Acontece #005

Outubro 2013

 

O mês de Outubro é um dos meses mais movimentados em todas as seções e delegações da Escola. Além da realização das jornadas de cada estado, as atividades preparatórias para o ENAPOL 2013 continuam a todo vapor. Nesta edição, além dos informes costumeiros, temos também os relatos de eventos do mês de Setembro. Ao final, inauguramos uma nova ala dentro do Acontece EBP; com a rubrica 'Acontece Mais Ainda' teremos um espaço para a opinião e comentários sobre eventos e atividades diversas que ressoem temas em debate no campo freudiano. Neste mês começamos com o texto de Giovanna Quaglia cujo produção comenta os recentes congressos, simpósios sobre drogas que aconteceram no Brasil neste ano.

 

 

JORNADAS PELO BRASIL

Clique nas miniaturas para amplar os cartazes.

 


EBP-SANTA CATARINA

11/12 de outubro de 2013

 

"E afinal, o Corpo fala?"
Convidado: José Fernando Velásquez

 

 

 

 

EBP-MINAS GERAIS

18/19 de outubro de 2013

 

"Psicanálise e Ciência - o Real em Jogo"
Convidado: François Ansermet

 

 

 

 

EBP-DELEGAÇÃO GERAL GOIÁS/DF

21/22 de outubro de 2013

 

"Intervenção no Corpo: a cada um o seu gozo"
Convidada: Romildo do Rego Barros

 

 

 

 

EBP-PERNAMBUCO

25/26 de outubro de 2013

 

"Com que Corpo se fala?"
Convidado: Marcelo Veras

 

 

 

 

EBP-RIO/IPC-RJ

25/26 de outubro de 2013

 

"Nós e o Corpo - Enlaces e Desenlaces na Psicanálise hoje"
Convidado: François Ansermet

 

 

 

 

EBP-RN

25/26 de outubro de 2013

 

"Corpo - Prá que te quero? Usos do Corpo e a Psicanálise"
Convidados: Cristina Drummond - Rômulo Ferreira da Silva

 

 

 

 

EBP-DELEGAÇÃO ESPÍRITO SANTO

25/26 de outubro de 2013

 

"Jornada de Cartéis "
Convidada: Maria Josefina Sota Fuentes

 

 

 

 

EBP-BAHIA

8/9 de novembro de 2013

 

"Acontecimentos de Corpo"
Convidada: Sílvia Salman

 

 

 

 

EBP-SÃO PAULO

8/9 de novembro de 2013

 

"Lacan - Psicanalista Brasileiro. O que fazemos no Brasil com o Ensino de Jacques Lacan?"
Convidados: Jorge Forbes (Seminário), Angelina Harari, Antônio Beneti, Cláudia Riolfi, Gisele Vitória, Heloísa Prado Telles, Leny Mrech, Luiz Felipe Pondé, Luiz Fernando Carrijo da Cunha, Marcelo Veras, Maria Josefina Fuentes, Mayana Zatz, Romildo do Rego Barros, Sandra Grostein.

 

 


ATIVIDADES E EVENTOS DAS SEÇÕES E DELEGAÇÕES

 

Maranhão

Em setembro a Delegação Geral Maranhão – EBP recebeu o  diretor da Escola Brasileira de Psicanálise, Marcelo Veras, que trabalhou conosco dois temas bastante pertinentes para aqueles que fazem um percurso na psicanálise e para os simpatizantes desta. Primeiramente, no dia 13/09, Marcelo proferiu a palestra “Como se tornar Psicanalista no século XXI?”, século tomado pela avaliação e qualificação dos resultados e pelas críticas à psicanálise, já que esta apresenta a impossibilidade de aferir os resultados à partir de um programa pré-determinado. A conferência foi realizada  na Universidade CEUMA, para um público aproximado de 140 pessoas, que se manteve atento a cada palavra do palestrante. Após a conferência, Marcelo Veras autografou o livro de sua autoria “A Loucura entre Nós”.  No dia seguinte, 14/09, na Universidade Dom Bosco, Marcelo Veras ministra o seminário “O Problema do Corpo nas Psicoses” relatando que a clínica das psicoses em Lacan é dividida em dois grandes momentos, porém na 2ª clínica, Lacan tem mais elementos para falar das Psicoses, de coisas que já estavam na 1ª clínica. Para Marcelo Veras há na realidade 3 momentos da clínica das psicoses em Lacan, estes momentos são encontrados nos seminários, III, X e XX. Foi seguindo esta linha de raciocínio que os trabalhos foram desenvolvidos, dando-nos uma orientação, um direcionamento, para continuarmos nossos estudos sobre as psicoses. 

