“Que o véu levantado não mostre nada, eis o princípio da iniciação...” Lacan, 1974,…
EVENTOS
XII ENAPOL
O XII ENAPOL acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de setembro, em Belo Horizonte, com o tema “Falar com a criança!” Instigante proposta que joga luz num assunto que está presente do início ao fim de uma análise, uma vez que isso fala a cada um que se coloca na posição analisante. O infantil da criança e o infantil sempre presente na vida do adulto é indissociável do gozo e do desejo.
Falar traz à cena o significante e a enunciação, mas também isso que escapa a fala, pois que nunca caberá nas palavras. Falar do que não se pode falar. Falar com a coisa que sempre é fugidia.
Estamos no território de lalíngua. Este ronronar feito de ruídos e pedaços de palavras, efeito do banho de linguagem que tem a potência de transmitir o desejo e gozo do Outro. Falar com a criança também é falar com o traumático, o troumatisme, que se apresenta em seu valor de buraco (trou) e de excesso (trop), quando o significante incide no corpo. Uma relação sempre defasada, pois a linguagem não pode dizer tudo do gozo.
Por Juliana Ribeiro
V Jornada da Seção NE da EBP
TRAUMA
Palavras de apresentação
“O psicanalista nunca está sozinho, ele depende, tal como o chiste, de um Outro que o reconheça.”
Na Escola de Lacan, o psicanalista, em sua contínua formação, encontra-se inserido numa comunidade, o que o coloca junto aos pares, pela via da transferência de trabalho.
Dessa forma, uma vez por ano, os membros da Escola, os aderentes, os correspondentes, os cartelizantes e os participantes ativos da Seção NE são convocados a apresentar e debater suas produções em torno de um tema.
A Jornada da Seção NE acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro de 2025, tendo como convidado Marcus André Vieira (EBP/AMP). O tema “Trauma” foi escolhido cuidadosamente, em continuidade aos temas das jornadas dos anos anteriores. Recebido com entusiasmo, desperta interesse e convoca ao trabalho. Mais de quarenta pessoas estão envolvidas na organização do evento, compondo comissões que se movem pelo desejo.
As comissões se formaram a partir do desejo de trabalhar e são coordenadas por:
– Comissão Científica: Anamaria Vasconcelos e Cassandra Dias
– Comissão de Referências Bibliográficas: José Carlos Lapenda
– Comissão de Mídias e Divulgação: Cláudia Formiga
– Comissão de Livraria: Cristina Maia
– Comissão de Infraestrutura: Késia Ramos
A jornada foi lançada no dia 22 de julho e sua organização encontra-se em pleno desenvolvimento. Três preparatórias acontecerão nos dias 18 de agosto, 2 e 23 de setembro, sempre às 20h, em formato híbrido. Cada preparatória está sob a responsabilidade de um cartel. São eles:
Eixo 1 – A tela da fantasia
Cartelizantes: Eliane Baptista, Anderson Barbosa, Francisco Santos e Ísis Maurício
+1: Inês Seabra (EBP/MG)
Eixo 2 – O horizonte do ato
Cartelizantes: Cleyton Andrade, Vânia Ferreira, Wilson Lima e Carlange Castro
+1: Flávia Cera (EBP/Sul)
Eixo 3 – Analista trauma
Cartelizantes: Cleide Monteiro, Sílvia Gusmão, Roberta Gusmão e Rosemarie Moneyham
+1: Lucíola Macedo (EBP/MG)
Convido cada um a explorar o site e a se encontrar com o argumento, os textos de orientação, os textos do convidado – Marcus André Vieira – e, principalmente, a produzir trabalhos que possam ser enviados à Comissão Científica até o dia 20 de outubro de 2025.
Encontramo-nos em Recife, cidade que acolhe de forma calorosa com sua história e sua cultura!
Por Bibiana Poggi
EBP/AMP


