21 de novembro 2013 - Hotel Panamericano - Buenos Aires - Calle Carlos Pellegrini 551

 

Boletim haun #007

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Editorial

Elisa Alvarenga

 

Nosso Boletim traz, neste número, mais duas contribuições ao debate que se inicia, virtualmente, e que continuará no dia 21 de novembro em Buenos Aires. Aí escutaremos o argumento de Eric Laurent – Por que o Um? – e intervenções curtas de vários colegas, que farão conversar a comunidade da EBP com os colegas da EOL e da NEL que nos acompanharem nesta tarde de investigação e elaboração coletiva.

 
Maria Luiza Rangel, nossa colega da Bahia, debruçando-se sobre o capítulo do Seminário 19 sobre “a topologia da fala”, interroga as relações entre “há Um” e o inconsciente. Ela parte da pergunta de Lacan sobre o sentido e a significação – fálica – para pensar o inconsciente a partir do gozo do sujeito. A entrada do Um implica a dimensão do inconsciente real, explicitada por Lacan no Prefácio à edição inglesa do Seminário 11, e destacada por Miller com a distinção entre inconsciente transferencial e inconsciente real, fora do sentido. 


É o que Rosane da Fonte, nossa colega de Pernambuco, retoma de maneira interessante com um fragmento clínico, que nos mostra como um sujeito é marcado pela língua e assim determinado em sua orientação sexual. Rosane parte da pergunta de Lacan – o ser falante é falante por causa de alguma coisa que sucede com a sexualidade, ou isso sucede com a sexualidade porque ele é o ser falante? – para nos apontar que, longe do mito de Eros, a clínica mostra que, para os dois sexos, não se trata de fazer Um. O conjunto vazio suporta o Um que se inscreve como marca e porta de entrada no discurso. Na análise, toma-se a direção do Outro que está destinado a dissipar-se até que reste o Um sozinho, assemântico e causa de gozo. No fragmento clínico em questão, a interpretação pelo equívoco perturba o choque inicial do significante sobre o corpo e abre a possibilidade para novos sentidos. É o que se espera de uma análise: que o Um que não cessa possa escrever outra coisa.

 

Neste número, damos prosseguimento à publicação do BIBLIÔ REFERÊNCIAS, trabalho de pesquisa, realizado por Mirta Zbrun e sua equipe, trazendo agora as referências do capítulo X do Seminário 19 – ferramenta útil à leitura deste Seminário.  

 

Lembramos, por fim, que o número de vagas do Seminário Internacional haun é limitado, portanto, consulte nosso site www.ebp.org.br/haun ou se dirija a uma Seção ou Delegação da EBP para garantir desde já sua inscrição.

 

 

Há Um e o inconsciente

Maria Luiza Rangel

 

“É nisto que o nó borromeano é a melhor metáfora do seguinte: que nós só procedemos do Um. (...). Quando eu disse- Há Um, quando insisti, quando verdadeiramente pisoteei isto como um elefante durante todo o ano passado, vocês veem ao que eu os introduzia” 1

O Boletim Haun nº 4 traz o texto de Zélia A. Galesi “Algumas consequênciasdo Há Um no ensino de Lacancujo enfoque nos ajuda a pensar os desdobramentos desse enunciado de Lacan em seu último ensino. Seguirei nesta direção.


Quase que anunciado no Seminário, livro 19, ...ou pior, Há Um alcança maior dimensão no Seminário 20, mas seus desdobramentos se estendem até mais adiante nas proposições lacanianas.


Tentarei me deter neste momento do ensino, sobretudo nas consequências na linguagem em relação ao inconsciente, a partir dos enunciados que ressoam no capítulo quatro designado como Topologia da fala.


A topologia fundamental da qual decorre toda função da fala é aquela que se organiza em torno dos quadrípodes que estruturam os quatro discursos. Esses discursos gravitam em torno dos quatro polos – semblante, verdade, gozo e mais-de-gozar.


