliza pela coordenação do Seminário de Orientação Lacaniana, trabalhará o Curso de Jacques Alain Miller intitulado “ A experiencia do real na cura psicanalítica”, proferido em 1998/1999. O tema será preparatório para o próximo Congresso Internacional da AMP.

 

Na permutação

Para concluir, um presente das duas Diretorias da EBP – a que nos deixou e esta que acaba de entrar –, que logo mais estará nas 13 Bibliotecas da EBP. O DVD completo do XIX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, ocorrido nos dias 23 e 24 de novembro de 2012, onde as Mulheres de hoje atraíram mais de 900 pessoas em Salvador. Um belo presente para todos nós!

 

Comissão Editorial

Redação: Maria Josefina Sota Fuentes e Tânia Abreu
Equipe: Mirta Zbrun, Fernanda Otoni, Ana Martha Maia, Laureci Nunes e Bernadette Pitteri
Coolaboradores: Fernando Coutinho (RJ), Laura Rubião (MG), Nilton Cerqueira (BA), Cynthia Freitas (SP), Carolina Queiróz (PE), Laureci Nunes (SC), Célia Winter (PR), Anícia Ewerton (MA), Aparecida Andrade de Lima (MG/MS), Ordália Alves Junqueira (GO/DF), Cristina Maia (PB), Tânia Prates (ES) e Cláudia Formiga (RN).