skip to Main Content
Boletim Litorâneo #01 – Maio 2021

PALAVRAS DO CONSELHO DELIBERATIVO

Margarida Assad – Presidente do Conselho Deliberativo

Seção Nordeste, uma realidade!

A Seção Nordeste está formada. Uma Seção múltipla reunindo membros de vários Estados do nordeste. Cada um de nós trabalhou de forma decidida desde 2019 para que a Seção pudesse se constituir. Várias conversações, reuniões, textos sobre a política da Escola, Seminários de membros, enfim trabalhamos com afinco. Certamente tivemos que elaborar nossos lutos, a perda de um lugar já familiar; relações que existiam entre membros de muitos anos de trabalho foram expandidas pela chegada de novos colegas. Novos estilos de trabalho, e novos sintomas, diferentes daqueles que já havíamos acostumados a lidar. Toda essa multiplicidade de elementos nos tirou de certa zona de conforto; esse luto ainda tem seus restos, e estamos elaborando na certeza que o destino da Seção está em nossas mãos.

PALAVRAS DA DIRETORIA

José Carlos Lapenda – Diretor Geral

Advertido do momento especial para a presença da Psicanálise no mundo, tomo como objetivo maior de gestão o engajamento da Seção no novo tempo que se inaugura no Campo Freudiano e faço disso o compromisso primordial de minha presença na Diretoria.

Consideramos de partida que a Escola de Lacan se alimenta de amor e desejo, de laços tecidos por transferência de trabalho e desejo de analista. Que se fortaleçam os dispositivos organizacionais de forma a estimular as iniciativas e os endereçamentos individuais que fazem da Escola uma realidade viva e presente na vida de cada um e da cidade. Que, assim, a libido possa circular, desimpedida de imperativos burocráticos.

Cassandra Dias – Diretora de Biblioteca

E eis que surge o Litorâneo.

Como veículo de comunicação e registro de um novo tempo, o boletim eletrônico da Seção Nordeste pretende trazer os ventos que sopram no Nordeste brasileiro para a comunidade de interesses que habita esse território, no país da psicanálise.

Um litoral, esse espaço que “serve de fronteira para o outro, por serem eles estrangeiros, a ponto de não serem recíprocos”? É o que Lacan nos lança a partir do seu voo sobre as planícies siberianas na volta de sua viagem ao Japão. No ravinamento produzido pelos sulcos das águas na terra, algo se produz entre centro e ausência, saber e gozo, escrita e semblante…

Bibiana Poggi – Diretora Secretária/Tesoureira

Aceitar a indicação para ocupar uma diretoria da nova Seção Nordeste diz de um desejo decidido por uma causa – a causa da psicanálise.

A Seção Nordeste da Escola Brasileira de Psicanálise foi fundada a partir dos acontecimentos de Escola nesta Seção. Quatro diretorias a compõem, entre elas a secretaria e tesouraria.

São muitas as competências estatutárias atribuídas à secretaria e à tesouraria. Colocá-las em prática, neste momento, abre a possibilidade para o novo que pode advir do funcionamento.

Cláudia Formiga – Diretora de Cartéis e Intercâmbio

Acomodava-me ainda ao significante Membro da EBP, que assinala pra mim um novo momento em minha transferência à Escola, quando na EBP estava em curso a criação das novas seções. Logo em seguida, as alterações e mudanças em nossa prática, trazidas pela pandemia de Covid 19. Enquanto tivemos de nos virar com o inesperado de um a-mais imposto pela pandemia, o desafio de me inserir no movimento da Seção em manter vivo o trabalho de Escola, me trouxe também a satisfação da descoberta de fazeres inéditos. É nesse contexto de dificuldades e também de convite à invenção, que o significante “nova geografia” circunscreve pra nós certa expansão de horizontes nesse trabalho, ponto de recomeço.

Litorâneo – Boletim Eletrônico da EBP Seção Nordeste
Coordenadora da Comissão de Boletim: Cassandra Dias
Comissão de Boletim: Bruno Senna, Cassandra Dias e Késia Ramos
Designer: Bruno Senna – sennabruno@gmail.com
Back To Top