Boletim Litorâneo #06 – Novembro 2021
EDITORIAL
Cassandra Dias – Diretora de Biblioteca
Para Rosane da Fonte
(in memoriam)
O texto freudiano “Além do princípio do prazer” completou 100 anos em 2020. A pandemia do Coronavírus impediu que as homenagens a esse texto magistral de Sigmund Freud se realizassem a altura da importância desse corte epistemológico promovido no interior da psicanálise.
Reflexões sobre o “Além do princípio do prazer”
Sérgio de Campos
No ano de 1920, ou seja, há pouco mais de cem anos, Freud provoca uma guinada na compreensão do funcionamento do aparelho psíquico. Até então, ele considerava a díade prazer-desprazer, de modo que o sujeito evitava o desprazer e buscava, com ajuda do analista, reencontrar seu prazer de viver. Entretanto, o novo modelo de compreensão contradiz o princípio do prazer, visto que a clínica evidencia…
Além do princípio do prazer: alguns pontos para uma leitura política
Gilson Iannini
Uma boa noite a todos e todas. É uma alegria estar aqui. Não poderíamos ter tido uma abertura mais bonita e que casa tão bem com o que eu vou falar. Vocês vão entender o porquê. Gostaria de agradecer o convite de Cassandra para participar dessa noite de Abertura da Biblioteca. Agradecer à Biblioteca Viva, a Cassandra, a Carolina e a Xavier que fizeram esse trabalho tão interessante…
Ressonâncias Noite da Biblioteca
Além do Princípio do Prazer – 1920/2020
Suele Conde Soares
No litoral da palavra, uma biblioteca vive. É isso que ressoa da atividade da Biblioteca EBP seção Nordeste em cuja apresentação contou com a arte (poesia, música, cinema) para abordar a pulsão. Vida e morte.
Cenas do filme Bacurau (2019) de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, incitam ao debate. Em sua identidade nordestina, o filme nos lança ao encontro da vida que persiste “apesar de…”
Apenas a leitura de uma noite
Lídia Pessoa
“A carne seca é servida” na cerimônia de abertura da Noite da Biblioteca da Seção Nordeste, ocorrida em 24 de agosto de 2021. Com um toque da poesia de Torquato Neto de “todo dia é o mesmo dia de amar-te amor-te morrer, todo dia menos dia mais dia é dia D”.
Cassandra Dias, Francisco Xavier e Carolina Marques nos convidam invocando a refletir, dialogar sobre a noção de pulsão de morte
Ressonâncias Conversações Preparatórias para a I Jornada da Seção Nordeste
Corredor
Marcella Ribeiro
A densidade posta pelas fórmulas da sexuação, a sexualidade e suas diferenças são assuntos vivos na psicanálise lacaniana. Alcançá-los, talvez, através da linguagem, se coloca como a primeira questão: qual uso possível da escrita para traduzir as impressões que aparecem no corpo, na clínica, na atualidade?
“Sobre o corpo falante: sexuação, diferença sexual e relação sexual”, o texto de Jésus Santiago é o norteador em mais uma conversação preparatória para a primeira Jornada da Seção Nordeste.
Agenda Novembro/2021
Dia 09/11
19h30 – SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO LACANIANA
Texto: “Los divinos detalles” (Los cursos psicoanalíticos de Jacques-Alain Miller, 1989)
Aula XI: Impasses do Supereu
Responsáveis: Cláudia Formiga e Elisabete Siqueira
Coordenação: Anamaria Vasconcelos e Margarida Assad
Dias 03, 17 e 24/11
13h30 – SEMINÁRIO POR CONTA E RISCO
Leitura do Seminário de Lacan. Livro 9 – A Identificação
Responsável: Ruth Jeunon
Atividade semanal, às quartas-feiras
Dia 30/11
19h30 – SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO LACANIANA
Texto: “Los divinos detalles” (Los cursos psicoanalíticos de Jacques-Alain Miller, 1989)
Aula XII:O falo e a quarta contribuição
Responsáveis: José Carlos Lapenda e Mariana Guerra
Coordenação: Anamaria Vasconcelos e Margarida Assad