  
A Biblioteca da Delegação Geral Maranhão, no dia 20 de setembro, realizou a atividade Cine Insight, exibindo o filme “Branca de Neve e o Caçador”. Ao final da exibição o engenheiro Pedro Iglesias fez alguns comentários a respeito da película, trazendo para o público presente, a perspectiva do amor entre Branca de Neve e o Caçador. Ressaltou ainda, a questão do supereu feroz da madrasta de Branca de Neve, que vivia sobre o imperativo da Beleza, não suportando alguém mais bela do que ela.


No dia 09 de outubro a Biblioteca da Delegação Geral do Maranhão vai exibir e comentar, às 19h  na Universidade CEUMA, o filme Elena que está sendo discutido nacionalmente. Essa atividade será coordenada pela psicanalista e professora do UNICEMA, Suely Simone Lima, os comentários estão a cargo das participantes da Delegação Geral Maranhão, Silvana Sombra e Anícia Ewerton.

 

São Paulo

Atividade da Diretoria

 

02/10 - Noite Preparatória para as Jornadas da EBP - SP 2013: Venha conversar com a Diretoria sobre as Jornadas de 8 e 9 de novembro! Coordenação: Marizilda Paulino.

 

02/10 - Noite da Biblioteca em Ribeirão Preto: A Erótica do Texto. Abertura: Cynthia Nunes de Farias. Apresentação: Heloísa Caldas. Coordenação: Maria Célia Reinaldo Kato.

 

04/10 - CIEN-SP - Conversação Preparatória para a VI Jornada Internacional do CIEN: Frente aos protocolos. Abertura: Siglia Cruz de Sá Leão. Animação: Heloisa Prado Telles.

 

05/10 - Jornada de Cartéis 2013: Trabalho de Cartel e Formação do Analista.Conferencista: Cinthia Busato. Coordenação: Cassia R. Guardado. Apresentação de 19 trabalhos de cartelizantes.

 

10/10 - Noite da Biblioteca na USP: De que real se trata na Clínica psicanalítica?. Apresentação: Tânia Coelho. Coordenação: Leny Mrech e Cynthia N. Farias.  Após a apresentação o LANÇAMENTO DO LIVRO: De que real se trata na Clínica psicanalítica?

 

16/10 - Noite preparatória para as Jornadas da EBP-SP 2013.

 

19/10 - EBP-SP na Casa das Rosas - Loucos de paixão. Conversa com Maria do Carmo Dias Batista. Coordenação: Perpétua Medrado. SARAU.

 

22/10 - Cinema na EBP-SP - Exibição do filme: Elena. Comentários: Maria Josefina S. Fuentes. Coordenação: Maria Helena Barbosa.

 

30/10 - Noite do Ensino do Passe. Apresentação: Marcus André Vieira. Coordenação: Maria Cecília G. Ferretti. Participação: Rômulo Ferreira da Silva.

 

Atividade do Conselho

 

09/10 - Seminário 19 ...ou pior. Capítulo XI: História de Uns. Apresentação: Maria do Carmo Dias Batista. Coordenação: Heloisa Prado Telles.

23/10 - Seminário 19 ...ou pior. Capítulo XII: O saber sobre a Verdade. Apresentação: Sandra Grostein. Coordenação: Cássia R. Guardado.

