
Boletim Litorâneo #11 – Setembro 2023
EDITORIAL
Cleide Monteiro – Diretora de Biblioteca
O Litorâneo, boletim que recolhe os frutos de “nossa caminhadura”, apresenta os primeiros brotos colhidos pela atual Comissão de Biblioteca, fazendo valer a dimensão política deste instrumento que leva ao leitor, neste primeiro número da atual Diretoria, o trabalho vivo das instâncias (Conselho e Diretoria) de uma Seção ainda jovem.
Uma abertura, uma carta, um Farol
Anamaria Vasconcelos
O cartel e a ação lacaniana
Liège Uchôa
Foi com alegria que construímos a Noite de Cartéis na Seção NE. Agradecemos a Fernanda Otoni por aceitar nosso convite, o nosso desafio, porque nos pôs a trabalho: estudamos, pesquisamos, redescobrimos caminhos esquecidos. A ação lacaniana, desde que apareceu em discussão, chegou a mim como um horizonte de interesse, e agora, à frente da diretoria de cartéis e intercâmbio, vislumbrei articulá-la ao dispositivo do cartel, nosso órgão de base que, junto com o passe, são considerados os pilares da formação do analista na Escola de Lacan.
O cartel e ação lacaniana
Fernanda Otoni de Barros-Brisset
Boa noite aos colegas da Seção Nordeste. Liège Uchôa me convidou para falar sobre o cartel e a ação lacaniana. Fazer esse enlace exige-nos ler como a Psicanálise topologicamente, sem arredar de sua prática, um por um, ou melhor, por isto mesmo, se infiltra na grande conversação com a sociedade.
Em seu curso Un esfuerzo de poesía, Miller coloca, lado a lado, “A psicanálise e a sociedade”.
Psicanálise, violência e um Elephant na sala
Késia Ramos
Boa noite, colegas, sejam bem-vindos a mais um encontro da conversação do Cinema com a Psicanálise da Seção Nordeste.
Gostaria de agradecer a diretoria da Seção pela oportunidade da coordenação, a diretora Cleide Monteiro, da qual a atividade está na rubrica da Diretoria de Biblioteca e aos colegas aqui presente.
Elephant
Nohemí Brown
Agradeço à Seção Nordeste e à Comissão de Cinema e Psicanálise da Fapol o convite realizado por Késia Ramos, responsável pela EBP na dita comissão. Um convite desafiante para refletir a partir deste filme.
O filme toca em temas muito atuais, dos quais, talvez, pelo impacto dos eventos recentes no Brasil, só poderemos localizar algumas questões e esboçar algumas pontuações.
