Sobre o falo, o saber e as redes sociais

A “queda do falocentrismo” nos interroga tanto como fenômeno em si, como em suas possíveis “consequências para a psicanálise”. Tenho lido, ouvido e aprendido com colegas que exploram as nuances desse tema em torno do exercício do poder e da política, da partilha sexual, das relações econômicas, entre tantos outros. A partir daí, busco aqui…

Falocentrismo

Marcus Andre Vieira (EBP/AMP) Entrevista para o Boletim Polifonia n.03  do XXII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano 2018, “A queda do falocentrismo, consequências para a psicanálise”: http://encontrobrasileiro2018.com.br/entrevista-com-marcus_andre/ Tags: objeto imaginário, significação fálica, Nome-do-Pai, sintoma  

Sobre o destino do falo na perspectiva do sinthoma

A função do Pai mudou e com isso a “bússola fálica perdeu seu brilho e seu caráter operatório”[i]. Nesse sentido, os semblantes que costumavam acolher um modelo de identificação regulado pelo pai da tradição, e pelo Ideal, tornaram-se precários para abordarmos os modos de situar a pulsão na atualidade. “Novos modos de respostas surgem, novas…