Ecos de Miami

 

Agradecimento

Alicia Arenas


Alícia ArenasA Comissão Organizadora do Miami Symposium 2013 agradece a cada um dos participantes que fizeram o possível com sua presença e trabalho, e que souberam transformar este encontro em um verdadeiro “Festival” de intercâmbio epistêmico e humano, tal como escreveu Pierre-Gilles Gueguen em recente resenha em Lacan Cotidiano 329.

Colegas de dezenove países incorporaram-se ativamente ao evento contribuindo com sua singularidade clínica transformada em saber exposto. Temos que sublinhar o grande número de participantes e textos recebidos, a quem agradecemos especialmente. A presença de todos eles – na qual se destacou o número de argentinos e americanos – foi mostra de um grande compromisso com a psicanálise. Logo abaixo pode ser visto o gráfico que indica a participação de cada um dos países.

Em suas palavras de abertura, Leonardo Gorostiza destacou que o motivo do Symposium era o lançamento do número inaugural de Culture/Clinic, publicação da University of Minnesota Press, cujos editores são Maire Jaanus e Jacques Alain Miller, com a colaboração de Marie-Hélène Brousse. Destacando o significado desta nova publicação, indicou que, segundo seu editorial, ela é dedicada a abrir“um espaço de debate livre e de controvérsia onde tanto a experiência clínica, sempre singular, como o estado atual da civilização, que implica necessariamente considerar o coletivo, possam intercambiar pontos de vista e superar o que em geral se torna uma oposição paralisante entre o individual e o social”.

Localizando as coordenadas da época, sublinhou que vivemos em um tempo que se situa cada vez mais fora da égide do Pai e da tradição, o que mostra cada vez mais os limites do Édipo freudiano, tanto para entender as transformações da clínica dos nossos dias quanto para elucidar os fenômenos sociais a que assistimos. “Efetivamente –concluiu – estamos diante do que se tem chamado de uma feminização do mundo, talvez um dos fenômenos mais profundos da nossa época sobre o qual, durante este Symposium, poderemos debater e conversar”.

Isto pôde ser comprovado à medida em que as mesas foram se desenvolvendo. Tanto nas plenárias como nas simultâneas, produziu-se um intenso debate, bem como um avanço em direção à formalização de vários desses temas, demonstrando o valor do trabalho que se realiza no mundo a partir do ensino de Jacques Lacan.

Na sexta-feira, 31 de maio, às 13h30min,iniciou-se o evento com a apresentação de Culture/Clinic feita por Maire Jaanus, Veronique Voruz, Scott Wilson, Marie-Hélène Brousse e Russell Grigg, seguida da conferência da convidada especial Joan Copjec, com os comentários de Elisa Alvarenga, Marie-Hélène Brousse e Veronique Voruz. Imediatamente, teve lugar uma mesa redonda com os universitários de Miami, Irma Barron e Diana Barroso (CAU) e Daniel Brady e Nan Van Den Bergh (FIU) comentada por Pierre-Gilles Gueguen. Os moderadores da tarde foram María Cristina Aguirre e Thomas Svolos.

No sábado, 1º de junho, durante todo o dia, colegas de todos os lugares do mundo apresentaram,simultaneamente, sessenta e quatro textos em quatro salas, cada um com seu comentário. Foram abarcados temas como “Mulheres de Hoje”, “Mascarada feminina”, “Mãe versus Mulher”, “Destinos de mulher”, “A Histeria de novo”, “Loucura, Mulheres e cinema”, “O gozo feminino” e outros 25 temas apaixonantes.

No domingo, 2de junho, a jornada iniciou com um painel sobre “Mulheres de Hoje. Mulheres Lacanianas” com intervenções de Marie-Hélène Brousse, Flory Kruger, Jorge Forbes e a discussão de Leonardo Gorostiza. Depois da pausa para o café, na mesa “Mulheres Psicanalistas que terminaram suas Análises”, quatro mulheres, AE e ex AE, apresentaram sua experiência. Foram elas: Graciela Brodsky; Anne Lysy; Silvia Salman e Ana Lydia Santiago, com os comentários de Éric Laurent e a moderação comentada de Angelina Harari.

O fechamento do Symposium ocorreu com uma longa mesa composta por psicanalistas de diferentes países os quais, cada um com o tempo de cinco minutos, deu conta da sua visão conclusiva sobre o evento. Foram eles: Rômulo Ferreira da Silva; María Cristina Aguirre; Maurício Tarrab; Gerardo Réquiz; Nancy Gillespie;Jorge Chamorro e Jorge Forbes. Finalmente, pela Comissão Organizadora, Karina Tenenbaum e Juan Felipe Arango fizeram os agradecimentos.

Um verdadeiro “acontecimento” ocorreu em Miami, e cada um dos participantes pôde experimentá-lo. Um acontecimento que, em um correio recente, nosso colega da Austrália, Russell Grigg, chamou de: “Milagre em Miami”.

É nosso desejo que esse milagre continue; que o intercâmbio entre o Norte e o Sul, o Leste e o Oeste dos Estados Unidos estenda-se na companhia de nossos colegas do mundo, que permitiram mostrar, em ato, o que significa, para o psicanalista, o trabalho sustentado na clínica e na epistême quando uma comunidade está em diálogo permanente para o avanço da psicanálise.

O acontecimento Miami ocorreu graças a cada um dos que foram seus protagonistas e também ao trabalho constante da orientação lacaniana no mundo.

Um grande aplauso, então, aos nossos convidados, nacionais e internacionais.

Agradecemos, especialmente, a Jacques Alain Miller que, embora tivesse que suspender sua viagem no último momento, fez com que seu desejo de estar conosco estivesse presente durante o Symposiumatravés das constantes citações e reflexões suscitadas por seu ensino e orientação.

 

Finalmente, uma menção particular àqueles que contribuíram com a organização em Miami e em cada um dos países, uma longa lista de colegas solidários dentre os quais estão Fabián Naparstek, Angelina Harari, Marcelo Veras, María Hortensia Cárdenas, Oscar Ventura, Dominique Holvoet, Florencia Shanahan, Thomas Svolos e Maria Cristina Aguirre que, junto aos editores do Newsletter “On the Road” (Juan Felipe Arango e Isolda Arango-Alvarez) souberam nos manter no fio da notícia.

Os interessados em adquirir as fotos do evento podem visitar o link da página do fotógrafo que ofereceu seus serviços: http://www.prizmaphoto.com/tms2013.html


Até o próximo!
Alicia Arenas
Pela Comissão Organizadora
The Miami Symposium 2013

Tradução: Paola Salinas