skip to Main Content

Editorial Litorâneo #08

Cassandra Dias

O boletim Litorâneo, em sua primeira edição do ano de 2022, reúne um panorama diversificado do trabalho no Nordeste da EBP. Cada um que com o seu estilo assina esses textos, contribuiu com a presença do psicanalista na discussão de temas urgentes da atualidade. Recolher essa transmissão escreve um percurso institucional decidido a partir de uma transferência de trabalho.

Iniciamos com o texto de Liége Uchoa apresentado em uma noite da Orientação Lacaniana, onde se tirou consequências das contribuições da psicanálise para pensar o campo da política.  O debate da cena pública concerne ao psicanalista na medida em que não se perde de vista o analítico em jogo e é crucial pensar essa inserção.

O campo das toxicomanias foi trabalhado por Maria Wilma Faria, da EBP-MG, que contribuiu com uma das atividades preparatórias ao X ENAPOL, em que os Núcleos de Pesquisa se fizeram presentes discutindo o tema do amor. A toxicomania como um anti-amor, tese que sustenta a investigação da rede TyA foi revisitada e debatida nessa ocasião.

De uma manhã de cartéis destinada ao tema da formação do analista, registramos o texto de Margarida Assad que situa o lugar do dispositivo do cartel como o eixo central de um percurso de formação, resgatando a lógica que levou Lacan a fazer a sua aposta no trabalho com os cartéis.

E da I Jornada da Seção Nordeste, realizada em dezembro de 2021, com o tema “O enigma da sexuação: o que nos ensina a experiência analítica sobre isso”, recolhemos algumas contribuições – não todas – que indicam o caminho percorrido naquela ocasião. Os textos de Elizabete Siqueira, Gabriella Dupim, Luis Francisco Camargo e Karynna Nóbrega são o indicativo de uma produção que mobilizou uma discussão rica nos dois dias de trabalho da nossa Jornada. Ocasião em que constatamos a vitalidade de um corpus epistêmico, clínico e político que se enlaça em seu endereçamento à Orientação Lacaniana.

Essa primeira edição do Litorâneo é o mosaico que reflete essa diversidade orientada pelo Uno da Escola.

Desejamos uma boa leitura a todos!

Back To Top