Nesta parte do seminário, Lacan indaga de partida, de onde vem o sentido. Seu foco é retomar desde o dito inaugural o “inconsciente é estruturado como uma linguagem” em “Função e campo da fala...” 2 passando pelos discursos para extrair as consequências da assunção do Há Um. O real também está em mira, pois, nessa linguagem articulada por onde circula a metonímia do objeto a, somente o S1 sozinho é relacionado ao real. Não é por outra razão que ele vai indagar sobre o sentido.


Seu viés é o inconsciente transferencial, no âmbito do campo simbólico, e consiste em uma linguagem articulada em uma cadeia significante S1-S2 que compõe um discurso. Numa análise, essa linguagem é geradora de sentido e comporta uma interpretação.


A função da fala, na perspectiva do discurso, é ser a única forma de ação que se coloca como verdade. Todo ser humano fala, isso fala, a fala caminha por si, é a origem de todos os fatos porque o que quer que seja só chega à categoria do fato quando é dito, Lacan argumenta. Mas há uma diferença entre falar e dizer. Uma fala que funda o fato é um dito, mas a fala funciona mesmo quando não funda fato algum. Daí, a amplitude da fala enquanto produtora de sentido.


Mas falar também implica fazer uso do falo, da significação.


A menção aqui da “Bedeutung” permite situar, nos discursos, a dimensão da verdade implícita na existência dos dois sexos. Nesses discursos, dois vetores divergem: O gozo e o gozo fálico. O gozo é um gozo fálico, mas não correlativo ao gozo sexual. Quanto ao polo do gozo, como obstáculo à relação sexual, trata-se do semblante. Então, temos, de um lado, o semblante e, do outro, o gozo fálico.
Quando se trata da fala como função, é importante que os dois polos sejam definidos – o do semblante e o do gozo. “Assim é o inconsciente: só pode postular-se a partir do gozo do sujeito”. Sua fórmula do inconsciente, aqui, já adota significante e gozo juntos. Com a introdução do corpo, chegará ao conceito de falasser em substituição ao de sujeito.


É deste âmbito que Lacan indaga: “como se dá a entrada do Um?” 3
A entrada do Um, no conjunto dos enunciados, implica a dimensão do inconsciente real, noção que vai se tornar muito cara aos lacanianos e, é o que Miller vai tomar como eixo em seu conhecido artigo: O inconsciente real. 4


Esta dimensão se coloca no momento preciso em que Lacan formula, no Prefácio dos Outros escritos: “Quando (...) o espaço de um lapso já não tem nenhum impacto de sentido (ou interpretação), só então temos certeza de estar no inconsciente” 5.


O inconsciente agora, já sugere outra definição que não seja tão somente a estruturação como linguagem articulada.


Anunciada depois do Seminário O Sinthoma, livro 23, essa frase foi examinada de perto por J.-A. Miller que propôs o disjunção entre inconsciente e interpretação explícita na diferenciação entre inconsciente transferencial e inconsciente real.


É colocado, em destaque, o valor do sem-sentido na prática analítica que sempre foi enfatizado e posto em função por Lacan.
No Seminário Mais, Ainda ele introduz a dimensão do “se goza”, do corpo que goza de si mesmo, subvertendo a fórmula cartesiana para “Eu go(z)sou” que conjuga ser e gozo, uma vez que o ser está relacionado à ontologia, dimensão do sentido, ao passo em que o gozo é relativo ao que não comporta sentido.


A implicação do Um para o entendimento do inconsciente é apresentada no mesmo Seminário quando é proposto um mais-além:
“O Um encarnado na alíngua é algo que resta indeciso entre o fonema, a palavra, a frase, mesmo todo o pensamento. É o de que se trata no que eu chamo de significante mestre (...)”. 6


Assim, a linguagem, tida como elemento estruturante do inconsciente, não se resume apenas à articulação significante, ao par ordenado S1-S2. É alíngua que sustenta a linguagem extraindo dela sua sustentação implicada no signo. Alíngua remete ao isso freudiano como sede das pulsões. A via do significante não absorve o gozo opaco inerente ao não sentido. O inconsciente ganha, então, outro estatuto. Estamos no campo do inconsciente real.


