Acontece #014

Setembro 2014


 

EDITORIAL

Rogério Barros

 

Trauma, cidades, corpos. Esses são os significantes presentes e impressos em nossas atividades em todo território nacional. Dentro da multiplicidade das nossas atividades e das singularidades das seções e delegações, identificamos um movimento uno que marca as nossas atividades preparatórias para o XX Encontro do Campo Freudiano.


Não deixem de conferir os comentários das atividades do mês de agosto que, mais do que descrever o que foi realizado, dão o tom que ressoou das intervenções para os nossos resenhistas.


Programem-se para setembro.


Boa leitura.

 

Jornadas Seção BA

Jornadas Del. Geral Goiás/DF

Jornadas Seção ES

Jornadas Del. Geral MS/MT

Jornadas Seção RJ

Jornadas Seção SC

Jornadas Seção SP

Jornadas CIEN MG

Jornadas CIEN SP

 

Seção Bahia

 

Com a aproximação do XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, Trauma nos corpos, violência nas cidades, a ser realizado nos dias 22 e 23 de novembro em Belo Horizonte, a seção Bahia encontra-se a todo vapor com as atividades preparatórias, que acontecem às 20h das quartas-feiras.

 

 

No dia 03 de setembro, Marcela Antelo apresentará "Argumento e eixos do XX Encontro" com a coordenação de Tânia Abreu. Na semana seguinte, no dia 10, será a vez de Mário Nascimento apresentar "Destinos do amor de transferência", tendo Ethel Poll como coordenadora. Por fim, Rogério Barros apresentará "A solidão do Um nos corpos e nas cidades" no dia 17, sob a coordenação de Mônica Hage. Na última quarta-feira do mês (24 de setembro), teremos o Seminário de Orientação Lacaniana. Estamos estudando "O ultimíssimo Lacan", e, neste dia, Bernardino Horne irá apresentar a 4a aula deste curso de Miller, com Carla Fernandes coordenando a mesa.


No mês de setembro teremos, ainda, o encontro de cartéis "Pontuações sobre o trauma" no sábado, dia 06.

 

 

No dia 25 de setembro, teremos na sede da EBP/IPB o Cine Cien, com a exposição do filme Monsieur Lazhar seguido do debate, coordenado por Mônica Hage (EBP/AMP, coord. CIEN-Bahia), contando com a participação de Anamaria Vasconcelos (Coord. CIEN - Pernambuco) e Déborah Calmon (Professora, graduada em História pela UCSAL).

 

 

Lembrando que estamos a todo vapor, também, com a organização para a nossa XIX Jornada EBP-BA "Atualização sobre o trauma", que ocorrerá nos dias 24 e 25 de Outubro e trará como convidada internacional Marie Hélène Brousse.

 

Description: banner-jornadas-website.png

 

 

Seção Minas Gerais

 

O Seminário Preparatório rumo ao XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano "Trauma nos corpos e violência nas cidades", contará, desta vez, com a intervenção de Philippe Lacadée (École de la Cause Freudienne) e Sérgio Laia (coordenação). Ele acontecerá nos dias 04 (às 20h30min), e 05 (às 20h) na sede da Seção Minas.  A mesa terá como tema "Violência: marcas nos corpos e nas cidades". Sábado, dia 06, às 8h30min no IPSM-MG acontecerá a atividade CEREDA/CIEN com apresentação e comentários de casos clínicos com Philippe Lacadée e a Conferência 'O traumatismo e o real na clínica: o que as crianças inventam?' Inscrições: Secretaria do IPSMMG pelo e-mail: ipsmmg@institutopsicanalise-mg.com.br. Na Noite de "Acham-se cartéis", dia 08, a partir das 19h na sede da EBP-MG, a equipe de cartéis promoverá um encontro para os interessados no trabalho de cartéis. Nesta ocasião, faremos uma exposição sobre o funcionamento deste dispositivo. As pessoas interessadas em saber mais sobre cartéis e aquelas que procuram formar cartéis, estão convidadas a participar deste encontro. O Seminário de Orientação Lacaniana, A PERVERSÃO DO GOZO, O CORPO E O IMAGINÁRIO, no dia 25 prosseguirá sua transmissão em torno do Seminário VI de Lacan, "O Desejo e sua Interpretação". Trabalhando em torno do eixo Perversão, Corpo e Imaginário, o Seminário de Orientação Lacaniana não somente toca em pontos referentes ao nosso XX Encontro, como também assinala questões já levantadas por Miller para o X Congresso da AMP marcado para 2016 no Rio de Janeiro e que repercutem também no ENAPOL, que ocorrerá em 2015 em São Paulo. Responsáveis: Jésus Santiago, Ram Mandil e Sérgio Laia.