 

Institutos: CLIPP, IPLA

 

A Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisa em Psicanálise, CLIPP, no mês de outubro estará atualizando as parcerias que marcaram os 10 anos de trabalho e de compromisso com  a transmissão da psicanálise. Receberá em:

 

15/10 - VLADIMIR SAFATLE - às 21h00. Com o tema: Permanecer histérica. Gênero, sexualidade e contingência no caso Dora.

 

21/10 - CARLOS AUGUSTO NICÉAS. às 20h30. Com uma conversa sobre o traumatismo.

 

O Curso Toxicomania na contemporaneidade se realizará em 19/10 das 10h às 12h -Divórcio com o falo. Com Cláudia Aldigueri Rodriguez e Daniel Palaio.

 

O IPLA - Instituto da Psicanálise Lacaniana, continuará com Sábados no IPLA. Continuando a série “Chaves de leitura” dos Sábados no IPLA, o objetivo deste curso – A família lacaniana - será o de examinar, através de textos de Jacques Lacan, a família hoje.  Confira mais no site (clique aqui).

 

Yves-Claude Stavy na USP

No dia 19 de Setembro às 19 horas, no auditório da Faculdade de Educação da USP, tivemos a apresentação de Yves-Claude Stavy. Ele é chefe do serviço de Saúde Mental de Ville-Evrard, analista membro da École de la Cause Freudienne e da Associação Mundial de Psicanálise e Professor da Seção Clínica Paris-Île-de-France. Foi um momento memorável para todos aqueles que lá estiveram. Uma parceria entre a FEUSP e Escola Brasileira de Psicanálise – Seção São Paulo. O tema do autismo foi trazido em suas várias vertentes: Saúde Mental, Psicologia, Educação e, principalmente, a Psicanálise, trazendo as diferenças através de dois estudos de caso: Yves e Andréas. Uma apresentação sensível através dos detalhes da segunda clínica de Lacan, detalhes em que todos na instituição estavam implicados, revelando uma proposta que vai além de uma clínica para o sujeito e que traz o Sinthoma enquanto o vivo do corpo. Outra forma de se trabalhar com o autismo: uma clínica do Sinthoma. Fica um agradecimento especial ao Clin-a e a Rômulo Ferreira da Silva por nos possibilitar a vinda de Stavy na USP.
Leny Magalhães Mrech   

 

Minas Gerais

Em 03 de outubro, a atividade Passe na Escola receberá os colegas AE's Ram Mandil e Ana Lydia Santiago que farão uma breve apresentação em torno do tema "Trauma e acontecimento de corpo", a partir do passe. Debatedor: Jésus Santiago.

 

Já nos dias 18 e 19 ocorrerá a XVIII Jornada da EBP-MG com o tema "Psicanálise e Ciência: o real em jogo". Convidado internacional François Ansermet.

 

Finalizando os destaques de outubro, a Biblioteca Ailson Braz Sena realizará atividade na Universidade Fumec (rua Cobre, 200 - Cruzeiro) "O aprisionamento no livre uso do corpo - um comentário sobre o filme Shame de Steve McQueen". O filme será exibido as 19:30 e comentários as 21:00 horas.

 ***

Em 03 de Setembro a Biblioteca recebeu o neurologista Francisco Cardoso (Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais) para tratar do tema: Neurociências: uma nova ciência da mente?


As contribuições de Francisco foram preciosas para aquecer nosso debate em torno do tema da próxima jornada da Seção Minas.


Ele apontou a importância da ênfase na questão da ‘plasticidade neuronal’ colocada por Ansermet – nosso convidado internacional – em seu livro “A chacun son cerveau”. Lembrou-nos que, há não muito tempo atrás, o cérebro era concebido como um órgão estanque, imune a alterações advindas da experiência exterior.


Manifestou ainda profundo incômodo com as propostas provenientes das pesquisas atuais no campo das Neurociências que assumem um tom absolutista e, por vezes, até delirante.


