skip to Main Content
Boletim Litorâneo #15 – agosto 2024

EDITORIAL

Cleide Pereira Monteiro

Image

O Litorâneo, em sua função de fazer ressoar o vivo da experiência de Escola a partir do que acontece em nossas atividades, traz, em seu 15º número, o produto de uma atividade preparatória para o XXV Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, ocorrida em Natal, no dia 23 de março de 2024.

Lacan, em um movimento de reconquista do campo aberto por Freud, aposta na fundação de sua Escola, a cada vez reinventada por cada um que a ela se dirige como ancoradouro da formação analítica. Uma Abertura, assim intitulado um momento inaugural em terras natalenses…

Uma abertura

Cassandra Dias

Image

Fundo – tão sozinho quanto sempre estive em minha relação com a causa psicanalítica – a Escola Francesa de Psicanálise… que, no campo aberto por Freud restaure a sega cortante de sua verdade; que reconduza a práxis original que ele instituiu sob o nome de psicanálise ao dever que lhe compete em nosso mundo; que, por uma crítica assídua, denuncie os desvios e concessões que amortecem seu progresso, degradando seu emprego. Este objetivo de trabalho é indissociável de uma formação a ser dispensada nesse movimento de reconquista.

Essas palavras de Lacan pronunciadas em 21 de junho de 1964 e conhecidas no Ato de Fundação da Escola Francesa de Psicanálise, logo após ter sido excomungado da Associação Psicanalítica Internacional – IPA,  continuam ecoando entre nós.

Corpos e discursos

Patricia Badari

Image

“Quero ficar no teu corpo feito tatuagem (…). Quero brincar no teu corpo feito bailarina (…). Quero ser a cicatriz risonha e corrosiva (…)”. Escreveu, cantou Chico Buarque, em sua letra de música Tatuagem, de 1973.
Mas, mutatis mutandis . Multiplicidade dos gêneros, diversidade das identidades e dos objetos sexuais. Transformações de um corpo em outro. Fatos que estão dados em nossa atualidade. E as práticas amorosas não passam ilesas. Mutatis mutandis, também.

Lacan, em 1960, em seu texto Diretrizes para um Congresso sobre a sexualidade feminina nos diz sobre as incidências sociais da sexualidade feminina” ; e Christiane Alberti, ao retomar este texto de Lacan no X ENAPOL, ressaltou que…

Comentários sobre o texto Corpos e discursos, de Patrícia Badari

Maria do Carmo Dias Batista

Image

O texto Corpos e discursos, de Patrícia Badari, é sinuoso e envolvente. Em cada curva volta à questão do corpo e sua ligação com o discurso, tema do XXV Encontro Brasileiro do Campo Freudiano: Corpos aprisionados pelo discurso… e seus restos.

Elege a música e, sobretudo, o cinema como índices para atualizar a psicanálise, “colocá-la em ato” e inseri-la no contemporâneo.

Corpo, discurso, cinema, música…

Litorâneo – Boletim Eletrônico da EBP Seção Nordeste
Coordenadora da Comissão de Boletim: Cleide Monteiro
Comissão de Boletim: Bruno Senna, Cassandra Dias e Késia Ramos
Designer: Bruno Senna – sennabruno@gmail.com
Back To Top