Territórios Lacanianos #014

Coordenação: Glória Maron e Andrea Reis

 

ICP-RJ nos Territórios Lacanianos

 

Este mês Territórios Lacanianos apresenta o Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro. Interessante acompanhar que a Escola, sua lógica coletiva, sua política de transmissão e de formação de analistas, orientam o trabalho no ICP. Ao mesmo tempo esse enlaçamento se dá de forma a manter a diferença entre eles e a função que cada um deles tem para o outro.


O ICP-RJ, desde sua fundação, traz a marca de sua vocação para a pesquisa em psicanálise. Outro traço que se destaca é o contato direto e permanente com as questões trazidas à psicanálise por seus praticantes que incidem diretamente no modo como se ensina e pesquisa.


Além do eixo da investigação teórica e clínica desenvolvida pelos Núcleos de Pesquisa, o ensino mais sistemático da psicanálise é transmitido através do Curso Introdutório e do Curso Fundamental.


O leitor entrará em contato com um ensino que coloca tanto o professor quanto o aluno em posição de servir-se dos textos de Freud e Lacan, orientada pelos cursos de J. A. Miller, para interrogar e elaborar os impasses que desacomodam a prática do analista. Outro ponto que se refere ao ensino é a escolha de dois conceitos que orientam a estrutura dos Cursos a cada semestre nas diferentes turmas do ICP, incidindo também na estruturação do Curso Introdutório. Essa modalidade de funcionamento visa colocar os alunos e professores engajados num trabalho que terá seus efeitos transmitidos e recolhidos num Colóquio realizado semestralmente.


Outro canal importante de encontro e elaboração dos resultados do trabalho do ICP são as conversações clínicas organizadas com a presença de um êxtimo de outro Instituto do Campo Freudiano.


O trabalho extraído do ensino e pesquisa do ICP-RJ constitui a base para a organização de uma publicação anual  da Coleção Andamento. Finalmente, nas entrevistas filmadas vocês poderão assistir uma breve apresentação da diretoria do Instituto, onde será possível ter acesso ao trabalho de cada comissão, além do depoimento de alunas de três diferentes turmas do Curso Fundamental que testemunham sobre os efeitos do ensino que se faz ali para a prática clínica e para a formação de cada uma. 

 

 Boa leitura!


 

O Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro – ICP/RJ

ICP-RJ nos Territórios Lacanianos

 

Apresentar o ICP/RJ nos territórios lacanianos, é falar de seu modo atual de funcionamento, que traz a marca de sua vocação para a pesquisa em psicanálise.
Ao apoiar-se para sua fundação, em alguns núcleos de pesquisa que já existiam, o ICP manteve  desde seu inicio um contato direto e permanente com as questões trazidas à psicanálise por seus praticantes.


Como organizar um curso para a transmissão mais sistemática do referencial teórico da psicanálise, mantendo vivas as questões trazidas por sua prática, foi desde o início nosso desafio. Consideramos que a modalidade atual do curso, que tem a duração de três anos, tem conseguido lidar com esse desafio produzindo um novo entusiasmo no ensino e na pesquisa da psicanálise, graças a alguns fatores que gostaria de destacar:

 

1-A transmissão apoiada na prática de leitura de textos de Freud e Lacan, orientada pelos cursos de Jacques-Alain Miller, coloca tanto o professor como o aluno em posição de interrogar o texto a partir das dificuldades, dos impasses de sua prática, para encontrar nos conceitos ali elaborados, as bússolas, as ferramentas que possam lhes servir de orientação. O conceito como aquilo que resta da elaboração de uma prática, necessita ser tomado em perspectiva, no movimento de sua construção e de sua atualização. Seguindo essa proposta introduzimos no curso a leitura de textos "Outros Escritos" de Lacan. Temos assim conseguido enlaçar de forma nova os vários momentos do ensino de Lacan e a força da descoberta freudiana transmitida em seus 5 casos clínicos, que são trabalhados ao longo do curso.  Vemos o efeito dessa abordagem do conceito na forma como os alunos se permitem utilizá-los para ler sua prática, podendo sustentar sua própria enunciação.

 

2- O privilégio dado a cada ano a um binômio conceitual a ser explorado pela leitura dos textos nas três turmas, visando com isso colocar seus participantes engajados na pesquisa, fornece uma contribuição ao Colóquio da Comissão de ensino ( realizado duas vezes por ano) e lança as bases para a organização de uma publicação anual  da Coleção Andamento, que transmitirá as elaborações teórico-clínicas dessa pesquisa.  No ano de 2014 o binômio que temos trabalhado é Inconsciente e Sintoma, buscando as várias modalidades de articulações entre eles em momentos diferentes do ensino de Lacan. O ponto de apoio para esse trabalho tem sido a reunião mensal dos professores de cada semestre para pensar o tema a partir da leitura de um texto da orientação lacaniana. Esse ano o texto escolhido foi o Seminário sobre os caminhos de formação do sintoma de Jacques-Alain Miller. O trabalho em torno desse binômio conceitual tem orientado também o Curso Introdutório que acolhe além de psicólogos, que trabalham em consultório e em  instituições,  outros profissionais que buscam uma orientação para sua prática na psicanálise.

 

3- O entrelaçamento Instituto / Escola, que vem se consolidando cada vez mais de forma a manter a diferença entre eles e a função que cada um deles tem para o outro. 

 

O Instituto, através de seus núcleos de pesquisa e das perguntas trazidas pelos participantes dos cursos, oferece à Escola um canal para entrar em contato com as questões de nossa época.  A Escola, sua lógica coletiva e sua política de transmissão e de formação de analistas, orienta o trabalho no ICP para que os conceitos e seu uso não se desgarrem em formas de ensino que terminam por ficar contra a experiência e o discurso da psicanálise. O tripé da formação do analista ( análise pessoal, supervisão e elaboração teórica de sua prática) é sempre lembrado no ICP por sua articulação com a Escola.

 

A invenção de várias modalidades de encontro entre os núcleos de pesquisa para transmitirem o andamento de suas elaborações e poderem assim contribuir com as pesquisa uns dos outros e com o ensino nos três anos do curso.

 

As conversações clínicas organizadas com a presença de um êxtimo de outro Instituto do Campo Freudiano tem sido o lugar privilegiado de encontro e elaboração. Este ano tivemos uma Conversação com casos apresentados pelos Núcleos de Psicanálise e direito,  e Psicose e saúde mental, com a presença de Jorge Forbes como debatedor. Nessa ocasião ele pode apresentar também a pesquisa realizada no Instituto que coordena – o IPLA.


Em outubro teremos mais uma Conversação dos núcleos com a presença de Marie-Hélène Brousse, nossa colega da Escola da Causa Freudiana, que coordena o Atelier de Psicanálise em Paris.

 

Os relatórios das comissões de nossa  diretoria (Comissão de ensino – Paula Borsoi, Comissão de Núcleos de pesquisa – Maria Inês Lamy, Comissão de Publicação – Andréa Reis Santos) e da diretora de tesouraria e Infraestrutura, Ana Martha Wilson Maia, assim como o meu enquanto diretora geral do ICP estão em nosso site à disposição daqueles que desejem informações mais detalhadas de nosso funcionamento.