skip to Main Content
Boletim Litorâneo #10 – Abril 2023

EDITORIAL

Cassandra Dias – Diretora de Biblioteca

Cartel e Passe. Essa edição do Litorâneo – última sob minha editoração – toma os pilares da Escola de Lacan como tema de trabalho a partir das produções que se fizeram na EBP Nordeste em torno desses dois dispositivos.
“Que a Escola possa garantir a relação do analista com a formação que ela dispensa, portanto, está estabelecido”.

Savoir-y-faire avec…

Késia Ramos – Comissão do Boletim Litorâneo

O Boletim Litorâneo Número 10 traz, em sua edição de arte, a temática da “memória”, ilustrada nas obras de Noriko Kuresumi e Sophia de Mello Breyner Andresen.
Memórias fundadas nas intensas vivências infantis, compostas pela presença do oceano.

E o Mais Um?

Cassandra Dias Farias

Aos 63 anos, após ser excomungado da Sociedade Francesa de Psicanálise, Lacan inaugura na história da psicanálise, uma nova perspectiva institucional, rompendo com o modelo das sociedades deixado por Freud e tomando como premissa, o conceito de Escola. Já às voltas com a elaboração do seu objeto a e à altura do seminário 11 – Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise – ele assume para si e tão somente, a oferta de uma formação para os psicanalistas.

Tu Podes Saber

Cláudia Formiga

“Tu podes saber”, que escolhemos como título desta I Jornada de Cartéis da Seção Nordeste, me ensejou uma reflexão sobre a relação entre Saber e Poder, tendo como pano de fundo a ideia de Lacan do cartel como órgão de base de sua Escola. Trata-se de um rápido sobrevôo que, provocada por esse título, me vi tentada a fazer sobre essa questão, que evidencia a importância da política do cartel na formação do analista.

Aposta no Passe hoje

Sandra Arruda Grostein

Caros colegas da Seção Nordeste da EBP: é com muita alegria que estou hoje aqui com vocês para apresentar uma reflexão sobre o Passe na EBP hoje.
Dividi minha fala em três pontos…

Um Novo Tempo…

Sandra Conrado

Movidos pelo tema do XXIV Encontro Brasileiro da Escola Brasileira de Psicanálise em novembro de 2022: Analista: presente!, a Seção Nordeste/EBP nos dias 04 e 05 de novembro de 2022, deu a nota e tom desta presença puxando o fio do tempo com a pergunta: “E o analista em tempos da evaporação do Pai?

Litorâneo – Boletim Eletrônico da EBP Seção Nordeste
Coordenadora da Comissão de Boletim: Cleide Monteiro
Comissão de Boletim: Bruno Senna, Cassandra Dias e Késia Ramos
Designer: Bruno Senna – sennabruno@gmail.com
Back To Top