Fale Conosco: (21) 2539-0960

Ecos do IX ENAPOL Por Maria Corrêa de Oliveira

by secao_rj in Aconteceu na Seção RJ

Em sincronia com essas três paixões, Ódio, Cólera e Indignação, tema do IX Enapol, é difícil pensar que, no regresso, os ecos de três dias de intensa imersão, de tanto trabalho e de tantos trabalhos, não ressoem também no modo de comparecimento alguns desses afetos. Reverberam em ondas feitas de indagações, palavras, emoções e surpresa. Atravessamentos de gozo.

São muitos os desafios para a psicanálise. Em um mundo que desvanece a importância da alteridade pela via do ódio, demonstrando que na raiz do racismo está o ódio ao próprio gozo, insistimos na palavra.  Não somente. O corpo que a sustenta também é protagonista.

Cito dois momentos especiais:

Na conferência do economista João Antonio de Paula (UFMG), nossa comunidade de psicanalistas reagiu ovacionando sua fala. Transmitiu-se com vitalidade o sentimento de indignação perante a exposição da ferocidade do capitalismo contemporâneo.

Na voz dos testemunhos de passe, o fio das paixões citadas teceu no decorrer dos relatos a presença do ódio, da cólera e da indignação nos impasses de uma análise transmitindo o mais singular de cada um, para tantos que ali estavam.

Fui especialmente tocada pela dimensão significativa de acompanhar de corpo presente a enunciação dos testemunhos. Nesse ato de ouvir, em silenciosa comunhão, a solitária experiência de uma análise pôde se aproximar de uma solidária solidão.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>