 

 

Seção Pernambuco

 

Aconteceu...

Na Academia Pernambucana de Letras, no dia 28 de julho, um seminário sobre o Amor apresentado por Rosane da Fonte, membro da EBP-PE. Para conceituar o Amor, foi traçado um percurso passando, preliminarmente, pelo que disse a antiguidade, o cristianismo, a idade média, e a contemporaneidade – Uma cronologia sobre o Amor até os dias atuais. A psicanálise entrou em cena iluminando as declinações do Amor de Freud a Lacan, do amor narcísico a invenção, trazendo interrogações sobre os labirintos da vida amorosa presentes no cotidiano da clínica psicanalítica. O tema produziu um debate interessante relacionado, sobretudo, com o amor na contemporaneidade. O acadêmico Geraldo Pereira, ao fazer a apresentação, destacou com ênfase a importância da Escola Brasileira de Psicanálise na cidade e seu trabalho de formação.
No dia 11/08, houve o lançamento do livro Um ponto de partida... A interpretação analítica de autoria de Rosane da Fonte e Maria Eliane Neves Baptista com prefácio de Nora Gonçalves.


O evento contou com a presença de analistas de várias instituições psicanaliticas de Pernambuco.
Na terça-feira dia 12 de agosto, na Seção PE, como atividade do Conselho, Bibiana, Lapenda, Rosane e Rosa Reis provocaram um debate sobre a supervisão. Para tanto, foram utilizados textos sobre o tema, publicados em Veredas sobre A grande conversação. O encontro foi coordenado por Rosa Reis.

 

 

 

Acontecerá...

 

 

 

Seção Rio de Janeiro

 

No mês de setembro, o Seminário de Orientação Lacaniana, coordenado por Romildo do Rêgo Barros, acontecerá no dia 1, dando continuidade à discussão em torno do Ultimíssimo Lacan (Miller, J.-A.: El Ultimísimo Lacan, Paidós, Buenos Aires, 2013). No dia 4 de setembro, Vicente Gaglianone coordenará uma Preparatória para o XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, intitulada "Revisitando as figuras lacanianas da crueldade". O evento contará com a participação de Flávia Brasil, Isabel do Rêgo Barros Duarte, Maricia Ciscato, Rodrigo Abecassis e Maria Silvia G F Hanna; e com os comentários de Ana Lúcia L. Holck, Cristina Duba, Marcus André Vieira, Ondina Machado e Romildo do Rêgo Barros. No Seminário Clínico, coordenado por Maria do Rosário do Rêgo Barros e Maria Silvia G. F. Hanna, Ângela Batista fará a apresentação de caso. No dia 12 de setembro, contaremos com a Projeção do filme "Elle s' appelle Sabine", e o debate ficará a cargo de Silvia Tendlarz, Paula Borsoi e Ana Martha Maia, sob a coordenação de Maria do Rosário C. do Rêgo Barros. Já no dia 15, Stella Jimenez e Vera Ribeiro, coordenadoras dos Encontros sobre política de formação do analista, darão continuidade ao precioso trabalho que vêm desenvolvendo: Stella Jimenez falará sobre o dispositivo do passe e Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros articulará a política da psicanálise com a política do ICP. Ainda em setembro, no dia 20, teremos uma preparatória especial, sob a coordenação de Cristina Frederico, no MAR (Museu de Arte do Rio).

