skip to Main Content
Boletim Litorâneo #02 – Junho 2021

EDITORIAL

Cassandra Dias – Diretora de Biblioteca

O Litorâneo banha o continente da psicanálise no Nordeste e em seu segundo número traz na escrita dos seus membros as primeiras ressonâncias de um trabalho de Escola que anuncia sua fertilidade.

A enunciação de Anamaria Vasconcelos nos situa sobre o lugar da Orientação Lacaniana enquanto um norteador na Escola de Lacan e espinha dorsal de um percurso de formação.

Elizabete Siqueira e Glacy Gorski nos apresentam o argumento da I Jornada da Seção Nordeste “O enigma da sexuação: o que a psicanálise nos ensina sobre Isso”. Um intenso trabalho de preparação em torno do tema se inicia a partir de agora, mobilizando todo um campo transferencial que compartilharemos nos próximos números do boletim.

Orientação Lacaniana

Por Anamaria Vasconcelos

Atualmente, estamos vivendo os efeitos de uma Nova Geografia na Escola, particularmente aqueles que se encontram diretamente envolvidos na dinâmica de novas seções. Temos por muitas vezes, vivido certa inquietação. Ao mesmo tempo, estamos envolvidos de modo decidido no nosso trabalho, guiados pela luz dos nossos princípios para assim nos por a trabalho e zelar por nosso funcionamento. Desse modo, agradeço a possibilidade de escrever sobre uma temática que tanto tem me chamado a atenção. Entendo também que nesse convite, encontro uma das facetas da Garantia que a Escola de Lacan pode oferecer; garantia, enquanto um lugar possível que abre a possibilidade de elaborar com outros, nesse caso, pela escrita. Escrever é um viver essa solidão. De acordo com Clara Holguin, “garantia como uma solidão com”.

I Jornada Seção Nordeste
O enigma da sexuação: o que a experiência analítica nos ensina sobre Isso

Por Elizabete Siqueira e Glacy Gorski

O título escolhido para I Jornada da Seção Nordeste “O enigma da sexuação – o que a experiência analítica nos ensina sobre Isso”, é um convite dirigido à comunidade analítica para participar de uma conversação sobre esse tema fundamental que, de início, tem como pressuposto um distanciamento de toda e qualquer concepção essencialista, construtivista ou identitária, uma vez que a psicanálise traça como orientação, a posição singular de cada sujeito em relação ao gozo. Por isso, pensar uma sexualidade apoiada na noção de gênero invalida-se pelo que a experiência analítica ensina.

Atividade Preparatória ao X ENAPOL

Por Liège Uchôa e Margarida Assad – Coordenadoras do Seminário Preparatório ao X ENAPOL

Nos dias 9 e 10 de outubro de 2021, acontecerá, em Santiago do Chile, no formato virtual, o X ENAPOL, trazendo uma temática instigante: O novo no amor: modalidades contemporâneas dos laços. São várias as vias que dispomos em Psicanálise para abordar a temática do amor, bem como sua articulação com outros saberes e sua relação com o Outro social.

Homenagem póstuma a Lêda Guimarães

Por Margarida Assad – Presidente do Conselho Deliberativo | José Carlos Lapenda Figueiroa – Diretor Geral

Nós, membros e participantes da Seção Nordeste tivemos a satisfação de receber o vigor da transmissão que Lêda nos ofertou. Por diversas situações de Ensino, sejam em Jornadas, supervisões, cartéis e mesmo em momentos de descontração, Lêda nos ensinou muito, deixando marcas em cada um de nós.

Sua transmissão viva e a força de seu desejo iluminaram a cena da Escola, muito além da Bahia e do Rio de Janeiro, Estados onde residiu. Na EBP foi uma das primeiras AEs. Nomeada em 2000, seus testemunhos deixaram forte impacto na formação de toda uma geração de psicanalistas.

Registramos aqui nosso carinho e gratidão a essa colega que nos deixou em 23 de maio, em Feira de Santana, na Bahia. Ela partiu nos deixando um significativo legado através de sua forte presença de mulher, amiga, extremamente causada pela Psicanálise.

É difícil imaginar que se tenha apagado a exuberância de Lêda Guimarães.

Litorâneo – Boletim Eletrônico da EBP Seção Nordeste
Coordenadora da Comissão de Boletim: Cassandra Dias
Comissão de Boletim: Bruno Senna, Cassandra Dias e Késia Ramos
Designer: Bruno Senna – sennabruno@gmail.com
Back To Top