Fale conosco: (81) 3427-0836

Ação Lacaniana

A Seção Pernambuco, em relação a diretoria de intercâmbio e cartéis, durante o ano de 2017, trabalhou mais, sob o impacto do movimento relacionada à Ação Lacaniana do que em relação aos cartéis. Neste sentido, programou três vindas de membros convidados AMEs e AEs, de forma que pudesse englobar ensino e testemunhos destes junto a uma intervenção na cidade, fazendo parcerias com Universidades, Hospitais, Institutos de Ensino, etc.

A primeira Ação teve o título de: “O estudo das psicoses ordinárias e extraordinárias”. Realizou-se no dia 12 de maio de 2017. O convidado foi Marcelo Veras, AME da EBP/AMP que discutiu o filme: “A loucura entre nós”, na UNINASSAU. O evento foi organizado e realizado a partir da demanda dos
estudantes e corpo discente, que desejavam discutir sobre o assunto.

No dia 13 de maio de 2017 realizou um Seminário, por conta e risco, sob o título: “Discretas loucuras” e neste mesmo dia houve uma tarde de conversação clinica com Marcelo e os membros da Seção PE.

A segunda Ação, no dia 18 de agosto, sobre o Autismo teve como convidada Ana Martha Maia, membro da EBP/AMP. Realizou-se na Universidade Estácio do Recife, no Serviço de Psicologia, onde foi apresentado o livro Vida animada: autismo e invenção – Ron Suskind – para um público composto por alunos e profissionais de educação física, nutrição e psicologia. No dia 19, Ana Martha, proferiu uma palestra sobre O espelho e a construção do corpo no autismo.

A terceira Ação seria no dia no dia 6 de outubro de 2017. O convidado, Luiz Fernando Carrijo que trataria do tema: “Suicídio entre os jovens: as políticas de sofrimento na contemporaneidade”. Parceria da Seção EBP/PE com a Universidade Federal, UFPE. Não aconteceu por questões pessoais do convidado.

Além dessas ações, temos uma atividade de ensino dos membros que reúne três Estados do Nordeste: Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. Romildo do Rêgo Barros, AME da EBP/AMP tem coordenado as reuniões e realizado palestras. A primeira, disse respeito a Proposição de 9 de outubro de 1967 – Lacan.

Realizou-se em Pernambuco. A segunda, ainda sobre a Proposição Transferência, foi na Paraíba, a terceira sobre Aggiornamento e interpretação e Aggiornamento democrático, em Natal.

Constatamos a necessidade de trabalhar mais a questão dos cartéis. Existem alguns em funcionamento, mas não declarados,
algumas procuras no site da EBP. Planejamos convidar o Diretor de Intercambio e cartéis da EBP, após o Congresso de Barcelona em data a ser combinada.