skip to Main Content
Boletim Litorâneo #14 – abril 2024

EDITORIAL

Késia Ramos (Membro da EBP/AMP)

Image

E eis que desponta a edição do Boletim Litorâneo dedicado ao Seminário de Orientação Lacaniana da Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Nordeste.
Pelos trilhos do tempo, Jacques-Alain Miller ministrou cursos de psicanálise dedicados ao ensino de Jacques Lacan. Os Seminários de Orientação Lacaniana têm como objetivo promover o estudo e a investigação da doutrina de Lacan desenvolvida nestes cursos de psicanálise escritos por Jacques-Alain Miller…

A ação do analista nos tempos que correm

Cleide Monteiro e Liège Uchôa (coordenadoras)
Antônio Eunizé, Érick Leonardo, Francisco Santos, Ísis Maurício, José Ronaldo, Juliana Ribeiro, Romero Ouriques, Vania Ferreira, Zaeth Aguiar

Image

Contingência e Determinação

Anamaria Vasconcelos (coordenadora)
Ana Paula Mota, Larissa Souto, Maria Verônica da Silva, Rosa Feitosa, Sílvia Gusmão (relatora), Socorro Soares, Taciana Mariz, Vivianne Lafayette, Zélia Santos

Image

A partir da proposta feita pelo Conselho Deliberativo da EBP/NE para o Seminário de Orientação Lacaniana, em torno do curso de Miller, Todo el mundo es loco, colegas foram convidadas pela coordenação que organizou um GT tomando como base a aula X – Contingência e determinação. Nesta pesquisa, exploramos um real que Miller encontrou na contingência e o binômio do título por diferentes perspectivas: discurso amoroso, constituição subjetiva e experiência analítica.

A psicanálise líquida e o nó

Gisella Sette (coordenadora)
Ângela Pinto, Beatriz Pinon, Tereza Batista, Tereza Christina Lyra, Virginia Fernandes e Zaina Pereira

Image

Inicialmente, gostaria de expressar meu agradecimento à Diretoria de Cartéis e Intercâmbio da Seção Nordeste e sua comissão pelo acolhimento e pela oportunidade de participar deste trabalho desenvolvido em três frentes de atividades: “Noite de Cartéis”, “Procura-se Cartel” e “Momentos de Intercâmbio”. Além das reuniões internas, construções coletivas, leituras, estudos e trocas…

A interpretação das psicanálises

Elizabete Siqueira (coordenadora)
Ana Aparecida, Carlange Castro, Karynna Nóbrega, Késia Ramos, Mariana Guerra, Paulo Carvalho e Rogério Tomaz

Image

Por meio do trabalho de leitura e das reuniões fundamentados no texto A interpretação das psicanálises do curso Todo el mundo es loco, Miller problematiza que há uma demanda do poder público para regulamentar a psicanálise e a sua prática. A lição 12 está dividida em três seções, a saber: a responsabilidade do analista, interpretar em tempos de resistência e, por último, a interpretação com o passe.

La interpretación lacaniana

Glacy Gorski (coordenadora)
Alice Tocchetto, Aluska Cavalcanti, Anícia Ewerton, Gabriella Dupim, Isadora Grego D`Andrea, Januário Marques, Lia Giraldo Augusto, Lídia Pessoa e Pauleska Nóbrega.

Image

O GT se dedicou ao estudo, mais especificamente, do capítulo XIII, sem perder de vista outros capítulos do curso de Jacques-Alain Miller, Todo el mundo es loco. No seu curso, ele constata que, na sociedade contemporânea, há um crescimento do discurso da ciência, da tecnologia, do consumismo, da política – na perda do estado de direitos – e do crescimento dos movimentos cognitivistas. Ele assinala o avanço das práticas de avaliação que aprisionam o sujeito em classificações, afirmando que o sujeito, segundo Lacan, não é susceptível de categorização” (tradução nossa, MILLER, J-A, 2015, p. 137).

Ideología TCC y política de la felicidad

Bibiana Poggi (coordenadora)
Fernanda Vasconcelos, Maria Carolina Queiroz, Rejane Tito, Roberta Gusmão, Rosa Reis e Silvia Farias

Image

Em 2023, o Conselho da Seção Nordeste sugeriu um modo de funcionamento para a Orientação Lacaniana que envolvesse GTs. Proposta aceita com entusiasmo pelo nosso grupo, o qual pôs-se a trabalhar mensalmente com ricas discursões, que foram levadas ao público em forma de questões, proporcionando um debate importante. Tais questões foram sintetizadas a fim de serem publicadas, são elas…

No caminho de toda fala, a opacidade do gozo

Cleyton Andrade (coordenador)
José Augusto Rocha, Melissa Barboza, Samuel Nantes

Image

Todo falasser, no meio do caminho da cadeia significante, esbarra em uma pedra. Uma pedra que não se resume a um mero obstáculo. Uma pedra que não se dissolve no deciframento. Uma pedra… no meio do caminho.
Nos tempos da política da felicidade, do recrudescimento da extrema-direita e do fortalecimento da metrificação encampada pelas TCCs, parece não caber pedras no caminho. A fim de resistir aos imperativos de normatização, aos apelos da ciência e às políticas segregatórias, a psicanálise encontra seu caminho justamente no caminho das pedras.

Diversificación del Uno

Margarida Assad (coordenadora)
Marina Fragoso, Nelson Matheus, Regileide Lucena, Suele Conde, Ana Ocileide, Marina Cursino, Vanessa Soares e Wilson Lima (elaborador do texto)

Image

As discussões do capítulo 16 do curso Todo mundo é louco” de Miller permitiram que os participantes do GT se aprofundassem em alguns dos temas trazidos por Miller nesse capítulo, produzindo, a cada encontro, a satisfação necessária para que pudéssemos extrair alguns pontos do texto que orientassem a nossa leitura.
Inicialmente, a diferença entre o sotaque quebequense e o sotaque francês animou as discussões. Essa especificidade que marca as línguas se traduziu na especificidade da clínica do 388, um Centro psicanalítico de atendimento integral a psicóticos” situado no Quebec.

Cada um em seu mundo

Cassandra Dias (coordenadora)

Image

O Grupo de Trabalho que discutiu o último capítulo do curso Todo mundo é louco percorreu linhas de investigação a partir do que ressoou em cada um. Recolho alguns pontos que colocaram a trabalho uma produção: circunscrever o lugar de Mais-Ninguém em que a vociferação acrescenta à palavra um novo estatuto. Em torno desse lugar, abriram-se caminhos investigativos que seguirão interrogando as várias dimensões que essa leitura permite.

Litorâneo – Boletim Eletrônico da EBP Seção Nordeste
Coordenadora da Comissão de Boletim: Cleide Monteiro
Comissão de Boletim: Bruno Senna, Cassandra Dias e Késia Ramos
Designer: Bruno Senna – sennabruno@gmail.com
Back To Top