Acontece #002
Julho 2013
Neste mês além dos destaques em cada seção e delegação da EBP também começamos a divulgação das Jornadas a serem realizadas este ano. Esta divulgação continuará nas próximas edições do DR. Ao final, destacamos a criação do Grupo de Trabalho de Bipolaridade, Mania e Melancolia.
Seção Rio de Janeiro
Logo no primeiro dia de julho, teremos o Seminário de Orientação Lacaniana, coordenado por Romildo do Rêgo Barros, em que a convidada, Heloísa Caldas, irá comentar a aula 12 do Seminário Silet, de J.-A Miller: O nó da repetição e da pulsão.
O Seminário Clínico, coordenado por Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros e Maria Silvia G. F. Hanna será no dia 08/07. Já no dia 15/07, teremos um Encontro sobre política e formação do analista, que será coordenado por Vera Ribeiro e Stella Jimenez, com a apresentação de Manoel Motta.
A abertura dos trabalhos preparatórios para as XXII Jornadas Clínicas da EBP-Rio e do ICP-RJ, intitulada “Nós e o corpo. Enlaces e desenlaces na psicanálise hoje”, será dia 19/07. A apresentação será feita por Stella Jimenez e Maria Inês Lamy (coordenadoras da Comissão Cientifica) e Márcia Zucchi e Adriano Aguiar (coordenadores das Jornadas), a coordenação e o debate ficarão a cargo de Maria Silvia Hanna.
Na última segunda feira do mês, dia 29/07, teremos a projeção e debate do filme Adele H., na Cinemateca da Maison de France. O debate ficará a cargo do cartel constituído por Dóris Diogo (mais-um), Maria Isabel Lins, Astréa Gama e Silva, Luis Moreira, Maria Silvia Hanna; e Fernando Coutinho será o coordenador da atividade.
Seção Pernambuco
A Seção PE retomará suas atividades com um conversa "Sobre um corpo escrito", que consiste em fragmentos da tese de doutorado de Elizabete Siqueira - Psicanalista, Membro da EBP e da AMP, Doutora em Psicologia Clínica pela UNICAP. O evento acontecerá no dia 09/07, às 19h30, na sede da Seção PE.
Delegação Geral Mato Grosso de Sul/ Mato Grosso
Em Rondonópolis, MT temos o vigésimo “Olho Clínico – um travelling entre Psicanálise e Cinema”, com a discussão do filme Jogo de Cena, direção de Eduardo Coutinho. Contamos com o Professor Alcindo José Rosa, do Departamento de Psicologia da UFMT como debatedor. Coordenação: Sueli Ignoti – Psicanalista, Correspondente da Delegação Geral - MS/MT – EBP. O evento acontece dia 13/07 às 9h na Oficina de Estudos Psicanálise.
A Oficina de Estudos Psicanálise – Rondonópolis MT – em seu sétimo ano de trabalho, inicia as atividades do segundo semestre dia 27/07, dando continuidade ao tema proposto para este ano: “Psicanálise – da explicação à implicação”. Coordenação: Sueli Ignoti.
Seção Minas Gerais
No dia 13 de julho, a seção Minas recebe a colega Tânia Coelho dos Santos, como expositora convidada no Seminário "Psicanálise, literatura e outros discursos sobre o amor", que tem como responsável Márcia Rosa.
Delegação Geral Goiás/Distrito Federal
A DG Geral GO/DF preparou dois eventos extraordinários que acontecerão em Goiânia no 27 de julho. Às 14hs, o '5º Encontro das Conversações sobre Política Lacaniana', sob a responsabilidade da Coordenação da DG. Às 16hs, o Núcleo de Psicanálise e Direito, coordenado por Jaqueline Moreira Coelho, iniciará mais um Evento Preparatório para o VI Enapol: As leis "frente" a agitação do real.
Delegação Rio Grande do Norte
Acontece na Delegação Rio Grande do Norte, dia 06 de julho mais um encontro preparatório para o Enapol, às 9h. Essa atividade tem como coordenadoras Juliana de Castro, Rosemarie Mooneyhan e Glória Queiróz.
Delegação Paraíba
Daremos início no mês de julho aos seminários preparatórios da XII Jornada da Delegação Paraíba que se realizará em 20 e 21 de setembro. Com o tema: “Dizeres que ecoam no corpo” receberemos Sergio Laia, psicanalista, membro da AMP/EBP – Seção Minas que nos oferecerá dois seminários durante a Jornada.
Seção São Paulo
Em São Paulo, a diretoria da Seção é responsável pelo Seminário da Orientação Lacaniana, tendo essa atividade a cada 15 dias, alternando com o Seminário do Conselho.
No primeiro semestre contemplamos o projeto da diretoria anterior, discutindo o seminário Silet, que será finalizado em 03/07/2013.
A partir de agosto desenvolveremos nossa proposta de trabalho, como consta na Edição Especial da Carta de São Paulo online, de ter como eixos orientadores de nossas discussões, os temas do VI Enapol e do Congresso da AMP em 2014.
Lacan. Psicanalista. Brasileiro - O que fazemos no Brasil com o ensino de Jacques Lacan?
Data: 8 e 9 de novembro de 2013. Seminário ministrado por Jorge Forbes.