Conforme Lacan demarca no Seminário 20 “A linguagem sem dúvida é feita de alíngua. É uma elucubração de saber sobre alíngua. Mas o inconsciente é um saber, um saber-fazer com alíngua7. E o que saber fazer com alíngua ultrapassa em muito o que podemos dar conta a título de linguagem”8


É possível concluir, então, que Lacan – ao incluir a matemática e a lógica e anunciar Há Um – instala um novo paradigma na doutrina que alcança um ponto de escansão importante. Isso permitiu o franqueamento pleno à dimensão do real com a atualização do conceito de sintoma, (Sinthoma) ponto crucial na experiência de uma análise.

 


1 LACAN, J. O Seminário. Livro 20. Mais ainda ( 1972-1973). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, p. 174.

2 ________ “Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise”. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1998.

3 LACAN, J. O Seminário. ...ou pior. Livro 17 ( 1971-1972). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, p. 74.

4 MILLER, J.-A. O inconsciente real. Curso 2006-2007. Opção Lacaniana on line. Disponível em http://www.opcaolacaniana.com.br. Acesso em 20/09/2013.

5 LACAN, J. Prefácio à edição inglesa do Seminário 11. In Outros escritos (2003) Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, p.567.

6 LACAN, J. O Seminário. Livro 20. Op. cit., p.54.

7 O grifo é nosso.

8 LACAN, J. O Seminário. Livro 20. Mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor 2008, p.149.

 

 

Ressonâncias...

Rosane da Fonte

“Será que o ser falante é falante por causa de alguma coisa que sucede com a sexualidade, ou será que essa alguma coisa sucede com a sexualidade porque ele é o ser falante?”

Essa é uma das questões levantadas na aula de 3 de março de 1972, que escolhi para desenvolver – considerando a insistência de Lacan nesse seminário sobre as fórmulas da sexuação – para pôr em destaque Yadl’Un que transcorre toda experiência analítica: ponto de origem e ponto limite.


O ser humano – homem ou mulher – inscreve-se, forçosamente, no seu habitat, que é a linguagem. Porque fala, está implicado em um gozo opaco, silencioso, fora de sentido, real.


O campo da psicanálise é o campo da linguagem. Para todo ser falante, a relação sexual traz questões pelo fato de que: “Não há relação sexual.” A clínica psicanalítica dá testemunhos das incidências do modo de gozo do sujeito como determinante desse “não há” – real da sexualidade.


Lacan se utiliza da lógica para caracterizar a sexualidade como sexuação. Nessa perspectiva, acentua a defasagem entre o real biológico de sexo definido pela diferença entre homem e mulher, e as determinações simbólicas impostas ao sujeito pela incidência contingente do significante no corpo, produzindo uma marca de gozo que define suas escolhas. A sexuação põe em jogo a insondável decisão do ser que implica a subjetivação do modo de gozar.


Ao longo do seu ensino, Lacan trouxe avanços importantes relativos ao estatuto da sexuação. Inicialmente, definiu a sexuação com base no modelo freudiano da fase fálica que implica uma simetria entre os dois sexos a partir da concepção do falo. Segue avançando com a construção suplementária formalizada na vertente não toda fálica pelo fato de constatar a insistência do real atrelado à sexualidade, esse Um singular não se presta ao universal.  

     
“Não há nada mais perigoso do que as confusões quanto ao que vem a ser o Um.” Porque a ideia do Um, fundamentada no mito de Eros, enuncia a união entre os sexos, à qual a psicanálise se contrapõe radicalmente sustentada na evidência clínica em que, para os dois sexos, de nenhum modo se trata de fazer um. Um de uma união.


Onde começa o Um? O Um, diz Lacan, surge do lugar de uma falta. O conjunto vazio suporta o Um – que surge desse conjunto e se inscreve como marca constituindo-se a porta de entrada do discurso.


