A psicanálise vai ao cinema – Seção Sul – é uma atividade de Intercâmbio da Seção Sul com a cidade e é realizada mensalmente em parceria com o Centro Cultural Badesc, há mais de dez anos. É uma atividade aberta onde, depois da exibição de um filme, acontece uma conversa com um público heterogêneo composto predominantemente por não-psicanalistas. A atividade conta com dois convidados, um psicanalista da EBP e outro ligado a um outro campo de saber para viabilizar o debate entre diferentes perspectivas. Os filmes são escolhidos tendo os temas dos eventos da Escola como seu principal norteador.
Normalmente acontece nas últimas sextas do mês.
Coordenação: Cinthia Busato e Artur Cipriani
Lacan na academia – Seção Minas Gerais – o espaço de conversa com a Literatura foi retomado neste semestre, agora na versão online, sendo transmitido pelo canal do Youtube da Academia Mineira de Letras. Os temas contemplados são o do XXIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano: O feminino infamiliar: dizer o indizível e o do Sonho (Congresso da Associação Mundial de Psicanálise).
No dia 26 de agosto tivemos a presença da professora Tereza Virgínia Barbosa e da psicanalista Cristiane Barreto que nos falaram sobre o tema: Medeia e o feminino infamiliar.
No dia 28/10 convidamos a psicanalista Ana Lúcia Lutherbach para uma conversa em torno do livro “A obscena senhora D de Hilda Hilst”, ao lado da escritora, artista e compositora Beatriz Azevedo.
Fecharemos o semestre em novembro com um debate em torno do tema do sonho a partir da obra de André Breton. Desta vez, receberemos nossa colega Lúcia Grossi e a professora da faculdade de letras da FMG Márcia Arbex.
Coordenação: Laura Rubião
Equipe: Cristina Marcos, Inês Seabra, Luciana Silviano Brandão, Patrícia Ribeiro
Cinema e Psicanálise – Seção Minas Gerais – Temos uma parceria com a Sala Humberto Mauro, da Fundação Clóvis Salgado, que se localiza no Palácio das Artes, em pleno centro da cidade de Belo Horizonte. A parceria foi uma iniciativa dos responsáveis pela programação da Sala. Iniciamos esta parceria em 2017, na gestão de Fernanda Otoni. As sessões de Cinema e Psicanálise começavam em março e iam até dezembro (com a exceção do mês de outubro, por causa do Festival de Curtas), sempre na primeira sexta-feira do mês.
No ano de 2020, tivemos apenas uma atividade presencial do Cinema e Psicanálise, que aconteceu dia 6 de março. O filme Rio Congelado de Courtney Hunt, foi comentado por Fernanda Otoni Brisset.
Retomamos a atividade em julho de 2020 (última sexta-feira do mês) quando havia uma mostra de filmes do Expressionismo alemão. O filme “O Gabinete do Doutor Caligari” de Robert Wiene, foi comentado por Musso Greco dia 31 de julho. Na sequência, dia 28 de agosto, tivemos “O Vampiro de Dusseldorf” de Fritz Lang, comentado por Juliana Meirelles Motta. Nossa colega Nohemí Brown comentou um terceiro filme desta mostra: “Aurora” de F. W. Murnau em 25 de setembro.
O mês de outubro não terá Cinema e Psicanálise devido ao Festival de Curtas que acontece todo ano na Sala Humberto Mauro neste mês. Retomaremos em novembro e dezembro. Os filmes destes dois últimos meses ainda não estão definidos.
Coordenação: Lúcia Grossi
Equipe: Cristina Vidigal, Cristiana Pitella e Miguel Antunes
Leituras em cena – Seção Rio de Janeiro – O “Leituras em Cena” se inscreve como uma das atividades de “Inter-câmbio” que acontecem no âmbito da Seção-Rio da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP-Rio). Interessados no diálogo da psicanálise com o universo teatral carioca contemporâneo esta atividade visa à construção de pontes entre o discurso analítico e outros saberes ou agentes da cidade dispostos a pensar a cultura e os impasses do contemporâneo.
Em 2019, o projeto travou uma parceria frutífera com a Cia. dos Atores, através da obra “Insetos”, com leituras e debates conjuntos realizados em diferentes espaços da cidade. Com isso, estabeleceu-se o desejo de realizar novos desdobramentos para a continuidade de um trabalho articulado, desta vez com a peça “Júlio César”, que ganha uma nova adaptação da Cia. dos Atores e tem estreia prevista para janeiro de 2021. Com essa nova proposta, se abre um campo de investigação sobre política, função do líder e constituição dos laços.