 

Preparatória, conjunta para as XXIII Jornadas Clínicas da EBP-Rio e do ICP-RJ e para o XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, contará com a presença de Leila Danzinger, artista plástica que terá sua obra exposta no XX EB e que será, nesta preparatória, entrevistada por Fátima Pinheiro e Giselle Falbo. Em seguida, o MAR oferecerá aos presentes uma visita guiada ao Pavilhão de Exposições. No seminário Lições do Passe, coordenado por Marcus André Vieira, contaremos, no dia 22 de setembro, com o testemunho de Graciela Brodsky. Marcus ressalta que Graciela está em seu último ano como AE e que "é um momento especial o de contar, pela primeira vez, com um testemunho seu no Rio, dado o lugar significativo que ocupa em nossa comunidade." E, por fim, no dia 29 de setembro, teremos o Lançamento da Revista Arquivos da Biblioteca N 9, sob coordenação de Fernando Coutinho e apresentação de Romildo do Rêgo Barros, Maria Inês Lamy e Stella Jimenez.

 

 

Seção Santa Catarina

 

No mês de setembro, trabalharemos, na Orientação Lacaniana, o Seminário Ultimíssimo Lacan de Jacques-Alain Miller. A atividade será coordenada por Luis Francisco Espíndola Camargo e Flávia Cera e no dia 03 trabalharemos a primeira aula. Na atividade 'Psicanálise vai ao cinema', teremos a exibição e comentários de Eneida Medeiros Santos do filme Melancholia de Lars von Trier.  O Seminário O real na clínica psicanalítica, assim como as atividades do Núcleo de Psicoses e do Núcleo Pandorga continuam. No Núcleo Psicanálise e Cultura, o tema de trabalho deste semestre é Imagens da violência e Violência das imagens que prepara para o XX Encontro do Campo Freudiano e começa a tatear o tema do VII Enapol: O império das imagens. Na atividade Psicanálise e Conexões receberemos Alberto Heller que falará sobre A música e o silêncio, no dia 04 de setembro.

 

 

Seção São Paulo

03/09 – Seminário VI, J. Lacan: "O desejo e sua interpretação" - Parte "o desejo no sonho", capítulo V,VI,VII - apresentação Carmem Silvia Cervelatti e Cássia Maria Rumenos Guardado. Coordenação: Luiz Fernando Carrijo da Cunha.

10/09 – Sem atividade

12 e 13/09 – Jornadas da EBP-SP 2014

17/09 – Seminário VI, J. Lacan: "O desejo e sua interpretação" – Parte  "O desejo no sonho" (continuação) – apresentação Cássia Maria Rumenos Guardado.

24/09 – Seminário VI, J. Lacan: "O desejo e sua interpretação" - Parte "Sobre um sonho analisado por Ella Sharpe", capítulo VIII,IX,X - apresentação Cynthia Nunes de Freitas Farias e Maria do Carmo Dias Batista. Coordenação: Maria Bernadette Soares de Sant'Ana Pitteri.

 



Nos dias 12 e 13 de setembro teremos as Jornadas da EBP-SP 2014, que serão realizadas no Meliá Paulista Business & Convention, com o título "Encontros marcados com o real – O trauma e a clínica psicanalítica no século XXI".


Vicente Palomera, nosso colega AME da Escola Lacaniana de Psicanálise (Barcelona) é o convidado internacional que ministrará o Seminário "Variedades do trauma" nos dois dias das Jornadas.
Todos estão convidados!

 

 

O CLIN-a visando a preparação para o VII Encontro Americano de Psicanálise de Orientação Lacaniana (ENAPOL) recebeu Sérgio Laia, membro da EBP-AMP  e associado ao IPSM - MG para a conferência O que é "IMPÉRIO"... O que é "IMAGENS"... sob a coordenação de Rômulo Ferreira da Silva, AE, Membro da EBP-AMP e associado ao CLIN-a, Diretor Geral do VII ENAPOL.

