O estilo que faz Escola Késia Ramos (EBP/AMP) Esses tais artefatos que diriam minhas angústias,…
Litorâneo II Jornada Seção Nordeste Edição Especial
Por Cassandra Dias
A Jornada de uma Seção é um momento fecundo para uma comunidade analítica, em que esta aprofunda um tema de interesse, mobilizando diversos atores em torno desse momento de produção.
A série iniciada com a I Jornada, sobre o enigma da sexuação, agora se desdobra em um segundo momento, interrogando sobre a localização do analista diante do declínio da função paterna em nossa época.
O acento se desloca para como o analista opera diante dessa vacuidade procurando circunscrever o que há de específico na psicanálise diante da balbúrdia das línguas e dos discursos que atravessam a subjetividade atual.
Dedicamos esse número do Litorâneo a apresentar o intenso trabalho em curso realizado nas comissões engajadas há alguns meses, pensando e preparando esse momento.
Desse processo, destacamos a resenha da primeira atividade preparatória dedicada ao tema do eixo 1 que já deu mostras do quanto a interrogação acerca das famílias e das crianças mobiliza um querer saber mais.
Com esse panorama, apresentamos as principais coordenadas que norteiam esse trabalho, esperando que o nosso convite para o debate possa chegar a todos aqueles transferidos à orientação lacaniana.