Orientação Lacaniana

Março 2014

 

Um novo ano se inicia na EBP e, com ele, se renova a Orientação Lacaniana, vetor que atravessa a EBP, não-toda. Uma nova Comissão se constitui: Biblio Referências de Jacques-Alain Miller. Trata-se de organizar uma Bibliografia com tudo o que temos publicado em português, de Miller, tanto virtualmente quanto em papel: cursos, livros e conferências, textos em revistas e livros da EBP, textos em livros de autores do Campo Freudiano, em sites de Encontros e Seminários, em revistas e publicações on-line, e outros. Participam dela, até agora: Tânia Abreu, Mirta Zbrum, Tânia Coelho, Simone Souto, Gleuza Salomon, Maria Bernadete Pitteri, Eduardo Riaviz e Alberto Murta. Quem tiver interesse em contribuir, entre em contato conosco!

 

O ano passado intercambiamos idéias, experiências, e divulgamos alguns textos de Jacques-Alain Miller que nos serviram de orientação: "Não há o Outro do Outro", e "Pequena reflexão sobre o além do Édipo". Talvez possamos abordar, este ano, os temas do Congresso da AMP - "Um real para o século XXI" - e do Encontro Brasileiro - "Trauma nos corpos, violência nas cidades" -, a partir do Seminário de Lacan publicado o ano passado – Le désir et son interpretation - e destes textos de Miller, que fazem uma leitura deste Seminário dos anos 50 à luz da nossa época e do último ensino de Lacan.

 

Um terceiro texto de Miller retoma sua “Apresentação do Seminário VI”, realizada em Paris na Jornada das Seções Clínicas de 2013. Publicado em francês e espanhol no site www.latigolacaniano.com ele será publicado em português no próximo número de Opção Lacaniana. Miller nos apresenta aí o Seminário VI através do fio condutor do fantasma, considerando que temos nele uma primeira lógica do fantasma.  O Seminário VI dá continuidade ao tema da interpretação do desejo, sobre o qual conclui o texto “A direção do tratamento”, e a expressão “fantasma fundamental” já presente neste texto, é o título de um dos capítulos do Seminário. Miller ressalta que, nessa época, a pulsão tem o estatuto de uma demanda inconsciente e tem relação com os significantes, ao passo que o fantasma diz respeito à relação do sujeito com o objeto. Mais tarde, a pulsão se aproximará do fantasma e o objeto será reconhecido no registro do real, de tal maneira que, no último ensino de Lacan, fantasma e pulsão serão confundidos no sinthoma como modo de gozo.

 

O  Seminário de Orientação Lacaniana na Seção Minas, debruçado sobre o tema do próximo Congresso da AMP, vai investigar como o real aparece no Seminário VI de Lacan. Quando Miller aponta que não há Outro do Outro, ou um mais além do Édipo, ele nos indica que algo do real já incidia nesse momento do ensino de Lacan, mesmo que sua formalização só viesse mais tarde. Pretende-se incluir, na discussão do Seminário VI, o ininterpretável como o que é opaco ao sentido e escapa à dialética do desejo, para indicar o que, bem mais tarde, Lacan apresenta como o sinthoma.

 

Na Seção Pernambuco, optou-se também pela leitura e discussão do Seminário Le désir et son interprétation, articulando-o aos textos de Miller. O objetivo do estudo é contemplar tanto o tema do Congresso da AMP como o do Encontro Brasileiro. Numa atividade aberta aos interessados, os membros se reunirão uma vez por mês para o debate.  BibianaPoggi será a nova coordenadora e cada membro ficará responsável por um encontro.

 

A Delegação Paraíba pretende trabalhar seguindo essa orientação de Miller sobre o último ensino de Lacan,  acerca de um real para o século XXI, a partir dos textos que apresentam o Seminário VI. Este seminário é coordenado pelos membros de Escola na Paraíba.

 

Na Delegação Geral Maranhão trabalha-se o último ensino de Lacan que aponta para o real a partir da revelação de Lacan, em O desejo e sua interpretação, de que 'Não há o Outro do Outro'.