O Um produz ressonâncias. Na construção das fórmulas da sexuação, destaca-se a exceção: o ao menos Um, que escapa à castração e configura o universal: “o para todos” do lado masculino, ao mesmo tempo em que ele aponta a impossibilidade do todo, o que se inscreve como ? não todo fálico, do lado feminino das fórmulas fazendo furo no universal. O todo não é o todo, visto que há “o Um” do conjunto vazio que ex-siste ao todo. Lacan introduz o vazio no quantificador feminino.


Foi de enorme importância o passo de Lacan relativo à sexuação pelo fato de formalizar uma dissimetria das posições sexuais a posição masculina determinada pela lógica do todo que formaliza o universal: para todo sujeito, funciona a função fálica, ou todo homem está submetido à castração e a posição feminina que não provém totalmente do universal: gozo do corpo inominável, sem localização, sem medida que determina a presença de uma relação ao infinito.


O Um sozinho, não contável, não enumerável, Um da não relação, Um do real permanece sempre recoberto pelo discurso analisante, sendo, nesse ponto de onde emana toda a pluralidade do Um, que se põe a trabalhar na série.


“Lacan começou a ordenar a experiência analítica pelo campo do Outro”, mas avança demonstrando que esse Outro não existe como anterioridade lógica, o que existe é o Um sozinho por onde começa uma análise quando o sujeito se encontra deslocado, angustiado e em desequilíbrio no discurso do Outro. Na análise, toma-se a direção do Outro suposto saber que está destinado a decifrar-se, dissipar-se até que reste o Um sozinho; Um do gozo opaco que se repete nas suas manifestações sintomáticas.


A operação analítica toma, como trajetória, a repetição do Um do significante fálico articulado na cadeia semântica e segue tendo, como horizonte, o Um de lalangue – S1 assemântico, suporte da linguagem, sem sentido e causa de gozo.


O conjunto das quatro formas da sexuação acompanha o percurso de uma análise sustentando, no que diz respeito à sexualidade, o enunciado: “não há relação sexual.” Esse axioma que está do lado feminino torna explícito Yadl’un.


Assim, podemos referir as duas vias pelas quais a sexualidade se impõe ao falasser. De um lado, por meio da linguagem, a partir do real da diferença dos sexos definida pela universalidade fálica. Do outro, introduz-se pelo Um do gozo que resulta do encontro contingente do significante com o corpo que se apresenta como hiância entre os dois sexos, e implica uma impossibilidade simbólica no que diz respeito ao sexo.


Retomo a indagação de Lacan para articular, com um fragmento clínico extraído do trabalho de Esthela Solano: “Será que o ser falante é falante por causa de alguma coisa que sucede com a sexualidade, ou será que essa alguma coisa sucede com a sexualidade porque ele é o ser falante?”

 

Vinheta clínica

 

Uma analisante, cujo sofrimento passa pelo que chamamos uma homossexualidade feminina, traz algo importante sobre o tema. Ela nunca viveu experiências de amor, de desejo ou de atração pelos rapazes. Ela não veio à análise para mudar isso, sabe que é sem esperanças, mas quer saber por que, para ela, isso é assim. E eis que, depois de ter vivido uma experiência muito dolorosa, depois de se ter engajado em uma história de amor com uma pessoa do mesmo sexo que era particularmente doente, muito perturbada, ela se interrogou sobre a razão de se meter nesse tipo de situação e com esse tipo de mulher.


Concluiu, contudo, que esse acontecimento era animado pela fantasia de salvar uma mulher em perigo, uma mulher perturbada. Isso tomava várias formas, porém, era a sua fantasia de se colocar como a salvadora da mulher. Por estar em análise, seu relato remonta para além da série de mulheres circunstanciais de sua vida em direção à relação com sua mãe. Ela descobre, diria a analista, a raiz de sua escolha homossexual em sua fantasia de salvar a mãe. Como sempre, isso chega assim à análise: ela sempre ouviu que, quando pequena, sua mãe quase morreu em razão de uma doença infecciosa muito grave. Foi salva graças à penicilina.