 

 

 

Acompanhe as atividades para 2014 do CLIN-a no site:
http://www.clin-a.com.br/

Description: clin-a 3.jpeg

 

Description: LOGOTIPO_CLIPP.gif

 

Em setembro iniciamos um novo curso, com a proposta de um percurso no ensino de Lacan partindo de seu escrito Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise. O texto será discutido em 10 encontros semanais, sob a coordenação geral de Sandra Grostein.

 

Description: Lacan_começar.png

 

 

 

Mais, ainda (Encore)
CHAVES DE LEITURA PARA O SEMINÁRIO 20 DE JACQUES LACAN
Em 5 aulas

 

O Sábado no IPLA de 20 de setembro será dedicado ao Seminário 20 –Encore /Mais, ainda – de Lacan, um de seus seminários mais frutíferos. Serão apresentadas chaves para a sua leitura. Nesse Seminário, Lacan antecipou as mudanças do laço social no mundo globalizado, preparando uma nova clínica para esse tempo. Encore /Mais, ainda, proferido em 1972-73, é um dos marcos de seu ensino. Sinaliza o início de sua Segunda Clínica, assim:

  • Em oposição ao gozo fálico, Lacan introduz a questão do gozo feminino como o outro gozo, o gozo suplementar. Ele o representa na capa do livro pela escultura de Santa Teresa, de Bernini.

  • Considera que o corpo que goza é aquele atravessado pela linguagem.

  • Descreve o amor como o que vem em suplência à relação sexual enquanto inexistente. Através de Rimbaud, faz alusão ao novo amor.

  • Coloca o sentido como semblant, como aparência.

Mais, ainda (Encore), ocorrerá no Sábado no IPLA de 20 de setembro de 2014, das 9 às 17 horas.
As aulas serão expositivas, conceituais e com exemplos clínicos, ministradas por docentes do IPLA.
O valor é de R$ 180,00 e as inscrições podem serem feitas no IPLA ou por depósito bancário.
Alunos do IPLA e estudantes até 25 anos têm desconto de 20%.
As vagas são limitadas.
Data: 20 de setembro de 2014
Local: IPLA, Rua Augusta, 2366 – Casa 2, São Paulo
Telefones: (11) 3061-0947 e (11) 3081-6346

 

Programa

 

9h00 – 9h30: Café com bolo IPLA


9h30 – 10h30: Aula Inaugural – Mais, ainda – Claudia Riolfi


Apresentação do Seminário 20 Mais, ainda. Do gozo. O significante.  A letra como efeito de discurso. A função do escrito.


10h30 – 11h30: Aula 2 – Um novo amor - Elza Macedo


Linguisteria. Não há relação sexual. Falar de amor. O amor, há muito tempo que só se fala disso. O amor, na análise só lidamos com isso, e não é por uma outra via que ela opera. Eu lhe peço que você recuse o que lhe ofereço porque não é isso. Por uma razão (Rimbaud). Um novo amor está no ar. (Forb


11h30 – 12h00: Café com bolo IPLA


12h00 – 13h00: Aula 3 - O gozo feminino – Dorothee Rüdiger


A realidade é abordada com os aparelhos do gozo. A outra satisfação, satisfação da palavra. Não há A mulher. Gozo feminino. Gozo suplementar. Desse gozo, a mulher nada sabe. Gozo sobre o qual a mulher não solta nem uma palavra, talvez porque não o conhece, aquele que a faz não-toda. Mulheres insatisfeitas e alguns homens. (Forbes)


13h00 – 15h00: Horário de Almoço


15h00 – 16h00: Aula 4 –  O corpo falante– Alain Mouzat


O real é o mistério do corpo falante, é o mistério do inconsciente.Lalangue. Corpo.  A análise presume, do desejo, que ele se inscreve por uma contingência corporal. Paixão da ignorância. A escrita. Aonde isso fala, isso goza. O barroco é a regulação da alma pela escopia corporal. A alma é o que se pensa a propósito do corpo.