 

Na Delegação Geral MS/MT dar-se-á continuidade ao trabalho iniciado no ano passado, com algumas incursões no Seminário VI. Pretende-se abordar temas referentes ao Encontro Brasileiro.

 

A EBP-São Paulo escolheu trabalhar o tema do XX Encontro Brasileiro - o trauma - que será também o tema de suas Jornadas (12 e 13 de setembro).


Maria Bernadette Pitteri vai oferecer este ano na Clipp, um Seminário sobre "O Desejo e sua interpretação".

Na Seção Santa Catarina houve permutação da coordenação em 2014, de Silvia Emília Espósito a Luís Francisco Espíndola Camargo. Haverá uma reunião a cada 15 dias sobre o tema das Jornadas locais, “Psicanálise, crença, leis”, no primeiro semestre, e do Encontro Brasileiro, no segundo.

 

A Seção Bahia, até o Congresso da AMP, dedicar-se-á aos verbetes de Scilicet e ao estudo dos Papers. Em seguida dará continuidade ao estudo do Curso de Miller "A experiência do real", intercalando com o tema do Encontro Brasileiro.

 

Na Seção Rio, a coordenação do seminário de Orientação Lacaniana continua a cargo de Romildo do Rego Barros e o Curso de Miller escolhido é El ultimísimo Lacan.


Para Romildo, “a passagem para esse tempo, o ultimíssimo, se dá como um salto, e não como uma evolução. Os próprios itálicos usados para escrevê-lo já indicam uma dificuldade em qualificá-lo positivamente, e até em traduzir a expressão francesa le tout dernier, sintetizada na época por Jacques-Alain Miller com a sigla TDL.Esse salto vai do inconsciente como equivalente à história, para o real extratempo, fora das leis da linguagem e do jogo intersubjetivo. Isso implica uma ruptura na relação – de analogia, segundo Miller – que a situação analítica mantém com a história e com a continuidade, e um aumento da importância que passa a ter a contingência. Se o tempo perde a continuidade, ou seja, se já não se pode representá-lo pela imagem de uma flecha que vai do passado ao futuro passando pelo presente, é, portanto, a base da prática analítica que está em questão.


Na Delegação Espírito Santo o Curso de Miller trabalhado será Extimidade.

 

O desejo de manter a Orientação Lacaniana no centro das atividades da Delegação Paraná, levou à organização de três espaços:


O primeiro é o cartel de Orientação Lacaniana, que está em andamento desde o ano passado, e tem como texto de base o Seminário de Miller "O ser e o Um".


O segundo é a "Leitura comentada dos Seminários de Lacan". No ano passado trabalhou-se o Seminário 19 e neste ano pretende-se trabalhar o Seminário 6.


Por último, considerando a necessidade de realizar atividades preparatórias aos eventos da AMP e EBP, abriu-se um espaço entitulado "A Orientação Lacaniana no contemporâneo" onde serão trabalhados alguns dos textos do Congresso da AMP, neste primeiro semestre de 2014. O segundo semestre será dedicado a textos do Encontro Brasileiro.


Esta foi a forma encontrada para trabalhar a Orientação Lacaniana, implicando os membros e correspondentes, e abrindo para a participação de um público jovem em formação. Para a efetivação e sustentação destes espaços, conta-se com a colaboração ativa de Nancy Greca Carneiro e Márcia Stival.

Um novo cartel foi composto com fins de responsabilizar-se pelo Seminário de Orientação Lacaniana na Delegação Geral GO/DF, apostando que essa circulação de lugares será interessante para o trabalho e para o envolvimento dos participantes da DG com a Orientação Lacaniana.

 

Nossa idéia é permitir que, a partir da diversidade de experiências de cada Seção e Delegação, possamos intercambiar e extrair um produto que sirva a cada um nas suas leituras, mas também a um espírito de elaboração coletiva em prol dos temas que nos convocam, em direção ao Congresso da AMP, ao Encontro Brasileiro e às Jornadas locais.

 

Elisa Alvarenga
Março de 2014