Ora, o nome dessa paciente termina com o som “...lina”. Então, quando era pequena, ela ouviu que a mãe fora salva graças à “pênis-...lina”. Foi para esse lugar que ela se viu aspirada. Na verdade, esse exemplo muito nos ensina sobre como é ser marcado pela língua e quanto isso pode determinar uma orientação sexual, tal como um destino.


O equívoco sonoro, uma vez lido, perturba o choque inicial do significante com o corpo e como efeito abre a possibilidade para novos sentidos.

 

Referências

LACAN, J. O seminário, livro 19: ... ou pior (1971-1972). Rio de Janeiro: J. Zahar, 2012.
MILLER, J.-A. Argumento de Jacques-Alain Miller. Tradução de Ilka Franco Ferrari. VI ENAPOL, Boletim Corpo a Texto, n. 13, 2013.
SOLANO-SUAREZ, E. A identificação ao sintoma no final de análise. Correio, n. 33, p. 27-38, jul. 2001.

 

1 Psicanalista, membro da EBP-PE e AMP.

2 LACAN, J. O seminário, livro 19: ... ou pior (1971-1972). Rio de Janeiro: J. Zahar, 2012, p. 93.

3 Ibid., passim.

4 Ibid., p. 104.

5 LACAN, 2012.

6 MILLER, J.-A. Argumento de Jacques-Alain Miller. Tradução de Ilka Franco Ferrari. VI ENAPOL, Boletim Corpo a Texto, n. 13, 2013.

7 SOLANO-SUAREZ, E. A identificação ao sintoma no final de análise. Correio, n. 33, pp. 27-38, jul. 2001.

 

 

Bibliô Referências

 

CAPÍTULO X – Há-Um

 

TEMA 1- EXISTÊNCIA, UM E A CIÊNCIA.

 

Neste capítulo Lacan discorre sobre o conceito de existência a partir do enunciado: “Há-um”.


Uma mudança de paradigma se opera quando Lacan trabalha com Cantor e Frege a partir do conceito de Um e que é tão diferente do Um de Galileu que era o Um do número, Um de uma existência natural, derivado do Um individual do corpo. Enquanto que o Um da lógica, o Um que interessa Lacan é o Um do real. E esse Um do real, “Há-um”, é da ordem da escrita – em oposição à fala:


{Escrita (Existência) ◊ Fala (Ser)}.

 

Autores citados:

Galileo Galilei (1564-1642) é considerado como pai da ciência moderna. Ele foi um matemático, geômetra, físico e astrônomo italiano.

 

Através de observações rápidas e precoces, ele abalou os fundamentos da disciplina astronômica. Homem das ciências, ele foi um defensor da abordagem copernicana do Universo e do movimento terrestre, vindo a propor a adoção do heliocentrismo, dentre outras. No domínio das matemáticas, Galileo apostava que a linguagem da natureza se daria através da escrita matemática: quer dizer, com isso, que a natureza se transforma em um real que contém um saber.

 

Esse postulado científico é traduzido por Lacan em dois enunciados: a) de que “Há saber no real” (Jacques Lacan, "Nota italiana". Em Outros escritos, Rio de Janeiro, JZE. 2003, p. 312.) e, b) de que o cientista "aloja saber no real" dito de outra maneira, o saber científico é um saber no real. Ou seja, vemos aí a ideia de um real da ciência que é absolutamente sobreposto ao simbólico. Enquanto que o real, para a psicanálise, é da ordem da fórmula “não há relação sexual” – quer dizer, o real da psicanálise é um real que não para de não se inscrever e que se encontra em oposição ao real da ciência cuja certeza pode se escrever.

 

Referências

Jacques-Alain Miller. Lire un symptôme. Revue Mental. Revue internationale de psychanalyse, 06/2011, n°26. - p. 49-58.