Consideramos fundamental sua afirmação de que a Neurologia não coincide com as Neurociências e que se faz urgente barrar as ‘certezas’ divulgadas por esta última, no que diz respeito à complexidade do funcionamento cerebral, da linguagem humana e da memória. O debate foi animado por muitas intervenções dos colegas!

 

Rio Grande do Norte

O mês de outubro será bastante movimentado na Delegação RN. Todas as terças-feiras do mês e nas sextas-feiras a cada 15 dias daremos continuidades aos encontros preparatórios para a nossa IX Jornada “Corpo pra que te quero” que será realizada dias 25 e 26 de outubro, contando com a presença de Rômulo Ferreira e Cristina Drummond. Além disso, teremos no dia 5 mais um encontro preparatório para o VI Enapol e dias 18 e 19 mais um módulo do curso “Fundamentos da Clínica de Orientação Lacaniana”.

 

Paraná

No dia 11/10, a Biblioteca da EBP-PR, promove debate do filme "Evilenko", dirigido por David Grieco. A Biblioteca receberá o Psicanalista Daniel Omar Perez, professor Titular de filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O filme será exibido às 19:00, o debate inicia após o filme.

 

Rio de Janeiro

No dia 07 de outubro às 20h00, acontecerá o Seminário Orientação Lacaniana, coordenado por Romildo do Rêgo Barros, que contará com a presença de Fabián Naparstek que apresentará a conferência "O silêncio e o gozo nos casais lacanianos". Já no dia 14, às 20h00, haverá o Seminário Clínico coordenado por Maria do Rosário do Rêgo Barros e Maria Silvia G. F. Hanna, com a apresentação do caso "Encontrar ou inventar um lugar?" de Sarita Gelbert. No dia 21 de outubro, às 18h00, teremos uma Atividade Preparatória para as XXII Jornadas Clínicas da EBP Rio e ICP-RJ, com um Cartel Relâmpago coordenado por Elza Freitas com a leitura do texto "A entrevista de François Ansermet". Também no dia 21, um pouco mais tarde às 20h00, as "Lições do Passe", coordenadas por Marcus André Vieira, contarão com a apresentação de Márcia Zucchi do testemunho "Os nomes do testemunho de MH Blancard".

 

E ainda em outros espaços da cidade teremos:

 

Na Mediateca* da Maison de France, no dia 04 de outubro às 18h30, a Comemoração da publicação do Seminário VI, "Le désir et son interpretation", coordenado por Mirta Zbrun, com apresentação de Paulo Vidal e Romildo do Rêgo Barros.
* Local:  Av. Presidente Antônio Carlos, 58 - Centro

 

No Instituto de Psiquiatria do Rio de Janeiro*, no dia 24 de outubro às 10h00, François Ansermet apresentará a Conferência: "Neurociências, genética e psicanálise. A contingência no Real", com a coordenação de Ana Cristina Figueiredo e debate de Adriano Aguiar.
*Local: Av. Venceslau Brás, 71 - Botafogo

 

E por fim, nos dias 25 e 26 de outubro, na Casa de Espanha* teremos as XXII Jornadas Clínicas "Nós e o corpo - enlaces e desenlaces na psicanálise hoje". Coordenadas por Adriano Aguiar e Márcia Zucchi com o convidado internacional François Ansermet.
*Local: Rua Maria Eugênia, 300 - Humaitá

 

Santa Catarina

VIII Jornada da EBP-SC. ...e afinal. O corpo fala? Florianópolis dias 11 e 12 de outubro de 2013. Hotel Floph, Rua Artista Bittencourt, 14. Centro. www.ebpsc.com.br

 

Goiânia/Distrito Federal

No mês de outubro a Delegação Geral GO/DF, juntamente com os participantes da VI Jornada, irá receber o convidado Romildo Rego Barros para discutirmos sobre Intervenções no corpo: a cada um o seu gozo'. A Jornada acontecerá em Goiânia, nos dias 22 e 23 do referido mês!

