Maria Josefina Sota Fuentes
Presidente do Conselho Deliberativo da EBP
A criação do Blog sobre o Passe na EBP nasceu da decisão de promover um debate entre os membros da nossa Escola sobre o funcionamento do dispositivo do Passe na EBP, sob orientação da Presidente da AMP, Angelina Harari, autorização de Jacques-Alain Miller, e o acordo dos conselheiros da EBP.
Desde o Comunicado do Conselho da ECF de 2 dezembro de 2021 – que traduzimos e enviamos aos membros da EBP –, onde são anunciadas as decisões de suspender todas as atividades de ensino do Passe na ECF e a criação de um Colégio do Passe da ECF, o próprio Passe está em análise. Não somente na ECF, mas também nas demais Escolas da AMP que se dedicam a examiná-lo e a promover leituras sobre o seu funcionamento em cada Escola. Na ECF, um Blog fechado aos membros foi criado para que cada um possa se manifestar e contribuir ao debate já iniciado no Colégio do Passe da ECF, em janeiro deste ano. Tal como anunciou recentemente Jacques-Alain Miller, por ocasião da apresentação do livro Lacan Hispanico, o Blog do Passe será o lugar onde cada membro poderá sustentar seu ponto de vista e contribuir para a discussão, permitindo preparar um futuro Colégio do Passe em cada Escola, se for o caso.
Particularmente na EBP, o ensino do Passe não tem se restringido aos testemunhos dos AE. Cabe sublinhar que, a partir das elaborações do último Colégio do Passe ocorrido dia 24 de novembro de 2016, em São Paulo – cujo relatório foi publicado na Opção lacaniana n. 77 –, surgiram propostas que levaram à modificação do próprio dispositivo.
Foi preciso localizar certos “disfuncionamentos” no dispositivo para aprimorá-lo. Foi quando se criou a modalidade do Cartel do Passe Ampliado na EBP, em vigor desde abril de 2017, o qual inclui a Secretária do Passe que acumula a função de Secretária e de integrante do próprio Cartel, composto, a partir de então, por cinco membros e o Mais-um.
Além disso, cabe ressaltar que o próprio Regulamento do Passe da EBP contempla a função do ensino relativa ao Cartel – tal como indica o Artigo n. 5: “Após dois anos de funcionamento efetivo, o Cartel do Passe deverá apresentar uma elaboração doutrinária de sua experiência e recomendar ao Conselho da Escola as modificações pertinentes à renovação do dispositivo.” Deste modo, o Relatório do Cartel que, a cada dois anos é apresentado, discutido entre membros de Escola e publicado, serve de base para avaliar e elaborar coletivamente os efeitos da experiência do Passe na EBP, da qual sempre podemos extrair um ensino sobre esse dispositivo que dá fundamento à Escola de Lacan.
Desde sempre, a elucidação dos sintomas e dos impasses é o que permite à psicanálise avançar, como também reconhecer, a cada vez, aquilo que segue o curso da orientação que convém à psicanálise.
Assim, convidamos cada um dos membros da Escola Brasileira de Psicanálise a participar deste debate que inauguramos com o Blog sobre o Passe na EBP, enviando um texto (no máximo de 6000 caracteres com espaços) à Presidente, Maria Josefina Sota Fuentes e ao Secretário, Luis Francisco Espíndola Camargo, do Conselho da EBP: josefinasfuentes@gmail.com e lfe.camargo@gmail.com.
Neste primeiro número, reapresentamos o último Relatório do Cartel do Passe, com a autorização da Revista Opção lacaniana que o publicou em janeiro de 2022, apenas como um ponto de partida para que cada um possa se inspirar e buscar referências relativas ao ensino do Passe e examinar esta experiência na nossa Escola.
É possível acessar o Blog sobre o Passe na EBP, exclusivo aos membros da EBP, através do link: https://www.ebp.org.br/passe/, onde os textos publicados ficarão disponíveis para consultas.