Editorial #13
1+1=1
O filme Incêndios, de Denis Villeneuve, ao abordar a tensão no oriente médio pelo enigma da clivagem feminina mãe/mulher, mostra o que há de impossível nas guerras que se sucedem. A cada tentativa de eliminar o outro, é o mesmo que morre. A contabilidade dos mortos, registrados em milhares, apaga a solidão de cada soldado no front, de cada corpo em vala comum, de cada pranto pelos que se foram. Pensar a guerra como um muro de identificações é diferente de pensá-la como um muro de lamentações. Passado o horror coletivo, restam no front Féraud e D’Hubert, os personagens incansáveis da novela de Conrad, Os Duelistas, filmada magistralmente por Ridley Scott. A guerra de todos e o sintoma de cada um estão, precisamente, no coração do tema que a EBP vem trabalhando por todo o ano rumo ao seu XX Encontro, em Belo Horizonte nos dias 21, 22 e 23 de novembro próximos. Aqui mesmo no DR vocês encontram o link que permite fazer as inscrições. É importante que estas sejam feitas o mais breve possível, já que a expectativa recolhida por todo o Brasil nos mostra que será difícil acolher todas as inscrições.
Julho encerrou seus dias com o Brasil interpretando os mistérios do fracasso da identificação. Por que duzentos milhões de torcedores unidos não garantem uma taça? Nas redes sociais, passou-se rapidamente do não vai ter copa ao não vai ter taça. Nesse infinito speaker’s corner que é a internet, tantas e tão diversas foram as explicações para o 7 a 1, quanto áridas foram as respostas. Uma coisa é certa, superamos o trauma de 50. Agora é hora de voltar ao trabalho. Não deixem de acompanhar, na rubrica Acontece na EBP, os eventos das Seções e Delegações. Em agosto realizamos em Florianópolis, juntamente com as jornadas da Seção Santa Catarina, o primeiro colóquio do Observatório Lacaniano. Esse olhar para o psicanalista na cidade é fundamental para nossa Escola. É o que impede que falemos em círculos, para os mesmos.
Também a diretoria da EBP tem um grande trabalho, físico, pela frente. Trata-se de desembalar, triar e catalogar as mais de trinta caixas de documentos dos 20 anos de nossa história, que agora encontram um abrigo próprio na sala recentemente comprada em São Paulo para o escritório da EBP. A sala terá também uma mesa de reuniões para dez lugares - confortável o suficiente para as longas reuniões do conselho, diretoria e mesmo cartel do passe.
No mais, leiam nossas rubricas. Territórios Lacanianos e Debates, sempre buscando novos portos e pontos de vista. Além da Dobradiça de Cartéis e da Bibliô, a rubrica Extimid@des ganha também um formato de revista, buscando reagrupar seus textos em torno de algum tema relevante. Nesse mês o tema escolhido é guerra. No momento em que lembramos os 100 anos da primeira guerra mundial, vemos o mundo novamente dividido por combates e perdas de vidas que extrapolam qualquer esforço de sentido. O presidente da Associação Mundial de Psicanálise lançou uma moção de solidariedade aos nossos colegas que se encontram em regiões diretamente afetadas pelo conflito. Nós, da diretoria da EBP, nos associamos à AMP nesta moção. Vale aqui relembrar a surpresa quando as duas cartas do filme Incêndios encontram seus destinatários, é quando a verdade oculta pelo ódio revela que 1+1 é igual a 1.
Boa leitura!