Institutos em São Paulo:
CLIN-a - Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade continua com o curso de Psicanálise "Fundamentos em Freud e Lacan" em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos. E em 6 de agosto, Campinas fará uma aula aberta e mesa redonda cujo tema será "Falar com o corpo no século XXI do real sem lei. Uma conversa sobre as coordenadas para a experiência analítica hoje”. E visitem o site http://www.clin-a.com.br
CLIPP - O Núcleo de Toxicomania da CLIPP, coordenado por Durval Mazzei Nogueira Filho e Eliane Lima Guerra Nunes, convida a todos para participarem de um debate: Dependência Química em debate: a Psicanálise participa!!!, no dia 17 de agosto, das 9h00 às 17h00, na CLIPP, com a participação de Henrique Carneiro, Maria Wilma Santos de Faria, Décio Gurfinkel e Maria da Glória Rocha Maron.
IPLA - Em outubro, o IPLA apresenta os resultados de seu trabalho, sobre Psicanálise e Genética, ao 18th International WMS – World Muscle Society Congress, na California, USA./Ainda nesse ano, o IPLA lançará, pela Editora Manole, o livro “Manual da Psicanálise, do Século XXI”. Temas cruciais estão contemplados./ Na Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano, da USP, fundada em 2006, mais de 120 portadores de doenças degenerativas (ou familiares) já foram atendidos./ Desde outubro, o IPLA publica semanalmente a carta “O Mundo visto pela Psicanálise”. Tem quatro editorias: Acontece, Sociedade, Saúde e Educação. / Pelo segundo ano consecutivo, colegas de todas as regiões brasileiras foram atingidos pela transmissão da psicanálise na modalidade online, do Corpo de Formação do IPLA. / Em agosto, o IPLA trabalhará dois dos pontos de amarração para a clínica do homem desbussolado: Vergonha e Consequência. http://migre.me/f59qe / No segundo semestre deste ano, dois sábados no IPLA serão dedicados às chaves de leitura dos Seminários de Lacan, aos olhos do Século XXI: o Seminário I e o III.
Seção Bahia
Teremos no mês de julho o lançamento do livro "De que real se trata na clínica psicanalítica? Psicanálise, Ciência e Discurso da Ciência" que contará com a conferência: “Trauma, repetição e contingência” à cargo do convidado e co-autor, Jésus Santiago. O evento acontece dia 12/07, na Sede da EBP-BA, às 18:00.
Jornadas EBP 2013
Grupo de Trabalho de Bipolaridade, Mania e Melancolia
Seção Minas Gerais
A XVIII Jornada da EBP-MG, 'Psicanálise e Ciência - o real em jogo’, pretende discutir as relações entre psicanálise e ciência e as incidências do discurso da ciência na subjetividade de nossa época. Como eixos temáticos, iremos privilegiar: 1- o real da ciência e o real da psicanálise; 2- os efeitos do discurso da ciência sobre o corpo; 3- o saber da ciência e o saber da criança; 4- ciência e delírio. A jornada acontece nos dias 18 e 19 de Outubro. Convidado Internacional François Ansermet.
Delegação Goiás/Distrito Federal
Intervenções no corpo, a cada um o seu gozo. Data: 21 e 22 de outubro, na PUC/GO.
Convidado Internacional François Ansermet.
Seção Rio de Janeiro
XXII JORNADAS CLÍNICAS DA EBP-RIO E DO ICP-RJ. Nós e o corpo: enlaces e desenlaces na psicanálise atual. Data: 25 e 26 de outubro de 2013 na Casa de Espanha. Convidado Internacional: François Ansermet
Seção Pernambuco
VIII Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise - Seção Pernambuco. Com que corpo se fala? Data: 18 e 19 de Outubro. Convidado: Marcelo Veras.
Grupo de Trabalho de Bipolaridade, Mania e Melancolia
Constituímos um Grupo de Trabalho (GT) visando a participação na mesa sobre Bipolaridade, mania e melancolia, uma das mesas da Conversacion do VI ENAPOL que vai ocorrer em Buenos Aires em 22-23 de novembro de 2013.
O objetivo é a escrita de um trabalho de até 19000 caracteres, sua exposição em 10' e sua sustentação na conversação que reunirá membros da EBP, NEL e da EOL.
O GT se propõe a funcionar como um cartel - cada um trabalha suas questões na perspectiva de um trabalho coletivo - e em um 'modelo atômico`- com um núcleo composto por membros da AMP, EBP, EBP-SP e uma `rede de eletrons` constituída por participantes de Núcleos de Pesquisas de psicopatologia, filosofia e clínica. Também se propõe a trabalhar de forma presencial e nética, constituindo uma rede de discussão.
Decidiu abordar o tema de uma forma ampla focando vários sub-temas:
Em cada reunião serão apresentados papers sobre os sub-temas. O produto de cada encontro será publicado na forma de sinopses.a. Conceito e história
b. Classificações
c. Teoria psicanalítica dos afetos e do humor
d. Teoria freudiana e lacaniana
e.Teorias biológicas e cognitivistas
f. Tratamentos
O GT começou a se reunir em junho de 2013, em encontros semanais, aos sábados, com a participação e o apoio de Maria Bernardette Pitteri, Carmen Cervellatti, Leny Mrech, Durval Mazzei N. Filho, entre outros.
Ariel Bogochvol