16h00 – 17h00: Aula de Encerramento – O que quer uma mulher?– Liége Lise


A mulher, é a verdade. E é por isso que só podemos semi-dizê-la. O inconsciente e a mulher. A mulher é não-toda. A mulher só pode amar no homem a maneira com que ele enfrenta o saber com que ele alma. A mulher de Lacan, que não existe. (Forbes)

 

 

Delegação Espírito Santo

 

Nos dia 29 e 30 de agosto de 2014 aconteceu o Seminário Internacional da Delegação Espírito Santo, onde tivemos a oportunidade de escutar Gustavo Stiglitz (EOL/AMP) que, a partir do  título "Infância e trauma ",  articulou o real na experiência analítica levando em consideração a posição do analista frente aos sintomas-traumas trazidos para análise pela criança e seus entes parental.

 

Description: C:\Users\rcvie_000\Pictures\_Picon.320-240.jpg

 

 

 

A V Jornadas de Cartéis da EBP- Delegação Espírito Santo ocorreu na manhã dia 30 de agosto de 2014,  com a participação e comentários de Gustavo Stiglitz (EOL/AMP). Foram realizadas duas mesas e foram apresentados sete trabalhos produzidos por membros os cartéis inscritos na EBP. A abertura e a coordenação da jornada de cartéis ficou sob a responsabilidade de Tânia Regina Anchite Martins (EBP/AMP).

 

Delegação Geral Goiás/ Distrito Federal

 

 

- No dia 03 de setembro teremos na Delegação Geral GO/DF a apresentação de caso clínico. Cristiano Pimenta realizará os comentários e conversação sobre o caso apresentado por Denizye Zacharias. A atividade acontecerá na sede da DG em Goiânia, às 20hs.

 

- Comentário sobre a VII Jornada da Delegação Geral GO/DF


A VII Jornada da Delegação Geral GO/DF intitulada "Quando a bala fala, a fala cala: O que a Psicanálise diz sobre a violência?" marcou um momento distinto, visto que muitos outros, além dos participantes da DG, compareceram  para saber o que a Psicanálise tinha a dizer. Assim, mais de cento e oitenta inscritos se fizeram presentes no Auditório da Faculdades Alfa. Foram cinco mesas de trabalhos realizados, uma mesa que contemplou outros saberes e que fizeram a intersecção com a Psicanálise. Houve o lançamento do 4º volume da revista apalavra e a conferência principal com Fernanda Otoni de Barros Brisset que abrilhantou a abertura com sua conferência intitulada "A violência cala, a psicanálise faz falar" discutindo a tarefa de investigar como a violência sociologicamente divulgada enlaça-se em nossa experiência clínica. Vimos diversas discussões teóricas, discussões que trataram a questão da  criança como objeto de  violência desde a palmada à violência da pulsão que insiste em se inscrever fazendo sintomas ou colocando o corpo  da criança a agitar-se. A mulher em situação de violência a partir de uma posição erotomaníaca e uma posição de vítima sustentada pelo supereu. As discussões foram ilustradas com vinhetas de casos clínicos onde se observou o gozo do um sozinho, de sujeitos desconectados e violentados, distantes dos laços sociais em pleno gozo autista e prontos à passagem ao ato. Na mesa de outros saberes, uma psicóloga, um advogado e um educador físico contribuíram com a discussão de que a violência é multifatorial, as instituições ocupando lugares de fomentar a violência generalizada e não implicando o sujeito no ato violento,  a impossibilidade de um único saber responder sobre os problemas da violência e ainda antecipar a violência a partir do espaço para a fala conduzida por uma alteridade humanizada, afetiva. Constatamos a partir da psicanálise que a experiência da  violência, do trauma, deve ser vista a partir da singularidade de cada um. O trauma respondendo ao que cada um tem registrado, marcado no seu encontro do simbólico com o corpo na formação do falasser. O analista como aquele a quem deve ser endereçado à angústia e a quem cabe o papel de ler o sintoma ao colocar esse falasser a falar a partir da transferência e do desejo do analista.


