Fale Conosco: (48)3222-2962

Ação Lacaniana – Verdade e democracia

by secao_sc in

View Calendar
08-11-2018 20:30 - 22:00
Sede EBP Seção Santa Catarina
Phone:(48)3222-2962
Address: R. Prof. Airton Roberto de Oliveira, 1-71 - Itacorubi, Florianópolis - SC, 88034-050, Brasil

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” ( João 8:32). Não só a frase bíblica, mas também Platão, Aristóteles, Maquiavel, Weber convocam os fatos como via de acesso à compreensão da verdade. Nietzsche, já em 1887, quando diz que “não existem fatos, apenas interpretações” faz um alerta crítico de que a verdade não é única, nem definitiva nem imutável, mas precisa ser continuamente discutida e tematizada.

Lacan no Seminário 20 afirma que “não há nenhuma realidade pré discursiva, cada realidade se funda e se define por um discurso”. Portanto, quando ele nos dizia que a verdade tem estrutura de ficção era para afirmar que sem discurso, nada de verdade.

Convidamos o músico, artista plástico e doutorando em Teoria Literária Julian Alexander Brzozowskie e também a equipe de Coordenação do Núcleo de Psicanálise e Cultura da Escola Brasileira de Psicanálise, Seção Santa  Catarina, Juliana Rego Silva, Louise Lhulier e Adriano Aguiar para trazerem suas contribuições sobre esse tema dando início a uma  conversação , que consideramos uma Ação Lacaniana de extrema importância para o exercício democrático.

Finalizo citando Romildo do Rego Barros: “A democracia é um equilíbrio instável. Não é que tenha um equilíbrio instável: ela é um equilíbrio instável. Às vezes esse equilíbrio é mais tenso, e às vezes mais calmo: é tenso quando os seus semblantes estão em risco, ameaçando mostrar um real que devia ficar escondido; e calmo quando os semblantes conseguem se manter, dentro do que se chama em política, assim como na guerra, de correlação de forças. Trata-se de um equilíbrio entre os ideais e o objeto, que é permanente na democracia”. Qual a função da verdade nesse equilíbrio instável? Nos parece que o conceito de verdade concebido por Lacan pode nos auxiliar nessa conversa.

Cínthia Busato, pela Equipe de Trabalho da Ação Lacaniana:

Cínthia Busato (Coordenação), Daniela Mayorca e Lilian Yamagucchi

Data: 08 de novembro

Local: sala 502 da EBP, Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 32, Itacorubi

Horário: 20:30 hs

ATIVIDADE ABERTA E GRATUITA

Comments are closed.