Cf. Jacques-Alain Miller. « L’Un-tout-seul », curso de 23 de março de 2011, inédito.
Nesta aula, Miller diferencia os campos da existência e do “para-ser” ou “aparência”. A existência estaria correlacionada à medida da escrita, enquanto que o “para-ser” estaria em conjunção com a fala.

Jacques-Alain Miller. Apresentação do tema do IX Congresso da AMP. Conferência apresentada, em espanhol, no dia 26 de abril de 2012, em Buenos Aires, por ocasião do VIII Congresso da AMP. Texto consultado em:
http://www.congresamp2014.com/pt/template.php?file=Textos/Presentation-du-theme_Jacques-Alain-Miller.html

Miquel Bassols; Em psicanálise não há saber no real. Texto de orientação para o IX Congresso da AMP. Consultado em:
http://www.congresamp2014.com/pt/template.php?file=Textos/Dans-la-psychanalyse-il-ny-a-pas_Miquel-Bassols.html

 

TEMA 2: REALIDADE NATURAL, REALIDADE DO FANTASMA: APOIO LÓGICO AO UNICÓRNIO.

Quando Lacan evoca a perspectiva científica e a existência, a sustentação lógica que se pode dar ao unicórnio faz referência ao trabalho de Serge Leclaire a respeito do “poordjeli”. Sobre o “poordjeli” e a interpretação significativa cf. J. Lacan, O Seminário, livro XI, Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise, capítulo 19 “Da interpretação à transferência”. Lacan afirma que o trabalho de Leclaire ilustra a passagem da interpretação significativa em direção ao não-sentido significante. Ou seja, a interpretação é uma significação que faz surgir um significante irredutível.


Além do mais, é no seminário do ano seguinte, “Posições subjetivas do ser” (mas que por prudência Lacan acabou por nomeá-lo de “Problemas cruciais para a psicanálise” e cujo primeiro título seria “Posições subjetivas da existência”) que vemos um debate em torno da questão do nome próprio (a partir de uma conferência de Serge Leclaire) e Jacques-Alain Miller com o seu texto sobre a sutura significante.

 

Autores citados:

Serge Leclaire (1924-1994) foi um psicanalista francês e um dos primeiros discípulos de Lacan, além de seu analisando. Nos anos sessenta, Leclaire tenta dar conta do fim da análise a partir de uma revelação que viria através de uma fórmula no seu caráter fonético e fora de sentido; ou seja, é uma demonstração de como a cadeia significante determina o sonho e de como a estrutura da linguagem seria inerente ao inconsciente. O caso célebre e que exemplifica isto é o caso do homem do unicórnio com sua fórmula de “poordjeli” e que foi apresentado. Posteriormente, Leclaire se distancia de Lacan estabelecendo sua própria teoria analítica.

 

Referências

Serge Leclaire. Le rêve à la Licorne, in Psychanalyser, Le Seuil, Paris, 1968.

J. Laplanche et S. Leclaire, « L’inconscient : une étude psychanalytique », in L’inconscient, VIème Colloque de Bonneval (1960), Paris, Desclée de Brouwer, 1966 ; ou Bibliothèque des introuvables, 2007.

Jacques-Alain Miller. La suture. Cahiers pour l'analyse, 01/1966, 1. - pp. 37-49 (Retomado a partir de uma intervenção no Seminário de Jacques Lacan do dia 24 de fevereiro de 1965).

 

TEMA 3 - EXTRAVAGÂNCIAS DO NÚMERO

Lacan equivale a teoria dos conjuntos de Cantor com o “Há-um” na maneira como ele funda a Menenlehre, a teoria dos conjuntos e as consequências das “extravagâncias do número” na história das matemáticas: desde Platão, o número irracional é algo que escapa ao campo do Um, ao método exaustivo de Arquimedes e ao uso do infinito para definir o transfinito, ou mesmo a série trigonométrica de Fourier, ou o triângulo de Pascal – ao qual Lacan se serve para figurar o que, na teoria dos conjuntos, se denomina como as partes dos conjuntos e a relação do Um com o nada, a falta de onde se cria o furo.