Resenha de Ceres Lêda Rúbio

 

 

Delegação Geral Maranhão

 

Em setembro a DG Maranhão/EBP dará continuidade ao curso 'Percurso de Lacan: Uma Introdução', onde será ministrada a III Unidade do Programa – Tudo está estruturado, mas nem tudo é significante. A Unidade inicia falando de Das Ding, do seu gozo maciço, da sua fragmentação, isto é, do objeto a. Thaïs Moraes vai sustentar o Núcleo de Psicanálise e Cultura, com a proposta de realizar uma pesquisa sobre a cultura na hipermodernidade e os sintomas que a permeiam, fazendo um diálogo com saberes advindos de outras áreas tais como filosofia, sociologia e antropologia. Também, em setembro, serão estudados e discutidos na Delegação Geral, temas como: Trauma nos corpos e violência na cidade; Trauma e violência feminina, Psicanálise com criança; Introdução a Freud; Variantes Clínicas do Ensino de Lacan; Textos de Freud: sobre a psicologia do inconsciente.

 

 

Delegação Geral

Mato Grosso do Sul/ Mato Grosso

 

O psicanalista na cidade: de que lugar responde?

 

O mal estar na cultura esteve sempre remetido à dificuldade de relacionamento com o outro. O que a violência expressa desse mal estar, principalmente por parte dos adolescentes?  O que nos cabe na construção de algo diferente? A Psicanálise, sem fins normativos, tem muito a trocar com profissionais do Direito,  Educação, Saúde e outros, inventando respostas para  o que está prescrito. Neste semestre, propiciando uma leitura psicanalítica do cotidiano, trataremos dessas e outras questões, considerando que a ordem simbólica não mais é a mesma no Século XXI.


Por:
Sueli Ignoti – Psicanalista

Na Oficina de Estudos de Psicanálise
Rondonópolis MT

Delegação Geral MS/MT –

Escola Brasileira de Psicanálise

 

 

Delegação Paraíba

 

Description: Seminário Marina Recaldi.jpg

 

Dias 12 e 13 de setembro realizaremos o seminário "Corpo, do trauma ao sintoma", com Marina Recalde, AE em exercício/ Membro da EOL-Argentina e Membro da AMP.
Após discussão será realizado uma conversação clinica com membros da EBP/AMP da DPB e outros  convidados, visando respostas  da prática analítica sobre o tema do corpo, trauma e sintoma.
Nos mês de agosto foram realizados seminários com o propósito de atear o tema do "Corpo, do trauma ao sintoma", na forma de preparação para o evento que a delegação PB/EBP oferecerá à comunidade paraibana.

 

Em João Pessoa:

 

Description: Recalde UFPB.jpg

 

Aconteceu no dia 07 na UFPB, mais uma atividade preparatória ao seminário de Marina Recalde "Corpo, do trauma ao sintoma", numa realização da Delegação Paraíba em parceria com o curso de psicologia em nome da professora Zaeth Nascimento. A coordenação do evento esteve sob a responsabilidade dos membros da DPB que levou ao público a exibição de dois vídeos publicados  no site do XX encontro Brasileiro do Campo Freudiano.

          
O primeiro foi a entrevista do presidente da AMP Miquel Bassols abordando a questão do Trauma e da violência e o segundo filme a fala de Henri Kauffmanner da Seção Minas Gerais  abordando o mesmo tema pelo viés do caso Shereber e das imagens do clássico Tempos Modernos de Charles Chaplin.           
Os dois vídeos causaram um público não só da área de psicologia como também de medicina, pedagogia, educação fisica, fisiologia, letras, etc resultando num debate caloroso e bastante produtivo. 


