skip to Main Content
Boletim Litorâneo #13 – março 2024

EDITORIAL

Maria de Lourdes Aragão e Francisco Santos

O Litorâneo #13 marca a continuidade dos trabalhos da Seção Nordeste, recuperando momentos e conteúdos importantes do ano que passou, na esteira dos temas atuais das jornadas e congressos de 2024. O ano começou a todo vapor com o XIV Congresso da Associação Mundial de Psicanálise; seguiremos com o Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, em novembro próximo. Os textos desta edição estão em consonância com esses grandes eventos e os demais do ano de 2023 e deste ano de 2024 também.

Os Laios de hoje em dia

Sandra Conrado

Depois das falas de Sandra Luna e Jorge Bweres, nesse precioso trabalho da peça teatral O Último Édipo, gostaria de trazer alguns pontos que me chamaram a atenção enquanto espectadora dessa peça que tive o privilégio de assistir, em 2017, no teatro Santa Rosa, centro de João Pessoa-PB.

São pontuações que eu vou trazer para nossa conversa a partir das impressões que retirei da peça, e que vocês devem ter tirado também a partir do que assistiram no YouTube…

Uma noite na aldeia

José Augusto Rocha

Ano de 1920. Um grupo de dez Potiguara, liderados por Manoel Santana, então cacique-geral, partiu de navio em direção ao Rio de Janeiro. Acossados pela tomada de seus territórios naqueles anos, alguns haviam presenciado cena horripilante de espancamento, seguido de prisões ilegais, contra seus parentes, após – vejam só – um grupo de indígenas ser descoberto na cata do caranguejo…

A forma sem fôrma: uma reflexão sobre os efeitos de formação

Ísis Maurício Coelho

Inicialmente, gostaria de expressar meu agradecimento à Diretoria de Cartéis e Intercâmbio da Seção Nordeste e sua comissão pelo acolhimento e pela oportunidade de participar deste trabalho desenvolvido em três frentes de atividades: “Noite de Cartéis”, “Procura-se Cartel” e “Momentos de Intercâmbio”. Além das reuniões internas, construções coletivas, leituras, estudos e trocas…

Lançamento do livro Lacan Chinês: para além das estruturas e dos nós, de Cleyton Andrade

Francisco Santos

No último dia 7 de novembro, a Comissão de Biblioteca da EBP Seção Nordeste trouxe mais um Noites de biblioteca, onde tivemos a honra de apresentar o livro Lacan chinês, uma obra reconhecidamente importante para a psicanálise de orientação lacaniana. E não apenas: o livro ganhou o primeiro lugar do 58º Prêmio Jabuti, na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento; e é oriundo da pena – ou do pincel – de Cleyton Andrade.

Conversação Cinema e Psicanálise Seção Nordeste

Késia Ramos
Membro da EBP/AMP

Boa noite a todos, sejam bem-vindos a mais um encontro da Conversação do Cinema com a Psicanálise da Seção Nordeste. Nesta ocasião, faremos o encerramento das atividades da Seção Nordeste deste ano de 2023.

Gostaria de agradecer aos apoios recebidos: à diretoria da Seção Nordeste, a diretora Cleide Monteiro, da qual a atividade está na rubrica da Diretoria de Biblioteca, em especial a Rede do cinema e psicanálise da Fapol na EBP, sob coordenação da Ondina Machado e às queridas colegas e parceiras de trabalho da comissão da rede, bem como aos colegas aqui presente.

O gadget ideal: comentário sobre o filme O homem ideal

Niraldo de Oliveira Santos
Membro da EBP/AMP

Gostaria de iniciar agradecendo a Késia Ramos, Cleide Pereira e a todos os colegas da diretoria da EBP – Seção Nordeste, pelo convite para participar desta atividade, o que muito me deixou feliz e honrado! Alegria que também decorre do prazer de ter assistido ao filme “O homem ideal” (2021) para esta conversação.

Litorâneo – Boletim Eletrônico da EBP Seção Nordeste
Coordenadora da Comissão de Boletim: Cleide Monteiro
Comissão de Boletim: Bruno Senna, Cassandra Dias e Késia Ramos
Designer: Bruno Senna – sennabruno@gmail.com
Back To Top