 

Autores citados:

Arquimedes de Siracusa (287 a.C. – 212 a.C.) foi um grande cientista, físico, matemático (considerado o mais importante da Antiguidade) e engenheiro grego da Antiguidade Clássica. No nível das matemáticas, ele utilizou o método da exaustão para calcular a área sob o arco de uma parábola com a soma de uma série infinita e deu um enquadramento do número Pi (π) de uma precisão bastante acurada. Embora difícil de realização, o método da exaustão permaneceu, no seu domínio, o único método de demonstração considerado como verdadeiramente rigoroso durante séculos. Mesmo o surgimento do método dos indivisíveis de Cavalieri no início do século XVIII, não fez com que o método da exaustão se tornasse completamente obsoleto. Ele foi ultrapassado, anos depois, pelo sucesso do cálculo infinitesimal, cuja autoria é atribuída a Leibniz e a Newton.

 

Referências

Blaise Pascal (1623-1662) foi um matemático, físico, inventor, filósofo, moralista e teólogo francês. Matemático de renome, ele desenvolveu, e. g., um método de resolução do “problema dos partidos” que resultou, durante o século XVIII, no cálculo das probabilidades, influenciando as teorias econômicas modernas e as ciências sociais. Em matemática, o triângulo de Pascal é uma apresentação dos coeficientes binominais num triângulo. É designado desta maneira em homenagem a Pascal, embora ele tenha sido estudado por diversos outros matemáticos em séculos anteriores, sobretudo por Yang Hui, na China, e Al-Karaji, na Pérsia.

 

En mathématiques, le triangle de Pascal, est une présentation des coefficients binomiaux dans un triangle. Il fut nommé ainsi en l'honneur du mathématicien français Blaise Pascal. Il est connu sous l'appellation triangle de Pascal en Occident, bien qu'il fut étudié par d'autres mathématiciens des siècles avant lui en Inde, Perse, Maghreb, Chine (où il est appelé « Triangle de Yang Hui »), Allemagne et Italie.

 

Jean Baptiste Joseph Fourier (1768-1830) foi um matemático e físico francês, conhecido pelos seus trabalhos sobre a decomposição das funções periódicas em séries trigonométricas convergentes chamadas “série de Fourier” e sua aplicação ao problema da propagação do calor. Geralmente se atribui a ele a descoberta do efeito estufa.


Est un mathématicien et physicien français né le 21 mars 1768 à Auxerre et mort le 16 mai 1830 à Paris. Il est connu pour ses travaux sur la décomposition de fonctions périodiques en séries trigonométriques convergentes appelées séries de Fourier et leur application au problème de la propagation de la chaleur. Em 1870, Cantor desenvolve e prova o teorema da unicidade para as series trigonométricas.

 

Referências

Œuvres de Fourier, publiées par les soins de M. Gaston Darboux, vol. 1, Paris, Gauthier-Villard et fils, 1888.

Œuvres de Fourier, publiées par les soins de M. Gaston Darboux, vol. 2, Paris, Gauthier-Villard et fils, 1890.

Œuvres d'Archimède traduites littéralement avec un commentaire par F. Peyrard; éd. Chez François Buisson, 1807, p.601..

O leitor lerá com proveito os artigos de Nathalie Charraud sobre Cantor, Lacan e as matemáticas:

Nathalie Charraud. Cantor avec Lacan (I). La Cause freudienne, 05/1998, n°39. - pp.117-125.

_______________.Cantor et Lacan, II. La Cause freudienne / Nouvelle revue de psychanalyse, 09/1998, n°40. - p. 139.

_______________. Georg Cantor : superlatif et infini. Actes de l'Ecole de la Cause freudienne, 11/1987, n°13. - p. 112.

_______________. Infini et Inconscient : essai sur Georg Cantor. Anthropos, 1994, p.288.

Lacan et les mathématiques / CHARRAUD Nathalie. Anthropos, 1997, p. 110.

 

 

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