Maria de Lourdes Aragão

 

Em Campina Grande

 

Description: Marina Campina.gif

 

No dia 11 de agosto, Sandra Conrado esteve em Campina Grande falando da criança e seu corpo. A partir de um fragmento de um caso de criança, foram discutidas também questões relativas ao trauma que, diferente de um acidente, é a incidência de lalingua no corpo. Momento frutífero, com a participação efetiva dos que ali compareceram e confirmaram suas presenças no Seminário de Marina Recalde...
Maria Cristina M. Fernandes

 

SOIRÉE DA DPB – Cinema e Psicanálise

 

Description: Kevin.jpg
 
'Precisamos falar sobre o Kevin'.

 

Contemplando o tema do XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano – 'Trauma nos corpos – Violência nas cidades' – que irá acontecer em Novembro, em Belo Horizonte, assim como o Seminário com Marina Recalde – Corpo, do trauma ao sintoma', Cassandra Dias, Membro da AMP/EBP – PB, discutiu conosco, o filme 'Precisamos falar sobre o Kevin'. Um filme impactante, do qual, foi possível questionar, seguindo nossa investigação sobre o tema, qual a estrutura da violência, do trauma? Como podemos pensá-los, uma vez que, com a psicanálise, aprendemos que é preciso levar em conta o singular e não a generalização?

 

Maria Cristina M. Fernandes

 

Description: Falasser VII.gif


Entre as Escolas do Campo Freudiano no mundo, na EBP, a Delegação PB tem marcado presença desde a sua fundação em 2000, como um lugar de transmissão da psicanálise de orientação lacaniana em nosso estado, através de suas atividades, eventos, Jornadas, etc. É também com esse intuito, que lançamos a Falasser VII.


Ela consta de 4 rubricas, onde se apresentam conferências de membros da AMP de diferentes Seções da EBP, que vieram à Paraíba em momentos distintos, para partilhar conosco um pouco de seu percurso, , textos apresentados em Jornadas por membros da EBP/DPB, correspondentes e participantes da Delegação PB, além de artigos de alunos do III Curso da DPB.


Na capa, demos destaque ao cordel e à xilogravura, parceria harmônica da arte popular nordestina, dando à revista, ares de folhetim de cordel.


O lançamento será no dia 12 de setembro, por ocasião do Seminário de Marina Recalde, EOL-Argentina, 'Corpo, do trauma ao sintoma'.


Maria Cristina Maia Fernandes
Editora

 

 

Delegação Paraná

 

No mês de setembro, acontece na Delegação Paraná o XI Colóquio da EBP que terá como tema central "Trauma e violência – A violência do trauma: aquilo que ressoa no corpo". Esse importante evento será realizado nos dias 12 e 13 no auditório do Museu Oscar Niemeyer, cartão postal da cidade de Curitiba. Contaremos com as presenças, sempre elucidativas, dos colegas Marcelo Veras, Glacy Gorski e Ana Lucia Lutterbach Holck e com os depoimentos de passe de Ram Mandil, analista da EBP/ Minas Gerais e Anna Aromí AE da ELP de Barcelona. Vale ressaltar que o número de trabalhos enviados e a grande procura para as inscrições demonstram o comprometimento e a relevância dessa temática na prática clínica contemporânea. No dia 05 de setembro teremos a Noite de Cartéis, encontro preparatório para o Evento-Cartéis do XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano que ocorrera em Belo Horizonte no mês de novembro. Na ocasião, além de ser discutida a singularidade da nossa Escola, apresentaremos reflexões "Acerca do Amor, seus desdobramentos e o amor de transferência", sob a coordenação de Cesar Skaf, membro da EPB/AMP e atual coordenador de Cartéis e Intercâmbio da Delegação Paraná.

 

Description: C:\Users\Ruscaia\Downloads\Trauma e Violencia Final email.jpg