Extimid@des 01

 

A Escola Brasileira de Psicanálise, seus membros, estão em constante interação com as questões do mundo contemporâneo. Extimid@ades é uma coluna que traz pequenas notas, links, entrevistas ou artigos relevantes para a nossa comunidade. É o mundo, em sua "metamorfose ambulante", que nos desafia com novas questões éticas, jurídicas e científicas. 

 

 

 

"Sou totalmente a favor da eutanásia"

Mayana Zatz, entrevistada por Alain Mouzat

 

Cientista engajada no debate ético, ao qual nos convidam os avanços da Genética, Mayana Zatz fala sem rodeios

 

A cientista, professora titular de Genética Humana da USP, comenta também a sua experiência de sete anos de acompanhamento dos atendimentos na Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano-USP, criada e dirigida, a seu convite, por Jorge Forbes.

 

http://www.ipla.com.br/editorias/saude/sou-totalmente-a-favor-da-eutanasia.html

 

 

 

Terapia de Risco

- "Terapia de Risco" (Side Effects, Steven Soderbergh, EUA, 2013) entra em cartaz na mesma semana em que estréia o DSM V. O filme expõe com uma clareza aguda o cinismo com que o uso de medicamentos é tomado pelo discurso do capitalismo, tanto por quem engole a pílula, como por quem prescreve. Nessa lógica, Soderbergh mostra como os efeitos colaterais nunca são de placebo.

 

Adiamento da votação do projeto chamado “cura gay”

- No último dia 8 de Maio, o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, solicitou à Comissão de Direitos Humanos e Minorias o adiamento da votação do projeto chamado “cura gay”.  Trata-se de uma proposta do parlamentar João Campos (PSDB-GO) que susta os artigos da resolução 01/99 do Conselho Federal de Psicologia que estabelece que “os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades” e “não se pronunciarão, nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica”. O argumento do parlamentar reside na idéia que tal resolução restringe o trabalho dos psicólogos e o direito da pessoa de receber orientação profissional. Na prática, propostas como esta do parlamentar João Campos caminham no sentido de buscar regulamentações sobre o exercício da profissão que merecem a atenção. Esta notícia será alvo do próximo EBP Debates.