Bahia

No mês de Outubro, como parte das atividades preparatórias para o ENAPOL 2013, teremos o evento "Dissonâncias Corporais" com o convidado Sérgio Laia. Sua conferência acontece no dia 25 de Outubro às 18:00 no auditório da EBP-Bahia. Este evento é também parte dos preparativos para a XVIII Jornada da EBP-Bahia. Com o título Acontecimentos de Corpo, a jornada deste ano contará com a participação da convidada internacional Silvia Salman (AMP/EOL). A jornada acontece nos dias 8 e 9 de Novembro na sede da EBP-Bahia.

***

No último dia 28 de Setembro, ocorreu na seção Bahia a Jornada de Cartéis. Na ocasião tivemos a participação da convidada Maria Josefina Sota Fuentes que, em sua conferência, trouxe à discussão o furo  do saber como elemento indissociável da prática do analista na Escola, especialmente no que tange ao trabalho nos cartéis. A tônica do debate assentou-se na ideia de que não há O analista e sim, “um trabalhador decidido” frente à inconsistência estrutural do saber em psicanálise. Ao longo do dia em que se estendeu a jornada de cartéis, houve também a participação variada de membros e praticantes que exporam em seus trabalhos, o produto de sua experiência nos cartéis em adamento.

 

 

ACONTECE MAIS AINDA

Eric Laurent nos lança a pergunta: Como a psicanálise pode contribuir para um debate político sobre drogas? Elisa Alvarenga traz propostas pata tal indagação, em resenha apresentada no boletim “Diretoria na Rede”, de agosto de 2013.


Partindo de uma vivência política em Brasília e provocada por Laurent e Alvarenga, pergunto: a psicanálise pode ou não contribuir com o discurso político sobre drogas?


De pronto, responderia “SIM”. A psicanálise e os psicanalistas podem levar ao debate político sobre drogas o impossível da universalização, o impraticável da regulação do gozo, os debates sobre o Real no corpo, o inconsciente frente à nova ordem simbólica, o pensamento de Lacan sobre o bem, o racismo e a segregação. São tantas as contribuições críticas da psicanálise ao mundo pós-moderno, que minha resposta seria sim. No entanto confesso que, nesses anos que tenho trabalhado em Brasília com a política sobre drogas, não tenho encontrado com frequência, o discurso psicanalítico se fazendo presente.


No primeiro semestre desse ano ocorreu o Congresso Internacional sobre Drogas: Lei, Saúde e Sociedade; nesse segundo semestre tivemos o Simpósio Internacional sobre Drogas: da Coerção à Coesão. Em paralelo, corre a tramitação do PL 37/2013, que entre os temas, prevê internação compulsória de usuários de drogas e aumento de pena para o tráfico. Nessa semana foi lançado pela Fiocruz o maior estudo epidemiológico sobre crack. Acontecimentos de impacto político que, acompanhando outros países, estão carregados de forte discussão pública e política sobre drogas, com a participação de pesquisadores, sociedades organizadas, chefes de Estado, representantes internacionais, gestores e cidadãos.


Se pensarmos na significativa presença de psicanalistas no Brasil e suas participações em Universidades, Institutos de Saúde Mental, como supervisores de Caps, trabalhadores do SUS, SUAS, Justiça, Educação e tantos outros locais, ficam as perguntas: Por que a discussão da toxicomania e seus efeitos no século XXI, crescente entre nós, não ultrapassa os muros de nossos encontros? Por que o ensino de Lacan não se estende ao debate político? Por que em eventos, como os citados, não encontramos o discurso da psicanálise se fazendo cortante? Como, enquanto psicanalistas, poderemos realmente estar presentes no debate político sobre drogas? Enfim, como fazer da psicanálise o que lhe compete em nosso mundo: uma crítica assídua aos desvios e concessões que amortecem o progresso, degradando seu emprego, mais além de nossas moradas?

 

Giovanna Quaglia

Participante da delegação Geral GO/DF da EBP. Coordenadora do Núcleo de Toxicomania da DG/GO-EBP. Professora Adjunta de Psicopatologia do Centro Universitário de Brasília. Assessor Técnico do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.