Editorial #04

Marcelo Veras

 

 

BANNER

 

Escrevo esse editorial em mais um voo, de volta para casa, depois de um intenso fim de semana de trabalhos da Jornada de Cartéis da Seção Rio. Na semana passada foi Goiânia, antes Teresina, em breve Curitiba e São Luiz, muito mais está previsto até o final do ano. A EBP nos faz viajar muito, seguramente mais que em qualquer outro país da Associação Mundial de Psicanálise. Ultimamente sou atravessado pela música Querelas do Brasil, de Maurício Tapajós e Aldir Blanc, imortalizada pela voz de Elis, o Brasil não conhece o Brasil. É impreciso cuidar do Brasil. E, no entanto, a orientação lacaniana se espraia e continua despertando interesse, abrindo novas perspectivas para a clínica, a formação do psicanalista, os que operam a psicanálise possível nas cidades e instituições. O DR de setembro prossegue com a missão de ligar a experiência múltipla dessa Escola, cada vez mais inserida no Brasil continental, permitindo que nos conheçamos melhor e aprendamos o saber fazer com a psicanálise ali onde o sintoma interroga a prática de cada um.

 

O fim de ano se aproxima, e com ele muitas das Jornadas, Encontros e Seminários que foram preparados exaustivamente pela comunidade psicanalítica da EBP e AMP. Nosso encontro marcado em Buenos Aires, no dia 21 de novembro, será o momento de concluir um estudo admirável feito sobre o Seminário XIX ...ou pior em todas as Seções e Delegações da EBP. Os boletins do haun mostram a vitalidade e rigor teórico desse trabalho. O Bibliô Referências sobre o Seminário XIX, capitaneado por Mirta Zbrun, já é em si mesmo uma referência incontornável. Visitem o site do haun, leiam seus boletins e... se inscrevam, o quanto antes! O apagão de energia da última semana deixou as inscrições on-line fora do ar por alguns dias, agora elas estão restabelecidas.

 

No momento em que diversas atividades e jornadas da EBP se debruçam sobre o importante tema das relações entre a psicanálise e ciência, nada mais justo que apresentar, na rubrica Territórios Lacanianos, o Projeto Genoma que, graças à iniciativa e esforço de Jorge Forbes, há dez anos já antecipava muitas das questões que agora estamos trabalhando. É o momento em que aproveito para agradecer, como Diretor da EBP, a pesquisadora Mayana Zatz pelo modo aberto e sem rodeios com o qual vê os impasses e avanços das relações entre sua pesquisa e a psicanálise. É uma honra para a EBP poder contar com a sua amizade.

Por outro lado, nem tudo caminha bem quando caímos no campo das falsas ciências e nos descaminhos das promessas de solução simplificada de algumas abordagens terapêuticas e da indústria farmacêutica. O EBP Debates aborda o tema da medicalização da infância e convidou os colegas a opinarem sobre esse tema inquietante. Nosso observatório traz mais notícias sobre a atuação da EBP junto ao movimento que permitiu o veto de alguns pontos específicos do dispositivo legal proposto para regulamentar o ato médico. Eis um passo importante para pensar a nova participação do psicanalista no mundo atual. Não se trata apenas do psicanalista cidadão, hoje o psicanalista deve participar das tomadas de posição políticas sempre que o tema for o cerceamento do discurso e da ação da psicanálise.

 

Assim, aos poucos, o DR renova e amplia a proposta de Lacan de fazer um recenseamento do campo freudiano. Nas rubricas Extimidades e Acontece na EBP encontramos a subversão do que é dentro e fora da Escola. Vocês verão que a escrita desse boletim se faz em um plano moebiano. Caminhando pelo psicanálise ganhamos o mundo, caminhando pelo mundo chegaremos à psicanálise.

 

O avião vai aterrissar. Mais uma missão cumprida. Como foi simpática a jornada de Cartéis do Rio! O cartel está firme na EBP, a seu modo, sempre precário e promissor. Basta conferir o Dobradiça de Cartéis abaixo, vocês vão se surpreender com o que acontece no Brasil. 

 

Tinhorão, urutu, sucuri
O Jobim, sabiá, bem-te-vi
Cabuçu, Cordovil, Caxambi, olerê
Madureira, Olaria e Bangu, Olará
Cascadura, Água Santa, Acari, Olerê
Ipanema e Nova Iguaçu, Olará
Do Brasil, SoS ao Brasil
Do Brasil, SoS ao Brasil