Scroll to top

Latusa é uma publicação periódica da Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Rio de Janeiro. Publica textos (artigos, ensaios, seminários, conferências, traduções e resenhas) dedicados ao pensamento de Jacques Lacan e suas interlocuções de natureza clínica, científica, filosófica ou artística. Seu objetivo é divulgar trabalhos de autores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros na área de psicanálise lacaniana para proporcionar a seus leitores produções de interesse.

Cabe ao Editor e ao Conselho Editorial o exame e a aprovação dos trabalhos enviados. É reservado o direito de não publicação de trabalhos em desacordo com a orientação da revista. Os trabalhos serão avaliados segundo seu rigor epistemológico e clareza, e também segundo sua pertinência e relevância ao tema proposto. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus trabalhos no período máximo de dois meses. A comissão editorial se reserva o direito de fazer as devidas revisões sem passar pelo aval dos autores. O autor só será consultado no caso de mudanças significativas no texto.

IMPORTANTE: O próximo número terá o formato e-book (digital). Não serão aceitos casos clínicos, vinhetas ou fragmentos clínicos, e nem testemunhos de passe.

  • Os pontos de vista e as opiniões emitidas pelos autores são de inteira responsabilidade dos mesmos.
  • Os artigos aceitos serão publicados conforme a programação da revista e os originais não serão devolvidos.
  • Os temas de cada número e o prazo final da entrega das colaborações serão divulgados com antecedência pela EBP-Rio.
  • Os trabalhos devem ser encaminhados em arquivo do programa Word for Windows, versão 6.0 ou superior, fonte Arial, corpo de letra 11, digitados com espaço 1½, com até 8 laudas ou 15.000 caracteres, incluindo os espaços.
  • Os artigos devem ser acompanhados de resumo (português e inglês) e 3 a 5 palavras-chave (português e inglês).

A apresentação dos trabalhos deve conter:

  • Título; nome do(s) autor(s), filiação científica, endereço para correspondência e e-mail;
  • O autor deve também indicar se tem alguma filiação ao Campo Freudiano: membro da EBP/AMP; aderente da Seção-Rio (ou de outra Seção ou Delegação); cartelizante; aluno do ICP-RJ (ou de outro Instituto do Campo Freudiano); participante de Núcleo de Pesquisa; participante do CIEN.
  • As referências bibliográficas devem ser apresentadas no final do texto. No caso de mais de uma obra do mesmo autor, as menções deverão ser dispostas em ordem cronológica de publicação.
  • Todos os trabalhos mencionados no texto devem constar como referência em nota de rodapé, que devem ser situadas no final da respectiva página, respeitando os seguintes modelos:

LIVRO
LACAN, J. O Seminário, livro 7: a ética da psicanálise (1959-1960). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991, p. 7.

COLETÂNEA
FORBES, J. (org.) Psicanálise ou psicoterapia. Campinas: Papirus, 1997, p. 58.

ARTIGO EM COLETÂNEA
LAURENT, É. “A luta da psicanálise contra a depressão e o tédio”. Em: Kalimeros, A dor de existir. Rio de Janeiro: Contra Capa, 1997, p. 164.

ARTIGO EM REVISTA
MILLER, J.-A. “Delenda”. Em: Opção Lacaniana, n.º 18. São Paulo: Eolia, 1997, p. 5.

FONTES ELETRÔNICAS
PAIVA, G. “Dante Moreira Leite: um pioneiro da psicologia social no Brasil”. Em: Psicologia USP. Scielo Scientific Eletronic Library, http://www.scielo.br. Acesso em 12/03/2009.

É responsabilidade do(s) autor(es) a correta apresentação e exatidão das citações no texto, bem como a correta aplicação dos ítens das regras de publicação. Caso contrário, corre-se o risco de recusa do trabalho.

O envio implica automaticamente a autorização do autor e a cessão à revista Latusa dos direitos autorais patrimoniais referentes exclusivamente à publicação na mesma. Cabe ao autor a responsabilidade pelo conteúdo do texto enviado, e à Comissão de Publicação de Latusa a seleção e revisão do mesmo.


ENVIO DOS ARTIGOS : Os artigos deverão ser enviados, com o título “Latusa 25”, seguido do nome do autor, para os seguintes e-mails:
Cristina Frederico: [email protected]
Biblioteca da EBP-Rio:  [email protected]

  • Permutas de exemplares devem ser solicitadas à: Biblioteca da Escola Brasileira de Psicanálise – RJ.
    Telefone: (021) 2539-2721
    E-mail: [email protected]
  • Pedidos de exemplares devem, da mesma forma, ser solicitados à: Biblioteca da Escola Brasileira de Psicanálise – RJ.
    Telefone: (021) 2539-2721
    E-mail: [email protected]