O estilo que faz Escola Késia Ramos (EBP/AMP) Esses tais artefatos que diriam minhas angústias,…
Apresentação da Jornada
Liège Uchôa EBP/AMP
Diretora de Cartéis e Intercâmbio da EBP Seção Nordeste
É com imensa alegria que abrimos nossa jornada de cartéis!
Começo pelos agradecimentos.
A Marilsa Basso, por sua inteira disponibilidade para esse momento! Aproveito para agradecer também por seu trabalho à frente da Diretoria de Cartéis e Intercâmbio da Escola Brasileira de Psicanálise. Docilidade, construção coletiva e presença permanente é o que vem nos ensinando nesse período.
A Cassandra Dias, trabalhadora incansável, que também aceitou, prontamente, o convite para estar na nossa Jornada. A sua palavra tem força e nos orienta pelos difíceis caminhos de uma comunidade analítica. Como sua dança, vai tecendo ondas de conexões.
Agradeço às coordenações de mesa e comissões de trabalho que se constituíram como um coletivo vivo e possibilitaram a realização dessa Jornada. Por último, agradeço à comissão de trabalho da Diretoria de cartéis: Érick Leonardo, Ísis Maurício e Januário Marques. Juntos, numa ótima transferência de trabalho, fomos delineando essa caminhada, atentos a cada passo.
A II Jornada de Cartéis da Seção NE teve por título: O produto do cartel: sua escrita, um estilo. A nossa mirada foi promover esse produto, lembrar da sua importância como um ciclo que se fecha e que se abre para múltiplas possibilidades. A escrita é um caminho fecundo, revela um estilo, nosso modo de fazer com o real. Transmite ao Outro nossa tecitura em torno do não-todo, onde só a invenção traz algum abrigo.
Esse momento de jornada reflete nossa dedicação em fazer valer esse dispositivo de trabalho na nossa Seção. Recebemos 24 trabalhos, fruto tanto de cartéis concluídos, quanto daqueles ainda em andamento. Incentivamos uma escrita a partir do ponto em que cada um se encontrava com a sua questão.
Foram inúmeros os desafios que tivemos que enfrentar para tornar possível a formação de tantos cartéis. Muitas demandas se perderiam no caminho sem o movimento que delineamos de forma decidida. A Jornada, portanto, é o resultado desse esforço coletivo para colocar em evidência a importância do cartel para nossa formação.
Por fim, desejo a todos um ótimo dia de trabalho. Que, dos produtos de cartéis aqui apresentados, siga brotando uma escrita.