Késia Ramos (EBP/AMP) Nesta edição do Litorâneo #17, a construção da editoração imagética nos…

Editorial Boletim Litorâneo #02
O Litorâneo banha o continente da psicanálise no Nordeste e em seu segundo número traz na escrita dos seus membros as primeiras ressonâncias de um trabalho de Escola que anuncia sua fertilidade.
A enunciação de Anamaria Vasconcelos nos situa sobre o lugar da Orientação Lacaniana enquanto um norteador na Escola de Lacan e espinha dorsal de um percurso de formação.
Elizabete Siqueira e Glacy Gorski nos apresentam o argumento da I Jornada da Seção Nordeste “O enigma da sexuação: o que a psicanálise nos ensina sobre Isso”. Um intenso trabalho de preparação em torno do tema se inicia a partir de agora, mobilizando todo um campo transferencial que compartilharemos nos próximos números do boletim.
Em torno do tema do X Encontro Americano de Psicanálise da Orientação Lacaniana “O novo no amor: modalidades contemporâneas nos laços”, Liége Uchoa e Margarida Assad traçaram um programa de trabalho que enlaça os Núcleos de Estudos e Pesquisa contemplando alguns eixos dessa investigação. Deixam o convite para que acompanhemos esse caminho.
E, por último, a homenagem da EBP Nordeste a uma colega que nos deixou nesse mês de maio. Lêda Guimarães, mulher e psicanalista que provocou efeitos de formação por onde passou. O Conselho e a Diretoria registram em nome de uma comunidade, o nosso pesar.
A todos, uma boa leitura!